Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

sábado, 20 de agosto de 2011

BOLETIM - 14 DE AGOSTO

Paz do senhor a todos.
Antes de mais nada, peço perdão por não ter postado o boletim do dia 14 na semana passada. Tive uma semana muito corrida e realmente não tive tempo de postar, porém, está sendo colocado agora para maiores informações.
Maristela

AVISOS PARA TODOS OS DIÁCONOS:

O irmão Sobral avisa a todos os diáconos que no próximo dia 19 de agosto (sexta-feira) – às 20 horas, haverá uma reunião especial, muito importante, com todo o Corpo Diaconal de nossa Igreja. Pede que ninguém falte.

------------------------------------------------------------------

AVISO PARA QUEM PRETENDE SE CASAR ATÉ O FIM DO ANO

Quem pretende se casar nos próximos meses ou nos primeiros meses do ano 2012 e ainda não fez o curso para noivos, tem uma oportunidade a mais. Os pastores Péricles e Miriam estarão ministrando o próximo curso a partir do dia 20 de agosto – sábado, às 20 horas.

Se você tem casamento marcado em nossa Igreja, lembre-se: é exigido de todos os noivos que façam o curso de preparação. Depois de casados deverão participar do curso “ Casados para Sempre”, mas, antes de casar, precisam do curso para noivos. Maiores informações, procurem os pastores já citados (3342.3136).

------------------------------------------------------------------


TANSMISSÃO DO ÁUDIO DOS CULTOS:

Para acompanhar os cultos pela internet (somente o áudio) acesse http://www.louvaiadeus.com/e clique no link da rádio online. Mas não deixe de comparecer ao templo se tiver possibilidade. O culto online é apenas mais um instrumento de evangelização e não substitui a ordem de “congregar” que não pode ser olvidada, como “é costume de alguns” (Hebreus 10.25).

------------------------------------------------------------------

ESTUDO PARA CÉLULAS – (15 a 21 de agosto de 2011)

UMA IGREJA DE EXCELENCIA – II - Texto-chave: Atos 2:41-47

Introdução: Continuamos o estudo bíblico deste mês com uma importante pergunta: “Como conseguiam os discípulos dos dias apostólicos um resultado tão maravilhoso na obra de evangelização que realizavam?”.

A resposta dessa pergunta é o tema de nosso estudo de hoje. Olhando para o livro de Atos percebemos que todas as coisas ali aconteciam debaixo de uma forte unção ou ação do Espírito Santo. O que devemos entender, no entanto, é que havia algumas realidades vividas pela Igreja que produziam esses frutos.

A expressão chave do texto bíblico é “eles perseveravam”. Havia uma insistência comprometida (esse é o sentido de perseverança) em algumas práticas. Vejamos em que a Igreja precisa perseverar para atingir esse modelo de excelência.

1) ELES PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS – vs. 42a

– Doutrina é ensino e aquela igreja tinha um ensino sadio, que partia dos apóstolos. Somos batistas e isto significa que damos importância a nossa eclesiologia assim como acontecia na Igreja de Atos dos Apóstolos. Não havia espaço para muitas “visões”. Todos aceitavam a seriedade de sua liderança e andavam em seu ensinamento, tinham a mesma visão... É bom lembrar que naquele tempo isso era ainda mais difícil, porque eles não tinham ainda o Novo Testamento escrito e todos vinham do judaísmo. Como, porém, o que os apóstolos ministravam era aceito, a igreja crescia em unidade e fidelidade.

- Havia um único ensino e todos eram unânimes em aceitar e transmitir o ensino da igreja – A unidade prática daquela igreja começava pelo fato de todos crerem nas mesmas coisas e falarem a mesma linguagem espiritual. Frases como "eu não concordo" ou "eu creio de outra maneira" não eram comuns no meio da igreja e isso os mantinham saudáveis e coesos – Gl 1:7-9.

- Embora houvesse centenas de líderes, o ensino era o que vinha do Presbitério – Uma multidão de milhares de pessoas era cuidada nas casas por muitos líderes. Porém, todos transmitiam aquilo que o Presbitério ou o Conselho Pastoral como chamamos aqui em Ibitinga. Ministrava. Não havia espaço para muitas visões ou pontos de vistas e líderes que não fossem fiéis ao ensino dos seus pastores - Fp 3:2.

- A relação entre as ovelhas e seus pastores era uma relação de confiança – Os apóstolos traziam marcas claras do seu chamado, haviam andado com Jesus e eram homens de unção e bom testemunho e, por isso, a igreja confiava neles. Por isso, seguiam sua doutrina e confiavam suas finanças nas mãos daquele presbitério – At 4:34.

2) ELES PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO – vs. 44 e 46

- A Igreja é mais que uma panelinha ou um clubinho - Esse é um aspecto fundamental na vida desta igreja excelente. Eles eram mais do que um "clube religioso" ou “Uma panelinha celular” que se encontrava aos domingos. A igreja, apesar de enorme, vivia como uma família. As reuniões nas casas (como devem ser nossas células) permitiam às pessoas desenvolverem relacionamentos e interagir entre si. Que coisa maravilhosa aprendemos com a Igreja Primitiva.

- A igreja acontecia todos os dias, no templo e nas casas – É importante notar que a vida da igreja acontecia "todos os dias", porque não era uma mera religião. Eles estavam sempre juntos, em momentos formais e principalmente na informalidade de uma família... Outro segredo é que havia um equilíbrio entre as reuniões no templo, onde toda a multidão se reunia para receber dos apóstolos, e as reuniões das casas, onde realmente a amizade e o pastoreamento pessoal se dava.

- A igreja investia em relacionamento. Eles comiam juntos. Não era só um clube religioso de domingo – Quanto mais forte forem os vínculos de amizade, mais consolidada será a célula e a própria igreja. Em Jerusalém, eles não apenas estavam juntos para fazer "coisas religiosas", mas para comer e desfrutar da amizade e cuidado uns dos outros. Esse é um segredo que precisamos desenvolver. Uma célula que se reúne pelo prazer de seus componentes serem amigos vai muito mais longe do que uma que se reúne por obrigação.

- Eles procuravam viver como uma família, suprindo as necessidades uns dos outros – Não era uma instituição rica ajudando os necessitados, mas cada crente compartilhando o que tinha para suprir os outros, como acontece numa família. Gloria seja nosso DEUS.

UMA PALAVRA FINAL PARA DISCUTIR NA CÉLULA, ANTES DE TERMINAR:

1) Como célula, temos sido uma reprodução fiel do que nossos pastores transmitem?
2) Quanto do nosso testemunho tem sido minado pela discordâncias e indisposição para perseverarmos na visão que nossos pastores trazem de Deus?
3) Nossa célula é uma lugar de religião ou de relacionamentos?
4) O que estamos fazendo para desenvolver amizades na igreja?
5) Sabemos que refeições conjuntas ajuda na integração dos que estão chegando?

Aos visitantes: Jesus disse que estava na porta de Laodiceia e queria entrar. Se Laodiceia abrisse a porta ele entraria. Ele também quer entrar na sua vida. Mas ele precisa que você abra a porta e o convide a entrar. Que tal fazer isso agora?

ATENÇÃO: Que tal se todos combinam em fazer algo prático na próxima semana? Poderia ser um momento de comunhão ao redor da mesa, cada um trazendo um prato de salgado, refrigerante ou outra coisa qualquer. Isso envolveria todos e permitiria a prática do ensino de hoje. Mas cuidado...não faça disso um ritual. Faça como um ato de comunhão em Cristo.

O que é um evento de colheita? Evento de colheita é quando fazemos esse momento de comunhão ao redor da mesa conforme combinado acima e combinamos que cada discípulo ou membro da célula levará um visitante convidado. Vai se gastar um pouco...mas nosso maior interesse é investir na obediência à palavra de Deus e isso não tem dinheiro que pague. Lembre-se... estivemos estudando hoje sobre perseverar na comunhão e no partir do pão, ok? Até a semana que vem.... abraços a todos. Em nome do Senhor Jesus sejamos instrumentos para conquistar a cidade toda para o Reino de Deus.



Nenhum comentário: