Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Boletim nº 43 - Dia 03 de Novembro de 2013

Boletim Informativo

Se precisar de uma visita dentro dos Hospitais de Ibitinga, solicite a presença do Pastor Eliel. Ligue pelo Fone: 3341.7119 ou 99707.7372

-----------------------------------

NOSSA CELEBRAÇÃO SEMESTRAL - Atos 2.41 a 47
Muitos hão de achar que este tipo de reunião que hoje celebramos não leva a nada. Ledo engano. É um ato profético de unidade. Num mundo tão dividido e cada vez mais confuso... Insistimos em nos manter unidos. Por enquanto não é muito fácil. Não temos local adequado para grandes reuniões. Mas um dia teremos. E enquanto isso... Com o que temos... Nos apresentamos diante do Senhor.
O texto acima citado mostra exatamente o que era e o que se via na Igreja de Jerusalém entre os anos 30 e 35 do primeiro século. Ao permitir que o Espírito Santo nos edifique, tenhamos em mente que Ele quer reproduzir algo parecido com o que ocorreu naqueles anos iniciais. Veja alguns desses pormenores:
a)    BATISMOSSó eram batizados aqueles que aceitavam a mensagem com boa vontade, ou seja, de “bom grado”.
b)    PERSEVERANÇA ou CONSTÂNCIAEles não se desviavam da doutrina, do ensinamento, do amor a Deus e aos irmãos, sentiam prazer em viver em oração e era autêntico o temor que tinham pelo Nome do Senhor.
c)    MILAGRES E SINAIS  - Como consequência de unidade, amor e temor...  os milagres começaram a se multiplicar. O sobrenatural de Deus estava presente.
d)    SOLIDARIEDADEA preocupação de uns para com os outros era tão intensa e tão real que chegou a haver quem vendesse bens e imóveis comente para comprar alimento e distribuir entre os irmãos que possuíam menos. Por isso se diz que – entre eles – não havia necessitados.
e)    FIDELIDADE NOS CULTOS GERAIS E NOS PEQUENOS GRUPOS – Havia momentos em que todos se reuniam nos locais apropriados dentro do grande Templo de Jerusalém. Mas ninguém descuidava das reuniões “nas casas”, que hoje chamaríamos de células ou pequenos grupos. O importante... todavia, é que tudo o que faziam era com alegria e com aquela simplicidade que procede de um coração cheio de verdadeira fé e amor genuíno.
f)     LOUVOR E ALEGRIAO louvor e a alegria são contagiantes. Ao vê-los tão radiantes, a população passou a vê-los com simpatia. Vale dizer que nesses primeiros anos todo o povo gostava deles.
g)    CRESCIMENTO – Quando cumprimos o evangelho, o próprio Deus se encarrega de fazer a Igreja crescer. O texto afirma que todos os dias o Senhor acrescentava à Igreja aqueles que iam sendo salvos. É o próprio Espírito Santo quem concede crescimento à Igreja de Cristo.
Esse é o retrato da Primeira Igreja cristã do mundo – a Igreja de Jerusalém. Pelo menos em seus primeiros cinco anos foi assim que ela viveu.
Quando convocamos a Igreja para esses cultos de comunhão geral estamos alimentando a nossa fé e o nosso anseio para que nos aproximemos um pouco mais desse ideal.  Sejam bem vindos, portanto, todos os que vieram. E que o Senhor nos ajude. Damos as boas vindas, em nome do Senhor, a todos os que hoje receberam o batismo das águas. A Deus – Emanuel – nosso louvor maior e poderoso.
Pastor Marcos Antonio Arruda Lourenço

-----------------------------------

SALVE SANTA CASA – Quer ajudar a Santa Casa?  Preencha o formulário de adesão e entregue, se desejar, no próprio gazofilácio. Nós entregaremos ao SAAE. DEUS ABENÇOE A TODOS.

-----------------------------------


CURSO PARA QUEM DESEJA SE BATIZAR E PARA QUEM VEM DE OUTRA DENOMINAÇÃO OU CIDADEA partir do próximo domingo retornaremos ao programa normal de discipulado inicial. Os que já levantaram a mão dizendo que aceitavam ao Senhor como Salvador deve comparecer à reunião de ensino para discípulos iniciais. Próximo domingo – às 9 horas da manhã.

-----------------------------------

REUNIÃO DO MINISTÉRIO PASTORALComo já é de costume, teremos nossa reunião mensal amanhã. Como sempre, será na casa do Apóstolo e Pastor de nossa Igreja (Pastor Antenor), às 20 horas. Devem comparecer todos os Líderes que exercem ministério de liderança.
-----------------------------------

REVISTAS DE DISCIPULADO PARA AS CÉLULAS – Comunicamos que recebemos mais revistas Passo a Passo 1 – para quem está aprendendo os primeiros passos.  Todos os membros de nossa Igreja devem se possível, fazer esse curso, cada qual em sua célula.

-----------------------------------

ACIDENTE TRÁGICO NA ESTRADA DE JAÚ – No terrível acidente ocorrido na estrada de Jau na última segunda feira, estava presente nosso irmão Matheus Ricardo Longui de Oliveira. Matheus participa da célula do Lucas e deveria ser batizado neste domingo. Ele ainda continua no Hospital. Além da vítima fatal (um amigo da família), estavam presentes sua mãe, que continua com acompanhamento médico no Hospital de Jau e seu irmão que sofreu apenas leves escoriações. Matheus quebrou a perna e deverá passar por cirurgia.  Oremos por toda a família.

-----------------------------------


COMUNIDADE TERAPÊUTICA BETH SHALOM – A Casa de Paz (Beth Shalom) – Unidade de Recuperação, já está em funcionamento oficial desde o dia 30 de outubro. Nos primeiros dias de Novembro haverá um dia de inauguração espiritual e no início de 2014, a inauguração oficial com a presença de autoridades. Oremos pelo Beth Shalom. Louvemos e oremos ao Senhor. AMEM. 

-----------------------------------


AGENDA DA IGREJA PARA OS PRÓXIMOS MESES
23 DE NOVEMBRO – Sábado – Casamento.
24 DE NOVEMBRODomingo – Dia da macarronada. A Equipe de eventos da Igreja está promovendo a venda de porções de macarronada em dois sabores e yakissoba. O lucro será revertido para a aquisição de mesas, cadeiras, talheres e pratos para o Refeitório do Acampamento Maanaim. Ajude-nos doando material e comprando a macarronada. Procure os responsáveis nas portas do templo.
29 DE NOVEMBROSexta-Feira – LITERARTE – COLÉGIO BATISTA.
02 DE DEZEMBRO – Segunda-Feira – 20 horas – Culto de ação de graças pela formatura de todos os estudantes de Ibitinga.
06 DE DEZEMBRO – Sexta-feira – 20 HORAS – Formatura do Colégio Batista – CEBI.
07 DE DEZEMBRO – Sábado – 20 horas – Formatura do Seminário.
10 DE DEZEMBRO – Terça-Feira – 20 horas – Formatura do Pré – CEBI.
13 DE DEZEMBROSexta-feira – 20 horas – DIA DA BÍBLIA – Culto especial promovido pelo Conselho de Pastores da cidade. O local será o nosso Templo Central.
14 DE DEZEMBRO – Sábado – CASAMENTOS – 18.30 E 20 HORAS.
17 DE DEZEMBRO – 20 HORAS – FESTA TEMÁTICA NO CEBI – “SAMUEL”.
20 DE DEZEMBRO – I Encontro de Comunhão do Corpo Diaconal. 
21 DE DEZEMBRO – Sábado – Casamento – 20.30 horas.
31 DE DEZEMBROTerça-feira – 21 horas – Culto de Vigília. Batismos. Santa Ceia e confraternização de fim de passagem do ano.
15 DE FEVEREIROSábado – FIM do Horário de Verão.
01 A 04 DE MARÇO – RETIRO ESPIRITUAL DA JUVENTUDE – Nos dias do Carnaval.  Palestrante: Pastor Melquizedeque Chagas.
18 A 20 DE ABRIL – CONGRESSOS UNIDOS – IBITINGA Serão realizados quatro Congressos. O Congresso de Jovens será no Acampamento. O Congresso de Mulheres, de Homens e de Pastores será aqui na cidade em local ainda a ser determinado. O encerramento será com grande evento unido dentro do Acampamento Maanaim.
-----------------------------------

Boletim nº 42 - Dia 27 de outubro de 2013

Boletim Informativo

Se precisar de uma visita dentro dos Hospitais de Ibitinga, solicite a presença do Pastor Eliel. Ligue pelo Fone: 3341.7119 ou 99707.7372

---------------------------------------

NOSSA CELEBRAÇÃO SEMESTRAL
No próximo domingo, dia 03 de novembro, a partir das 9 horas, daremos início à nossa segunda Festa de Comunhão no ano 2013. Os principais acontecimentos do próximo domingo serão:
1 – BATISMO – Serão batizadas as pessoas que fizeram com aproveitamento o curso simplificado de preparação para batismo. Os demais serão batizados no último dia do ano no culto de Vigília.
2 – CEIA DO SENHOR – A celebração da Ceia do Senhor é a segunda das ordenações bíblicas deixadas pelo Senhor Jesus. O próximo domingo é o dia que todas as nossas Igrejas se reunirão para este importante mandamento.
3 – NOVOS LÍDERES – Serão empossados os ministros dirigentes para as Missões do Jardim Paraíso (Camilo Borges); Sudeste -Ângelo de Rosa e Região (Antonio Cruz) e Borborema (Luís de Souza). Também serão confirmados os membros da diretoria dessas missões.

---------------------------------------

CURSO PARA NOVOS MEMBROS E CANDIDATOS AO BATISMO
Os cursos prosseguem. Todos os domingos a partir das 9 horas com o Pastor Marcos. Todos os que forem aceitando ao Senhor como Salvador e Senhor deverão ser encaminhados à classe. O mesmo vale para os que vierem de outras denominações com o desejo de serem membros de nossa Igreja. O próximo batismo será no dia 31 de dezembro. A partir de 2014, os batismos serão mensais e sempre que alguém concluir a preparação de treze (13) semanas. Sempre que possível, devemos evitar o batismo de pessoas que não participaram das preparações ou dos Encontros com Deus.  Quantidade sem prejuízo da qualidade. AMEM.

---------------------------------------

ADEMAR NOGUEIRA
Nosso irmão Ademar (do Jardim Paraíso) partiu para Deus no dia 21 de outubro de 2013, aos 65 anos. Era membro de nossa Igreja desde seu batismo em 24 de novembro de 1968. Há 20 anos ele adoeceu e nas idas e vindas, confidenciou ao seu líder (Marcos Horn) seu temor de morrer deixando a viúva desamparada. A Igreja se condoeu e o Pastor Antenor deu início ao Lar João Câncio de Toledo Piza (Jardim Paraíso). O amor demonstrado pelos irmãos o curou e ele viveu mais 20 anos. Durante esse período, enquanto conseguiu, cuidou da propriedade e até mesmo da zeladoria do Templo que a Igreja construiu dentro do Lar.
Por ordem médica ele tinha necessidade de enfermeiros à sua disposição. O Conselho do Idoso conseguiu colocá-lo no Lar São Vicente com a sua própria concordância. E ali ele ficou até o dia em que Deus o chamou. Sua casinha, a primeira a ser inaugurada dentro do Lar, passará por uma reforma e ficará à disposição da irmã Aparecida (que se tornou deficiente visual total).
Eu, Marcos Lourenço, que escrevo estas linhas,  considero um privilégio servir a Deus em uma Igreja que pratica a integralidade da missão deixada por Cristo ao seu povo. É claro que conseguimos obedecer ao Senhor porque Ele tem nos cercado de pessoas que também aceitaram esta missão e continuam nos ajudando a cumpri-la com seus dízimos e ofertas. A ELE, portanto, nosso louvor maior.
Nossa irmã Aparecida precisa de nosso amor e apoio. Quem puder... visite-a. Por enquanto ela permanecerá no São Vicente. Os dias e horários das visitas são de responsabilidade deles. Aproveitamos para agradecer aos funcionários e administradores pelo apoio dado aos nossos irmãos. Agradecemos, ainda, a nossa irmã Andreia do Amaral Martins pelo desvelo com que conduziu, em nome de toda a Igreja, o amparo ao Casal Ademar e Cidinha.
BENDITO SEJA DEUS QUE EM TODAS AS COISAS NOS CONDUZ EM TRIUNFO.

---------------------------------------

BODAS DE PRATA” - MAURÍCIO e IVANETE
Através dessa singela homenagem, nós, seus filhos, desejamos na amplidão do sentimento de nosso coração, que Deus continue sendo o grande ebenezer na vida de vocês.  Mesmo com todas as lutas e sobressaltos da jornada, vocês enfrentaram e venceram, permanecendo firmes. Nós agradecemos a Deus por vocês. Nós amamos vocês. Com muito carinho: Bruna e Renan e o futuro genro Diego.
(Parabéns, também, de toda a nossa Igreja)

---------------------------------------


CRIANÇA FELIZ E A NOTA FISCAL PAULISTA - A Receita Estadual não aprovou nossa intenção de inserir nosso CNPJ de acordo com o cartão distribuído. Assim sendo, continuaremos a receber os comprovantes e a digitá-los em nossos computadores. Precisamos de voluntários que nos ajudem nessa tarefa. Candidatos, procurem o Criança Feliz diretamente ou liguem para 3341.7566 e falem com a irmã Eliana. Obrigado e Deus abençoe a todos.
SALVE SANTA CASA - Quem ainda não devolveu a autorização para inclusão da ajuda mensal à Santa Casa e desejar fazê-lo... é só colocar junto com as ofertas no gazofilácio que faremos chegar à Santa Casa. DEUS ABENÇOE A TODOS.

---------------------------------------

ALGUMAS LIÇÕES DA ARCA DE NOÉ
1.  NÃO PERCA O BARCO.  Cada oportunidade pode ser única em nossas vidas.   
2.    PLANEJE PARA O FUTURO. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca. Não podemos adivinhar o futuro. Precisamos aprender a ouvir e a confiar em Deus.
3.   MANTENHA-SE EM FORMA.  Noé tinha perto de 80 anos quando Deus o escalou.     
4.     SE DEUS TE ESCALOU, NÃO DÊ OUVIDO ÀS CRÍTICAS.  Todos zombavam de Noé por estar construindo um barco no meio do deserto. Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito.  
5.    MANTENHA-SE FIEL AO PROJETO DE DEUS. Deus mesmo desenhou a Arca e deu o projeto a Noé; e a Arca resistiu a um dos maiores fenômenos meteorológicos da Terra. Lembre-se: A Arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais.  Manter-se fiel aos planos de Deus é a única garantia de vitória.    
6.     NÃO SE DESESPERE: A TEMPESTADE UM DIA VAI PASSAR.  Quando menos você esperar, um belo arco-íris irá aparecer na sua frente, rompendo os dias de escuridão. É o sinal de Deus de que tudo vai melhorar.
No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.João 16.33.

---------------------------------------

NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ – NOSSA DOUTRINA E O NOSSO ENSINO
II — DO VERDADEIRO DEUS
Cremos que há um e somente um Deus vivo e verdadeiro, Espírito infinito e inteligente, cujo nome é: YHVH –  יהוה, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso em santidade e digno de toda honra, confiança e amor; que na Unidade Divina há três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em todas as perfeições divinas e que executam ofícios distintos, mas harmônicos na grande obra da Redenção (Jesus é YHVH Salvador).

---------------------------------------

Textos básicos que comprovam a declaração acima:
João 4.24 – Deus é espírito; Salmo 147.5 – Ele é grande, poderoso e não se pode medir seu entendimento; Salmo 83.18 – Ele é Deus Altíssimo; Hebreus 3.4 – Ele estabeleceu todas as coisas; Romanos 1.20 – Ele demonstrou seus atributos, seu poder e sua divindade pelas coisas que foram criadas; Jeremias 10.10 – Ele é rei eterno; Êxodo 15.11 – Ele é incomparável; Isaías 6.3 – Ele é três vezes santo (atributo moral); Apocalipse 4.6 a 8 – Aquele que é que era e que há de vir (imutabilidade); Marcos 12.30 e Mateus 10.37 – Ele deve ser amado integralmente; Apocalipse 4.11 – Ele é Digno de receber honra glória e poder; Mateus 28.19 – Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo; João 15.26 – Trindade – O Filho envia o Consolador da parte do Pai; 1 Coríntios 12.4 a 6 – Trindade: Um Espírito – Um Senhor – um Deus (Pai);  João 10.30 – Jesus é “UM” com o PAI;  João 5.17 – Trindade: Duas pessoas apresentadas;   João 14.23 –  Trindade: O Pai e o Filho  “viremos e faremos” morada no crente;  João 17. 5 – Jesus e o Pai compartilhavam a mesma Glória antes que o mundo existisse; Atos 5.3 e 4 – Mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus; 1 Coríntios 2.10 e 11 -  Trindade: O Espírito Santo sabe tudo, até as profundezas de Deus;   Filipenses 2.5 e 6 – Jesus esvaziou-se da divindade; Efésios 2.18 – Trindade: Por JESUS (FILHO) temos acesso ao PAI (YHVH) através do ESPÍRITO SANTO; 2 Coríntios 13.13 – A Trindade na benção apostólica: GRAÇA DE JESUS – AMOR DE DEUS O PAI – COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO; Apocalipse 1.4 e 5 -  Trindade na saudação: Graça e Paz... da parte do PAI, da parte do ESPÍRITO SANTO (sete espíritos) e da parte de JESUS CRISTO, que nos ama e por seu sangue nos libertou dos nossos pecados – AMEM.

---------------------------------------

Boletim nº 41 - Dia 20 de outubro de 2013

Boletim Informativo


Se precisar de uma visita dentro dos Hospitais de Ibitinga, solicite a presença do Pastor Eliel. Ligue pelo Fone: 3341.7119 ou 99707.7372
--------------------------------------
03 de novembro – domingo – 9 horas
NOSSA CELEBRAÇÃO SEMESTRAL
NÃO DEIXE DE COMPARECER – SERÁ UM DIA DE BATISMOS E UM DIA DE COMUNHÃO GERAL DA IGREJA BATISTA DE IBITINGA.
SUA PRESENÇA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA.
--------------------------------------

CURSOS DE BATISMO E TRANSFERÊNCIA DE OUTRAS IGREJAS
1 – Todos os domingos – às 9 horas – temos Curso para quem deseja se batizar e temos curso para irmãos que estão vindo de outras Igrejas ou de outras cidades.
2 – Mesmo que não dê tempo para você se batizar agora... Comece já o curso... Prepare-se para entender o significado de discipulado e batismo.
--------------------------------------

CONVOCAÇÃO PARA O CORPO DIACONAL
Convoco todos os diáconos e diaconisas de nossa Igreja para uma reunião especial no próximo dia 25 de outubro – sexta feira – às 20 horas, aqui no Templo Central. Entre outras coisas, faremos o planejamento para nossa participação no Culto do próximo dia 3 de novembro. Peço a todos que não faltem. Obrigado
(a) - Diácono Hélio – Presidente do Corpo Diaconal).
--------------------------------------
Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas;  e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. Provérbios 22:1
--------------------------------------

CRIANÇA FELIZ E A NOTA FISCAL PAULISTA
Nos últimos dias fomos confrontados com a possibilidade de não ser procedimento correto a informação do CNPJ do Projeto Criança feliz diretamente no balcão de compras, objeto do cartão distribuído.  Estamos submetendo o assunto à Secretaria da Receita Estadual e na próxima semana retornaremos com nosso posicionamento oficial.
--------------------------------------

SALVE SANTA CASA
A campanha prossegue. Jovens da Igreja estão participando do mutirão que percorre as ruas visando conseguir mais colaborações. Se já preencheu o formulário, devolva no culto que entregaremos à Santa Casa. Reiteramos que essa campanha não tem fundo político partidário. É questão de sobrevivência do principal Hospital de Ibitinga. Obrigado a todos que apoiarem essa iniciativa. 
            --------------------------------------

 Equipe Marfa servindo a Deus na restauração da fachada do Templo da nossa Igreja no Jardim Ângelo de Rosa (Missão Batista Sudeste de Ibitinga).

--------------------------------------

O DIA DAS CRIANÇAS
Nossos templos se abriram no fim de semana anterior para a realização dos chamados cultos da criança.  Foram momentos de muita benção vividos em quase todos os templos. O costume de se dedicar um dia para as crianças foi iniciativa do deputado federal Galdino do Vale Filho, oficializado pelo Presidente Artur Bernardes (decreto 4867, de 05 de novembro de 1924). A comemoração “pegou” pra valer na década de 1960, momento em que a Fábrica de Brinquedos Estrela realizou uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson (Semana do Bebê Robusto).  A partir dessa promoção, o dia 12 de outubro tornou-se o segundo mais importante do ano no ramo de brinquedos. Essa data é comemorada em dias diversos em outros países. Pela ONU a data é 20 de novembro, data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. Na Nova Zelândia, por exemplo, a data é comemorada no primeiro domingo de Março com o diferencial de ser um dia para a família passear, rir e brincar, sem o apelo comercial, ou seja, sem “brinquedos”.  


--------------------------------------

NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ – NOSSA DOUTRINA E O NOSSO ENSINO
I — DAS ESCRITURAS
a)                  CREMOS que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados;
b)             CREMOS que a Bíblia Sagrada é um tesouro perfeito de instrução celestial, tendo Deus por seu verdadeiro autor;
c)              CREMOS que a Bíblia Sagrada tem por objetivo a salvação dos homens; CREMOS que o conteúdo da Bíblia Sagrada é a verdade sem qualquer mescla de erro;
d)                 CREMOS que o conteúdo da Bíblia Sagrada revela os princípios pelos quais Deus nos julgará e por isso é, e continuará sendo, até ao fim do mundo,  o verdadeiro centro da união cristã e padrão supremo pelo qual toda a conduta, credos e opiniões dos homens devem ser julgados.
e)                  TEXTOS BÁSICOS:  2Tm 3.16, 17; 2Pe 1:21; 2Sm 23.2; At 1.16; 3.21; Jo 10.35; Rm 3.1, 2; Lc 16.29-31; SI 119.111; 2Tm 3.15; 1Pe 1.10, 12; At 11.14; Rm 1.16; Mc 16.16; Jo 5.38, 39; Pv 30.5, 6; Jo 17.17; Ap 22.18,19; Rm 3.4; Rm 2.12; Jo 12.47,48;1Co. 4.3,4; Lc 10.10-16; 12.47,48; Fl 3.16; Ef 4.3-6; Fl 2.1, 2; 1Co 1.10; 1Pe 4.11; 1Jo 4.1; Is 8.20; 1Ts 5.21; 1Co 13.5; At 17.11; 1Jo 4.6; Jd 1.3; Ef 3.17; SI 119.59,60; Fl 1.9-11.
Nosso comentário: O primeiro tópico de nossa Declaração de Fé trata exatamente da importância que tem a Bíblia Sagrada para os crentes batistas. Isso é de importância fundamental porque todos os demais tópicos do nosso ensino se baseiam na própria Escritura, assim sendo, antes de prosseguir, é importante definir se cremos ou não na Bíblia. Nós cremos. Se você crê na Bíblia como Revelação de Deus... Estude com carinho os pontos seguintes que definem nossa doutrina.
--------------------------------------

EU SOU INVISÍVEL
Certa pessoa visitou uma determinada Igreja Evangélica e, apesar de ter gostado do que ouviu, saiu do recinto com a estranha sensação de ser invisível. É que, tendo ali permanecido durante uma hora e meia, não foi cumprimentado por ninguém, ninguém dele se aproximou nem mesmo para lhe dirigir um simples sorriso. Por isso achou que era invisível.  Não podemos deixar de pensar que, para muita gente, a presença nos cultos é um atestado de invisibilidade. Ninguém o nota, ninguém o cumprimenta, ninguém anota seu endereço para depois orar ou visitar. Enfim... Esperamos sinceramente que ninguém saia dos cultos de nossas Igrejas acreditando ser invisível. Será que podemos mudar essa história?

--------------------------------------

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Boletim nº 40 - Dia 13 de Outubro de 2013

Boletim Informativo


Se precisar de uma visita dentro dos Hospitais de Ibitinga, solicite a presença do Pastor Eliel. Ligue pelo Fone: 3341.7119 ou 99707.7372
------------------------------------

PRÓXIMO BATISMO – 03 de novembro
No próximo dia 3 de novembro – domingo – às 9 horas da manhã, serão batizados aqueles que frequentaram as aulas dos domingos aqui na Igreja Central ou com os pastores da Vila Maria ou Maria Luiza 2. Os casos especiais serão resolvidos na própria classe com o Pastor Marcos.
Quem não frequentou as aulas poderá começar agora e batizar-se posteriormente. O curso de batismo tem a duração de 13 semanas. Sempre haverá um batismo no final das treze lições.
------------------------------------

EU FUI BATIZADO EM OUTRA IGREJA E DESEJO ME UNIR À IGREJA BATISTA – QUE DEVO FAZER?
1 – Se sua Igreja é da cidade de Ibitinga, procure seu antigo pastor e comunique sua intenção a ele e a motivação para isso. Sua motivação tem que ser justa. Peça para ele orar desligando você da autoridade pastoral dele.
2 – Cumprida essa formalidade espiritual, venha aos domingos pela manhã e apresente-se na classe de batismo. Você receberá as lições de preparação de batismo e as lições de adaptação doutrinária da Igreja Batista.
------------------------------------

ESCOLA DE LÍDERES
No próximo domingo – às 9 horas – no Templo Central – terá início mais uma turma da Escola de Líderes de Células. Interessados devem comparecer no dia e hora acima informada. As matrículas são feitas no mesmo local e no mesmo dia.
------------------------------------

AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DE ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO TODO PODEROSO DESCANSARÁ E PODERÁ DIZER QUE O SENHOR É SEU REFUGIO, DUA FORTALEZA E QUE CONFIA SOMENTE NELE COMO SEU DEUS. AMEM.
------------------------------------

EXISTE UM LUGAR ONDE NUNCA SE DIRÁ “ADEUS”
Foram muitos os que nos deixaram. Citamos o Sr. Durval Dias, a jovem senhora Paula Freitas, a irmã Maria da Silva Voltarelllo, etc. Isso só para citar os que conseguimos lembrar. A irmã Maria da Silva Voltarello partiu para o Senhor no último dia 10 de outubro.  Oremos a favor dos familiares de todos. Oremos pedindo ao Senhor que conceda consolo e apoio. Que haja paz nas famílias. EM NOME DE JESUS.
------------------------------------

CRIANÇA FELIZ E A NOTA FISCAL PAULISTA
DOAR NÃO CUSTA NADA. Ao ser questionado se deseja NOTA FISCAL PAULISTA, diga SIM e forneça o CNPJ do Projeto Criança Feliz (02.481.654.0001-00). Por uma questão burocrática, esse serviço está suspenso por mais alguns dias apenas. Pelo apoio... Agradecemos a todos.
A propósito, louvamos a Deus pela devolução da Nota Fiscal Paulista referente ao primeiro semestre de 2013. O valor total aproximou-se dos dez mil reais. Foram milhares de notas cadastradas. Mais uma vez... Obrigado a todos. E Obrigado ao Senhor por nos ajudar.
------------------------------------

SALVE SANTA CASA
A campanha prossegue envolvendo toda a cidade. Não podemos permitir que nossa Santa Casa fechasse. A municipalidade está enviando à Câmara uma lei ampliando em cento e vinte mil reais o auxílio mensal ao Hospital da cidade.
Mesmo assim... Precisamos de mais recursos. Precisamos de seu apoio. Se já preencheu a autorização para débito via SAAE... Traga de volta e entregaremos.
Por seu apoio e amor... Obrigado. Para 70% de nossa população... A única saída possível é o atendimento do SUS. Por isso não podemos permitir que a Santa Casa venha a cerrar suas portas ou a fechar sua UTI.  Obrigado.
------------------------------------

A ILHA DOS SENTIMENTOS
Era uma vez uma ilha onde moravam os sentimentos. Num dia de muita tempestade a ilha toda foi inundada e cada um procurou salvar-se como pode.
O AMOR, no entanto, não se apressou, pois queria ficar um pouco mais com sua ilha tão querida. Mas a situação ficou feia e ele começou a se afogar.
Ao ver a RIQUEZA passando em seu luxuoso iate, pediu ajuda: - Não posso levar você, não cabe. Meu barco está cheio de ouro e prata!
Ao ver a VAIDADE passar, também pediu ajuda: - Não posso, você está todo sujo e vai sujar meu barquinho!
Ao ver a TRISTEZA passar, também pediu ajuda: -Ah! AMOR estou tão triste... Prefiro ficar sozinha!
A INDIFERENÇA nem sequer respondeu ao seu pedido de socorro.
Foi então que passou um velhinho e a socorreu: - Sobe, AMOR, eu levo você. O Amor ficou tão feliz e aliviado que até se esqueceu de perguntar o nome do seu benfeitor.
Chegando ao alto de um morro, onde estavam os sentimentos que se haviam salvado, ele perguntou à SABEDORIA: - Quem é aquele velhinho que me salvou?
Ela respondeu: - O TEMPO. Somente o TEMPO é capaz de dar valor a um grande AMOR.
------------------------------------

BRIGA DE CACHORRO GRANDE
Um novo convertido desabafa:
- Missionário, desde que entreguei minha vida a Jesus, uma luta está sendo travada dentro de mim. Uma luta entre o bem o mal. O bem, sempre me convidando a fazer coisas boas, e o mal, sempre me levando a fazer coisas ruins. É como se fossem dois cachorros brigando o tempo todo, um cachorro bom e um ruim.
- E qual dos dois cachorros está vencendo a luta, perguntou o missionário.
- O cachorro que eu alimento!   
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.  Romanos 7.18-20
------------------------------------

PRINCÍPIOS BÍBLICOS BATISTAS
PRINCÍPIOS são leis que norteiam nosso caminhar cristão. Algumas dessas leis ou sistemas de pensamento se tornaram comuns a muitas igrejas cristãs.  Já alguns princípios são próprios da Igreja Batista no decorrer dos séculos. Já aprendemos o que “pensamos” a respeito de AUTORIDADE, a respeito do VALOR DO INDIVÍDUO, a respeito da VIDA CRISTÃ e sobre a NATUREZA DA IGREJA DE JESUS CRISTO. O 5º e último desses princípios tem relação com a TAREFA CONTÍNUA DOS CRENTES EM JESUS CRISTO.  Sobre esse importante tema temos um jeito específico de pensar:
1 – A CENTRALIDADE DO INDIVÍDUO – O indivíduo tem muito valor. O individuo não é um meio, nunca deve ser usado como massa de manobra. Não é só um item de estatística. Dedicamos um lugar muito especial ao valor do individuo, à liberdade moral do indivíduo, às necessidades urgentes e ao valor que ele tem diante de Cristo.
2 – O CULTO – O culto a Deus ocupa um lugar muito especial em nossa maneira de pensar. Não é meramente um ritual. Deve ser coerente com a santidade divina. É um experiência com o Deus Vivo.
3 – MINISTÉRIO CRISTÃO – Segundo nosso modo de pensar, estamos no mundo para servir. Cada um de nós deve servir a Deus em tudo o que Ele nos colocar. Apesar disso, reconhecemos que alguns são chamados de forma especial.
4 – EVANGELISMO – É dever de todo o crente verdadeiro pregar e proclamar  o juízo e graça de Deus em Jesus Cristo. Somos chamados para aceitar o Senhor como Salvador e segui-lo como SENHOR.
5 – MISSÕES – Amar a obra missionária em todos os níveis é um princípio verdadeiramente batista. Fomos chamados para abrir as portas para a expansão missionária mundial.
6 – MORDOMIA – Não é, como pensam alguns, apenas uma questão de dízimos e ofertas. Na qualidade de mordomos de Deus, toda a nossa vida se torna sagrada. Temos que gastar vida, tempo, talento e bens (tanto no pessoal como no coletivo) somente ao serviço de Jesus Cristo.
7 – ENSINO E TREINAMENTO – Também conhecido como Discipulado ou Treinamento Ministerial, esse pensamento sempre norteou os batistas. Batista sempre foi conhecido como um estudante real da Escritura Sagrada. Como batistas, precisamos amar o estudo bíblico.
8 -  EDUCAÇÃO CRISTÃ – Devemos criar Escolas cristãs que conservem a fé e a razão com equilíbrio. Só padrão elevado de ensino nos satisfaz. Excelência e liberdade acadêmica se tornam reais e responsáveis.
9 – AUTO CRÍTICA – Nossos irmãos tem o direito de discordar e exigir correção e postura dos demais. Aceitamos a responsabilidade de uma autocrítica construtiva.
------------------------------------

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Notícia Extra


“The Message”

 Uma paulada na moleira...


(título original “What kind of message is THE MESSAGE?
isto é, “Que tipo de mensagem trás a bíblia “A Mensagem?”)

A nova “bíblia” americana de Eugene Peterson, conhecida como “The Message” (A Mensagem), OMITE a referência ao Santo Nome de Deus e ACRESCENTA palavras que o Senhor Jesus não disse, mudando a significação do verso. Por exemplo: Em vez de “assim na terra como no céu”, esta “bíblia” usa uma expressão da Nova Era “Tanto em cima como em baixo”. Que Deus tenha piedade desta (talvez a última) geração de autores apóstatas, os quais têm dado tantas pauladas na moleira da verdadeira fé cristã.
Em Mateus 6:9-13 lemos: “...Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém” (Almeida Corrigida Fiel - ACF).

“A Mensagem”:  “Pai nosso que estás no céu, revela-nos quem és. Põe o mundo nos eixos; faze o melhor possível, tanto em cima como em baixo. Conserva-nos vivos com três refeições diárias. Mantém-nos perdoados contigo e perdoando os outros. Guarda-nos a salvo, de nós mesmos e do Diabo; a responsabilidade é tua.” [Viram quanta irreverência?]

A Mensagem” distorce a relação entre Deus, o Pai, e Jesus, o Filho.
Em João 10:30 lemos: “Eu e o Pai somos um” (ACF). “A Mensagem”: “Eu e o Pai somos um coração e uma mente”.
Em João 14:28: “...porque meu Pai é maior do que eu” (ACF).
A Mensagem”: “O Pai é o objetivo e propósito de minha vida”. [Viram quanta distorção da verdade?]


Através de uma enorme ação publicitária e do entusiasmo, a “bíblia” de Eugene Peterson está inundando as livras cristãs, os lares e as igrejas, de costa a costa nos USA. Nos primeiros 04 meses de seu lançamento em meados de julho (2004), 100.000 cópias desse Novo Testamento Contemporâneo em Inglês foram impressas pela NovPress e 70.000 livros foram vendidos, alguns milhares foram doados ou distribuídos a preços reduzidos entre os líderes da juventude e a  organizações é vidas jovens, onde a leitura da maior parte dos jovens foi um deleite.
A Mensagem” é tão boa que me deixa sem fôlego”, escreveu a autora popular - Madelein L’Engle (1), endossando o livro.T endo em vista uma tão enorme aceitação, achamos por bem ponderar sobre o assunto com esta pergunta:


O Que é “A Mensagem” de Engene Peterson?

A Mensagem” é a tradução mais ousada e provocativa do Novo Testamento que já foi lida”, escreve o Dr. Warren W. Wersbe, Diretor Geral da difusora radiofônica “Back to the Bible” (De Volta à Bíblia), ex-pastor da Moody Bible Church. 

A Mensagem” certamente está destinada a se tornar um clássico devocional - para não dizer uma poderosa ferramenta pastoral”, acrescenta o Pr. Jack W. Hayford.

E o que diz o próprio Eugene Peterson?  -  Em sua introdução de “A Mensagem”  ele diz: “Esta versão do Novo Testamento num idioma contemporâneo conserva a linguagem de “A Mensagem” tão nova e compreensível, na mesma linguagem em que fazemos nossas compras, conversamos com os amigos, examinamos os problemas mundiais e ensinamos boas maneiras aos nossos filhos”. 

Parece uma boa idéia, mas o que dizer, quando os conceitos bíblicos não fazem parte de nossa conversa diária? Deveríamos, então, reescrever as Sagradas Escrituras, a fim de melhor adequá-las à superficialidade de nossas comunicações mundanas? 

Lembrem-se que estamos tratando da  santa e imutável Palavra de Deus. Adições e subtrações à mesma são estritamente proibidas, conforme Deuteronômio 4:2; 12:32; Provérbios 30:6; Gálatas 1:8-9 e Apocalipse 22:19. O Livro de Atos 17:11 nos exorta a aprender com os bereanos, “... porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”.

Provavelmente Eugene Peterson iria concordar conosco. Sua própria interpretação da 2 Coríntios 4:2 lhe dá conta deste modelo eterno:

“Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade (ACF).

A Mensagem”: “Não manobramos nem manipulamos por trás das cenas. E não torcemos a palavra de Deus para agradar a nós mesmos. Ao contrário, mantemos tudo que fazemos e dizemos publicamente, expondo toda a verdade, de modo que aqueles que quiserem, possam ver e julgar por si mesmos, na presença de Deus”.

Conquanto os versos supracitados correspondam ao original grego, muitas passagens fazem exatamente o que “A Mensagem” promete não fazer: “torcer as palavras para adaptá-las às inclinações humanas”. De fato, a próxima sentença (verso 3) fracassa no teste. Esta “bíblia” não expõe toda a verdade. Pelo contrário, ela deleta as referências originais, tanto “aos que estão perecendo”  como à “glória do evangelho de Cristo, que é a imagem de Deus”! 

Não é preciso ser um erudito em Grego para reconhecer aqui as repulsivas distorções da santa Palavra de Deus. Qualquer estudioso da Bíblia, que se dê ao trabalho de conferir a “bíblia” de Peterson com o Lexicon Interlinear Grego/Inglês e tiver tempo de procurar as palavras chaves num confiável Dicionário do Novo Testamento da Bíblia, vai descobrir alarmantes subtrações, distorções e adições ao texto original. Se Peterson estiver certo, então as outras Bíblias: VA 1611 BKJ, NASV e NVI, bem como as Bíblias interlineares Grego/Inglês são todas falsas.

Verifiquem vocês mesmos. Comparem as citações de “A Mensagem” com as correspondentes Escrituras na versão da Bíblia considerada como “Autoridade Final” [A BKJ em Inglês, a FIEL em Português].

Por favor, comparem vocês mesmos as passagens abaixo da “A Mensagem” com a Bíblia que vocês usam [no meu caso, a ACF], a fim de enfatizar as diferenças, sendo que as palavras e frases da “bíblia” de Peterson devem ser sublinhadas.

(Nota da Tradutora: Dedicando-me quase exclusivamente ao bom Inglês antigo e moderno, não me foi fácil executar a tradução do Inglês “contemporâneo”  de Peterson. Também uso a versão Almeida Corrigida Fiel.  O autor do artigo, em inglês, utilizou da NVI, apesar de, também, não a recomendar. A tradutora do artigo também se utiliza da Corrigida FIEL - MS)

 

EXEMPLOS DE INTERPRETAÇÕES NO MÍNIMO DUVIDOSAS OU QUESTIONÁVEIS

1.    DELETANDO palavras que implicam a espiritualidade ocultista. SUBSTITUINDO por mais finitas, influências humanas.          

a)    1 Timóteo 4:1 (ACF) - “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.           

b)    A Mensagem”“Com o tempo, alguns irão desistir da fé e irão em busca de ilusões demoníacas, entregues por mentirosos profissionais”. 

c)    [Não estamos lidando com ilusões. Os espíritos enganadores e as doutrinas de demônios dos tempos finais são muito mais efetivas e enganadoras às pessoas do que os mentirosos profissionais].

 

2.    DELETANDO referência ao “príncipe das potestades do ar” e a “mortos em ofensas e pecados”.         

a)    Efésios 2:1-3 (ACF) - “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.            

b)    A Mensagem”: “Não faz muito tempo, vocês estavam imersos naquela antiga e estagnada vida de pecados. Abandonaram o mundo, o qual não conhece a melhor maneira de viver, dizendo como vocês devem viver. Vocês encheram seus pulmões de poluída descrença, e então exalaram desobediência. Todos nós fomos isso, todos fomos o que achávamos que gostávamos de fazer, quando o estávamos fazendo, todos dentro do mesmo barco.” 

c)    [Não parece a maneira exata de se comunicar com débeis mentais?].

 

3.    MINIMIZANDO os perigos ocultistas e DELETANDO as consequências.

a)    2 Tessalonicenses 2:9 (ACF) - “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira...” 

b)    A Mensagem” - “O anarquista (3) vindo com toda obra de Satanás...Todo o seu poder e sinais e maravilhas são falsos, com trejeitos malignos da mão que brinca com a galeria daqueles que odeiam a verdade que poderia salvá-los. E por estarem assim obcecados pelo mal, Deus apaga os seus nomes e lhes dá o que desejam. Por terem se recusado a crer na verdade, são banidos para o mundo de mentiras e ilusões que escolheram.

c)    [A tendência de Peterson em deletar o sobrenatural e minimizar as conseqüências do pecado me faz lembrar Romanos 1:18: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça (ACF).

 

4.    DELETANDO referências à natureza pecaminosa e às práticas ocultistas. MINIMIZANDO o poder de Satanás.          

a)    Gálatas 5:19-21: (ACF) - “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.           

b)    A Mensagem” -  “É óbvio qual o tipo de vida que se desenvolve, quando se tenta viver, o tempo inteiro, conforme se deseja. Murmurações, inimizades, promiscuidade sexual, um fétido acúmulo de lixo mental e emocional; ferventes e deleitosos desejos de agarrar ornamentos e enfeites, mágicos shows de religião, solidão paranoica, competições perigosas, desejos consumistas jamais satisfeitos, temperamento explosivo, incapacidade de amar e ser amado... feias paródias de comunidade.Eu poderia continuar...”          

c)    (Idolatria e feitiçaria aqui correspondem, respectivamente,  a “ornamentos” e “mágicos shows de religião”. Ora, estamos lidando com forças espirituais muito mais fortes do que ilusões mágicas).

 

5.    ADICIONANDO horóscopo, como se essa ferramenta ocultista  dos tempos finais fosse semelhante ao telescópio.          

a)    Colossenses 2:10 (ACF) - “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade...”          

b)    A Mensagem” - “Você não precisa de um telescópio nem de um microscópio, nem de um horóscopo para verificar a totalidade de Cristo e o esvaziamento do universo sem ele”.

 

6.    DELETANDO palavras como “adúlteros” e “homossexuais”, as quais qualificam pecados específicos.   ACRESCENTANDO uma referência politicamente correta ao ambiente.  Lembrem-se da terminologia ambiental de Efésios 1:1-3, falando de “encher os pulmões de poluídas descrenças.”         

a)    1 Coríntios 6:9-11 (ACF) – “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”.

b)    A Mensagem” - “Pessoas injustas que não se preocupam com Deus, não se reunirão ao seu reino. Os que usam e abusam dos outros, usam e abusam do sexo, usam e abusam da terra e de todas as coisas que nela existem, não se qualificam como cidadãos do Reino de Deus. Muitos de vocês sabem por experiência do que estou falando, pois não há muito tempo, estiveram nessa lista. Visto como foram lavados e começaram um novo estilo de vida...”.

 

7.    DELETANDO imoralidade sexual e ADICIONANDO “evita compromisso e intimidade”.          

a)    1 Coríntios 6:18-20 (ACF): “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? - (1 Coríntios. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.            

b)    A Mensagem”: “Existe mais no sexo do que pele sobre pele. O sexo é muito mais um mistério espiritual do que um fato físico. Conforme diz a Escritura: ‘são dois numa só carne’. Visto como desejamos nos tornar espiritualmente um  com o nosso Mestre, não devemos correr atrás do tipo de sexo que evita compromisso e intimidade, deixando-nos mais solitários do que nunca - o tipo de sexo que jamais pode atingir ‘dois em um’. No pecado sexual violamos  o sacrário de nossos próprios corpos, feitos para Deus e para o amor modelado em Deus, para nos tornarmos ‘um com o outro”’. (5)

c)    [Aqui se poderia concluir que “compromisso e intimidade”, tornando-se “um com o outro”, dispensa o casamento, estabelecendo margem para um sexo aceitável].   

       

8.    ADICIONANDO palavras que qualificam a homossexualidade, provendo uma brecha para os homossexuais assumidos que se “amam”. DELETANDO “Deus os abandonou...”            

a)    Romanos 1:26-27 (ACF) - “Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”.            

b)    “A Mensagem” - “Aconteceu o pior. Recusando o conhecimento de Deus, deixaram logo de saber o que é humano e até as mulheres deixaram de saber o que é ser mulher e os homens deixaram de saber o que é ser homem. Sexualmente confusos, abusaram e se corromperam entre si, mulheres co mulheres, homens com homens, tudo em luxúria, não amor. Então pagaram por isso e como pagaram - esvaziados de Deus e de amor, sem Deus e infelizes não amados”.          

c)    [Estas estranhas palavras proveem uma brecha à permissão do homossexualismo, caso este se manifeste como uma “expressão de amor” e não de luxúria, pelo que muitos grupos gays clamam hoje em dia. Em outras palavras, o pecado está na “luxúria”, não na escolha de um parceiro do mesmo sexo. As conseqüências da desobediência (penalidade devida) parecem ser mais amplas do que ser “esvaziados de Deus e de amor”. Historicamente essas conseqüências incluem as DSTs, além da morte espiritual. Essa possibilidade “politicamente incorreta” é aqui deletada].

 

9.    TORCENDO a verdade com disposições contemporâneas.          

a)    Romanos 3:19-20 (ACF) - “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”.           

b)    A Mensagem” - “Isso deixa ou não deixa claro que o que está escrito nestas Escrituras não é o que Deus diz sobre os outros, mas para nós, a quem, então, foram as Escrituras dirigidas em primeiro lugar. Está bastante claro, ou não, que somos todos pecadores, dentro do mesmo barco que está afundando com cada um? Nosso envolvimento com a revelação divina não nos torna retos diante de Deus. O que ele faz é nos forçar a encarar a nossa cumplicidade no pecado de cada um”. 

c)    [Esta interpretação endossa o modelo atual da tolerância: não denunciar nem criticar pessoa alguma, mas lidar apenas com o seu próprio pecado. Ela desafia os conselhos divinos do aconselhamento, correção, restauração e contabilização, apoiando a tendência atual de compactuar com o pecado]

d)    [Nota da Tradutora: Quando se escreve contra os maus pastores e os crentes nominais, toda a classe se revolta contra nós, acusando-nos de intolerância, como se fôssemos mais do que uma bem moderna “peste e promotora de sedições”.

e)    Vamos ler Romanos 1:32 (ACF), não na “A Mensagem”, pois ela deleta este ponto importante: “Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”.

 

10. DELETANDO “espiritual” - a prontidão espiritual em receber os recursos divinos para o ministério. SUBSTITUINDO por “viver criativamente”, em geral referindo-se aos recursos humanos e não aos divinos.          

a)    Gálatas 6:1-2 (ACF) - “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.  Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”.  

b)    “A Mensagem” - “Vivam criativamente, amigos! Se alguém cair em pecado, perdoem-no e o restaurem, evitando fazer críticas e comentários próprios. Vocês poderiam estar carecendo de perdão, antes do final deste dia”.

c)    (Nota da Tradutora: Se este fosse apenas um comentário à passagem supra citada, até que seria bom. Mas em se tratando de uma  versão da Bíblia, a coisa fica bem esquisita!)

 

11. DELETANDO referências à submissão e acrescentando a igualdade conjugal.          

a)    1 Pedro 3:1-7 (ACF) - “Semelhantemente vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.  

b)    A Mensagem” - “O mesmo serve para vocês, esposas: sejam boas esposas para os seus maridos, correspondendo às suas necessidade... O mesmo para vocês, maridos: sejam bons maridos para suas esposas. Honrem-nas e nelas se deleitem. Como mulheres, estas sofrem algumas desvantagens. Mas na nova vida da graça de Deus, vocês são iguais. Então, tratem suas esposas como iguais”.

 

12. DELETANDO referências à imoralidade sexual, ao arrependimento, tolerando o pecado... o Deus que perscruta corações e mentes.          

a)    Apocalipse 2:20-22 (ACF) - “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras”.           

b)    A Mensagem” - “Mas por  que vocês permitem que essa Jezabel, que se auto-denomina profetisa, desencaminhe os meus amados servos, levando-s a renegar a cruz, numa religião da auto-indulgência? Dei-lhe a chance de mudar os seus caminhos, mas ela não tem a menor intenção de desistir de sua carreira no negócio divino. Estou a ponto de prostrá-la, junto com os seus parceiros, com os que buscam brincar na religião do sexo. Matarei o fruto de sua prostituição com os ídolos. Então, cada igreja saberá que as aparências não me impressionam ”.

 

13. ENFASES mal dirigidas a corações e mentes.          

a)    Romanos 15:4-5 (ACF) - “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”.          

b)    “A Mensagem” - “Mesmo que tivesse sido escrito na Escritura, há muito tempo, podem ficar certos de que isto foi escrito para nós. Deus deseja que a combinação do seu chamado firme e caloroso e do seu conselho pessoal  na Escritura venham nos caracterizar, mantendo-nos em alerta para tudo que viermos a realizar no dia seguinte. Que o nosso Deus, calidamente pessoal, possa desenvolver a sua maturidade, de modo que vocês possam conviver com os outros, assim como Jesus tem seguido junto com todos nós. Então haverá um coro... Nossa vida cantando em harmonia, numa espantosa sintonia com Deus”. 

c)    [Muita poesia e pouco ensino Bíblico. Menção nenhuma é feita aqui à perseverança e à esperança, as quais implicam triunfo em meio ao sofrimento, quando permanecemos confiantes em que Deus realiza tudo que Ele prometeu. À luz da tendência de Peterson em minimizar o lado disciplinador de Deus, sua ênfase sobre o calor e o sentimento de bondade de Deus parece distorcer a revelação do próprio Deus. Notem que “segundo Cristo Jesus” foi substituído por “Jesus tem seguido com todos nós”.

 

14. SUBSTITUINDO reconciliação (uma obra espiritual baseada na cruz) por “amigo”.  ACRESCENTANDO “anular suas diferenças”. Estaria ele promovendo uma forma de PC de unidade?          

a)    2 Coríntios 5:20 (ACF) - “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”.           

b)    A Mensagem” - “Somos os representantes de Cristo. Deus nos usa para persuadirmos homens e mulheres a neutralizar as suas diferenças  e entrar na obra de Deus para fazer as coisas certas entre eles. Agora falamos pelo próprio Cristo: tornem-se amigos de Deus. Ele é nosso amigo!”

 

15. ADICIONANDO  uma promessa que não se encontra no original grego.            

a)    Romanos 8:35-37 (ACF) - “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.         

b)    A Mensagem” - “Vocês pensam que alguém vai causar uma separação entre nós e o amor de Deus por nós? De modo algum. Nem preocupações, nem tempos difíceis, nem ódio, nem fome, nem falta de moradia, nem ameaças espetaculares, nem traição, nem mesmo os piores pecados alistados na Escritura”   

    

16. COMENTÁRIOS FINAIS  -  A última passagem parece consistente com a recusa de Peterson em mencionar aqueles “piores pecados” nas várias listas do Novo Testamento, usando expressões flexíveis.

 

Também ajuda a explicar a sua comenda do místico medieval - Julian of Norwick - cujos ensinos, muitas vezes citados pelo controverso padre católico Mathew Fox [um expoente da Nova Era nos USA], em sua obra “Criação e Espiritualidade”, incrementou o florescimento do misticismo panteísta do século XIV.

 

Em seu artigo intitulado “Spirit Quest” (11(7), publicado na revista “Christianity Today”, na edição de 08/11/1993, Peterson escreveu: “Mente simples, fidelidade perseverante confirmam a autenticidade de nossa espiritualidade. Os ancestrais em quem buscamos encorajamento - Agostinho de Hipona, Julian of Norwick, João Calvino... Teresa D’Ávila - não desistiram. Permaneceram firmes”.

 

Visto como Julian of Norwick é um modelo espiritual para esse homem que interpretou a Palavra de Deus para hoje, vamos dar uma olhada no que ele acreditava. De fato, os seus ensinos parecem ecoar em alguns dos conteúdos culturais que percorrem “A Mensagem”. Também se adaptam à pesquisa não crítica da espiritualidade experimental centrada no sentimento.

 

Em seu livro “Soul Friend”, Kennet Leech descreve algumas de suas [de Julian] convicções:

 

Visto como mantinha fortemente a sua crença na proximidade com Deus, Julian tinha uma compreensão otimista do homem e do universo, uma crença de que o pecado é relativamente sem importância... Além disso, ele afirmava: ‘Deus me mostrou que o pecado não precisa causar vergonha alguma ao homem, pois até mesmo pode ser até mesmo proveitoso’. Com isso ele parece dizer que os pecados podem até ser virtudes disfarçadas, pois ‘no céu o que o pecado tipifica é transformado em motivo de glória”’. 

 

 Na teologia de Julian encontramos a mais completa expressão do conceito de um Deus feminino: ‘Deus é realmente nossa Mãe, conquanto seja Pai, dizia ele. ‘Nossa preciosa Mãe Jesus nos conduz ao nascimento sobrenatural, nos alimenta e nos acaricia... morrendo por nós, dando-nos os sacramentos... O seu misticismo nos traz ternura e aconchego para a compreensão de Deus como nossa Mãe’.

 

O mesmo artigo nos introduz a um outro modelo espiritual. Peterson escreve: “O Barão Frederick Von Hugel, um leigo católico romano, foi um dos mais respeitáveis diretores espirituais na Inglaterra, nos primeiros anos deste século”. Peterson dedica um parágrafo inteiro a esse líder, o qual é descrito pela Enciclopédia Britânica como “precursor do reavivamento realista na Filosofia e no estudo teológico do sentimentalismo religioso”.

 

Com o tipo de cultura que nos rodeia, muitas igrejas hoje em dia enfatizam as sensações agradáveis e a experiência subjetiva, em lugar da fé compromissada com a verdade revelada na Palavra de Deus - o único fundamento para uma relação madura com o Senhor. 

 

Intimidade - Desejamos experimentar o amor humano, confiar e gozar. Transcendência - Desejamos experimentar o amor divino, confiar e gozar. Temos fome da significação divina, de alguém que nos abençoe. 

 

 Assim a espiritualidade, uma fusão de intimidade e transcendência, ao chegar a noite, torna-se a paixão de milhões de norte-americanos. É motivo de alegria no coração que o nosso continente esteja experimentando uma devolução do desejo de abraçar a intimidade e corresponder à transcendência”. (An Intruduction to Christian Mysticism”, palestras dadas por Kenneth Leech, na Abadia do Getsemani, MS (1961), citado no livro “Soul Friend”, Harper, San Francisco, 1992).

 

Peterson aponta corretamente a necessidade de discriminar “entre o verdadeiro e o falso”, “pois as pessoas correm atrás de culturas exóticas e de grupos esotéricos em busca da totalidade”  (19(13). Mas o que ele quer dizer quando afirma que os seus leitores “devem adquirir uma imaginação bíblica, entrando no vasto mundo da Bíblia e obtendo um sentimento territorial e um instinto pela realidade”? Com qual parte a sua imaginação joga, na construção de sua “bíblia” - “The Message”? 

 

Os inspirados autores da santa Palavra de Deus documentaram fatos e observações. Eles foram dirigidos pelo Espírito Santo e não pela imaginação pessoal. Deus foi o seu Criador, não o homem. Ninguém poderia saber disso melhor do que J. I. Packer, o amado autor de “Konowing God” (O Conhecimento de Deus).

 

Contudo, ao endossar “A Mensagem”, Packer usa termos questionáveis - palavras popularizadas pela exigência da Nova Era, pela posse de energias pessoais não bíblicas.

 

Packer escreve: “Neste mundo apinhado de versões bíblicas, Eugene Peterson mistura uma acurada erudição e com um vívido idioma, tornando esta entrega tão distinta como especial. ‘The Message’ capta o fluido lógico, energia pessoal e sobre-tons imaginativos do original, muito bem, de verdade!” 

 

O que Packer quis dizer? Será que a Bíblia realmente tem sobre-tons imaginários? A introdução de Peterson do Apocalipse dá essa impressão.

 

[Nota da Tradutora: Packer é um dos muitos escritores evangélicos que aderiram ao Ecumenismo, portanto ele se corrompeu, pois o Catolicismo e a Nova Era andam de mãos dadas em matéria de ocultismo].

 

Peterson identifica João como um pastor em Patmos, o qual “está proeminentemente preocupado com adoração”. Ele não compartilha as visões dadas por Deus sobre os eventos finais. Esse pastor do século 1 é também “um poeta, amigo de metáforas e símbolos, imagens e alusões”, que desafiam “a nossa inteligência e imaginação”. 

 

Os fatos históricos e a verdade absoluta tornam a Bíblia única entre todos os documentos religiosos. Por outro lado, os mitos pagãos saltam da imaginação, dos sentimentos pessoais e das experiências místicas.

 

[Nota da Tradutora: O Neopentecostalismo e a Nova Era são movidos pelas experiências e sensações “espirituais”, que nada têm a ver com a legítima fé dos que “não viram e creem”. Essa bíblia vai ser muito apreciada pelos crentes sentimentalistas.] 

 

Tudo indica que o autor de “A Mensagem” está em busca de experiências místicas, pois ele escreve: “Estamos em busca, antes de tudo,  daquilo para o que viemos: intimidade e transcendência, amigos pessoais, um Deus pessoal, amor e adoração”.

 

Parece um paradoxo que alguém que deseja uma intimidade com Deus possa minimizar ou ignorar os principais obstáculos a essa intimidade: nossa natureza pecaminosa, nossos pecados específicos e nossa falta de submissão e obediência ao Senhor. Será que uma resposta a esse paradoxo repousa na estranha espiritualidade que ele propõe em seu artigo?

 

Verifico que a intenção de Peterson foi “recapturar a tonalidade” e a sofisticação da língua grega.  Quer tenha ele conseguido ou não isso (pessoalmente creio que a sua linguagem não reflete o coração de Jesus nem a devoção dos seus seguidores, numa sagrada soberania de Deus e da integridade de Sua Palavra) esse nobre objetivo jamais poderia ser uma desculpa para “silenciar” (11(15) a Escritura, tentando adequá-la às tendências da nossa cultura decadente. 

 

O fato dos termos bíblicos essenciais fazerem parte de nossa conversa diária não nos dá licença  para amaciarmos a mensagem de Deus. Não seria melhor que usássemos os termos da Escritura para elevar o nível de nossa linguagem, refletindo a eterna perspectiva da verdade por Deus revelada? Encontramos essa exortação em Deuteronômio 6:4-7 e na 2 Timóteo 3:16. Quando simplificamos a Palavra, tentando remover os seus mistérios, controvérsias e exortações surgem, diminuindo a grandeza do Senhor e mal informando os crentes.

 

[Nota da Tradutora: Quando o homem  tenta rebaixar a Palavra de Deus ao nível do homem pecador, como tem acontecido nas versões populares da Bíblia, ele está minimizando a soberania divina da Palavra e transformando Deus num servo dos seus objetivos. E em vez de atrair a juventude para Deus, ele está afastando-a cada vez mais dos elevados princípios divinos revelados na Palavra Santa]. 

 

Alguns diriam: “Quem é você para questionar a sabedoria e a erudição de respeitáveis líderes eclesiásticos?” [Se essa pergunta fosse feita ao Senhor Jesus Cristo, Ele responderia:“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve” (Lucas 10:21)].

 

O triste fato é que pastores e líderes, através de toda a história,  têm-se desviado da verdade. Somos convidados a “examinar as Escrituras”, conforme fizeram os bereanos e os efésios (12(16).

 

Nossa habilidade para exercitar esse tipo de discernimento provém do Espírito Santo, segundo nos ensina 2 Coríntios 3:5: “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus..”  

 

É triste constatar que Peterson deletou essa maravilhosa promessa da suficiência divina para cada tarefa que Ele nos confere...

 

Mas a maior parte de A Mensagem não é exata?” alguns vão indagar. Provavelmente e isso acontece com a Bíblia (Novo Mundo) dos TJs. Contudo, esta faz a distorção de apenas algumas passagens chaves, refletindo uma mensagem totalmente diferente.

Quando se muda um til ou um jota (a menor letra) na Palavra  de Deus, a integridade do seu todo pode ser perdida. [Nota da Tradutora: Como diz o Dr. Peter Ruckman, erudito americano batista, mesmo que haja apenas 2% de erro disfarçado em 98% de verdade, isso seria o mesmo que colocar 20% de veneno numa solução com 98% de água pura, sendo o bastante para liquidar a pessoa que tomasse essa mistura. E as novas versões da Bíblia têm muito mais de 2% de “veneno”].

 

Se “A Mensagem” for aceita como verdade bíblica, três distorções do ensino do Novo Testamento poderão se espalhar e permear as igrejas do Senhor, adaptando a verdade ao consumo popular e a falsa unidade.

 

              I.        Visto como “Deus é Amor”, Ele não seria tão cruel a ponto de fazer alguém sofrer, perecer ou queimar no inferno. Então, não se mencionam as conseqüências bíblicas do pecado.

 

            II.        Visto como Deus perdoa, não se preocupe tanto com os pecados específicos, tais como o homossexualismo e o adultério. Jesus jamais desejaria prejudicar alguém.

 

           III.        Visto como Deus é tolerante, não fique corrigindo os outros. Seja tolerante com todo mundo, exceto com os que criticam [Isto é, seja intolerante com os intolerantes, pois esta é uma atitude politicamente correta...]


As conseqüências de torcer a Santa Palavra de Deus são devastadoras. Através da história, sempre que o povo de Deus seguiu os ensinos distorcidos e ignoraram a genuína verdade, ele se comprometeu com a cultura popular e voltou à espiritualidade centrada na terra. Isso está acontecendo ao nosso redor, nos dias atuais.

 

[Nota da Tradutora: Autores religiosos como Mathew Fox e outros simpatizantes da Nova Era pregam abertamente a volta às religiões primitivas embasadas no culto à Deusa Gaia]. O paganismo mascarado dos tempos finais, quer seja babilônico, cananita, romano ou americano nativo  (todos esses sistemas de crenças politeístas, panteístas ou monistas), tem zombado de Deus, estabelecendo conexões letais entre os tolos que o buscam e os espíritos demoníacos. Hoje em dia, as máscaras mais sedutoras devem ter uma semelhança alarmante com o Cristianismo. A história documenta os resultados, tantos pessoais como culturais: uma trágica mistura de pragas, secas, fome, guerras e pestes. (Podemos documentar isso na obra “Under the Spell of Mother Earth”).

 

O humanismo sempre foi um passo intermediário, nesse sentido. Conforme o Salmo 12:4: “Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é SENHOR sobre nós?”.

 

Ele continua sendo uma ferramenta efetiva, para abandonar Deus, até que a fome espiritual leve as pessoas a todos os tipos de alternativas pagãs centradas na Terra. Em Romanos 1 lemos esse letal estilo de vida, o qual vai prevalecer no final dos tempos.

 

[Nota da Tradutora: Seria tão fácil salvar o mundo da sede espiritual... se ele quisesse ser salvo! Bastaria que ele bebesse da água da vida - através do Senhor Jesus Cristo!]


Os sinais de compromisso estão se multiplicando, até mesmo nas igrejas do Senhor. Inúmeras congregações têm cambiado a verdade pelo mito, e Deus Pai pela Mãe Terra. Nos currículos da Escola Dominical os professores já ensinam o shamanismo nativo americano, igualando o Deus Criador com o “Grande Espírito”. Pastores gays ensinam condutas espirituais e filhos de pastores ensinam “verdades” bíblicas através de pantomimas cômicas, zombando do Senhor.

 

Do que carecemos é da VERDADE - da VERDADE completa e de nada mais! Mesmo assim, Peterson, querendo usar palavras como “consagração”, recusa-se a usar a palavra “santificação”, deletando “Santificado seja o teu nome” na Oração do Senhor. Como podemos clamar contra o pecado e a apostasia, quando Santidade de Deus é escondida e Sua Palavra?


À medida em que encaramos uma explosão de falsos ensinos e de subtítulos espirituais, tanto nas igrejas como ao nosso redor, precisamos ser mordomos fiéis. É tempo de despertar todo o povo de Deus para que ele teste, guarde e obedeça a verdade que o nosso Rei e Senhor Jesus Cristo nos confiou.


Portanto, “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade... E “CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (2 Timóteo 2:15 e 4:1-5).

 

Para uma olhada mais aproximada sobre a rejeição americana da verdade e a crescente fascinação por todos os tipos de mitos - desde as distorções sedutoras da Bíblia até as religiões centradas na terra -  leiam a obra “A Twist of Faith” (Uma Distorção da Fé).


Site: 
http://www.crossroad.to/Bible_studies/Message.html - 

 

Tradução e comentários de Mary Schultze, maio 2005. (frauschultze@uol.com.br).

 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

 

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org