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Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Boletim nº 17 - Dia 27 de abril de 2014

BOLETIM DO DIA 27 DE ABRIL DE 2014 -  Nº 17
(Se precisar de uma visita pastoral no Hospital – ligue 3342.4533 ou 9.9703.4016)

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CONGRESSOS INTEGRADOS EM IBITINGA
A foto abaixo retrata uma das reuniões gerais ocorridas no Clube de Festas do ANDREZA.  Durante dois dias e meio, homens, mulheres, jovens e pastores se misturaram aos membros da Igreja em Ibitinga em importantes reuniões que abençoaram e trouxeram ensinamentos preciosos a quem esteve presente.  A todos que cooperaram, participaram trabalharam, cansaram e se envolveram... agradecimento efusivos do nosso Ministério local. Obrigado a todos.


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PROXIMO BATISMO? – Na próxima semana – domingo – 9 horas – recomeçamos com as aulas de discipulado para quem pretende se batizar na Festa dos 78 anos da Igreja.

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ESTUDOS BÍBLICOS DA QUINTA FEIRA
Você sabe o que significa a expressão “OS ÚLTIMOS DIAS” registrada no Livro de Atos dos Apóstolos 2 ?    Você sabe o que significa a expressão “GRANDE E GLORIOSO DIA DO SENHOR” registrada no mesmo capítulo?
Se não sabe e tem interesse em saber, compareça aos cultos de estudo bíblico das quintas feiras, na Igreja Central.
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O DÍZIMO
Gênesis 28.22 - “De tudo o que me deres, certamente te darei o dízimo”.
Os grandes empreendimentos precisam de um plano financeiro para a sua realização. O Reino de Deus, que é o empreendimento de maior vulto, também necessita de um plano financeiro para que a Obra de Deus possa ser feita. Deus, em sua sabedoria, instituiu um plano financeiro para promovê-lo.  Este é o dízimo, em que cada crente fica com nove décimos dos seus ganhos e dá um décimo a Deus. Todos os crentes fiéis devem entrar nesse plano financeiro de Deus. Vejamos por que:
1) – Porque Deus é o Criador do céus e da terra. Além disso ele é o proprietário de sua criação. Ao homem ele constituiu como ADMINISTRADOR de sua propriedade.   Existem maus e bons administradores. Os maus enfrentarão insucessos. Os bons ou fieis terão bênçãos prometidas. 
2 - O Senhor JESUS reconheceu a importância do Dízimo como parte do plano financeiro de Deus para o cristão. Veja Mateus 23.23 a 24.  Além disso, o dízimo é o mínimo que Deus estabeleceu para se dado a ELE mesmo. E Deus nos autorizou a fazer prova DELE nesse quesito.  
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“QUEM NÃO DÁ O DÍZIMO NÃO COOPERA COM O PLANO FINANCEIRO DE DEUS E CONTRIBUI PARA UM DEFICIT NELE, EMBARGANDO A PROMOÇÃO DO REINO DE DEUS”.
Trechos do livro ABC DOUTRINÁRIO, do Pastor Ilgonis Janait, professor em várias Faculdades e Seminários de Teologia da Igreja Batista Brasileira”.  

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Página  de  missões  -  notícias do campo

MOÇAMBIQUEDo missionário Antonio Capece recebemos um e mail com agradecimento pela ajuda financeira que enviamos com a finalidade de apoiar a viagem ao campo missionário por ele realizada. Durante onze dias ele esteve em viagem e tudo decorreu bem graças ao Senhor Jesus. Envia saudações a todos os irmãos de nossa Igreja. 
 
MISSÃO EVANGÉLICA DA AMAZÔNIAEnviamos ajuda fiananceira para dois casais de missionários que atuam na Amazônia – sob direção da MEVA. São eles: André-Itamara e Josimar-Maria Helena, atuantes entre os povos na nação ianomami. A MEVA completou 55 anos com uma Convenção realizada em Boa Vista (RR). Enviam agradecimentos pela ajuda financeira e pelas orações.
 
MISSÃO UNIEDAS - RONDÔNIADo Missionário Mário Ribamar recebemos relatório do mês de Abril dando notícias sobre o trabalho nas aldeias e no Centro de Treinamento em Pimenta Bueno. Neste mês eles tem uma viagem rio abaixo com alunos do CTC. Uma das equipes de alunos visitará a aldeia Surui e outra visitará a aldeia Gavião. O relatório afirma que a Igreja na Reserva Rio Branco prossegue debaixo da graça de Deus. No dia 19 de abril – em plena Festa do Índio – 8 novos irmãos desceram às aguas batismais, cinco eram xavantes, dois eram da etnia paumari e um era kaxinauwã. Agradecem as ofertas e pedem que continuemos a orar por todos eles – missionários e alunos. 

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CASAMENTO
No último sábado, às 18.30 horas, uniram-se em matrimônio os jovens IVAN RAMOS e LISLIE HORN.  O nosso Boletim deseja ao novo casal as mais belas bençãos reservadas por Deus para os lares.  SHALOM.

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AULAS DE BATERIA NA ASSARI
A pedido do nosso irmão ALEXANDER PEDROZO, informamos que ele agora está ministrando aulas de bateria na ASSARI.  Existem turmas de alunos no período da manhã, da tarde e da noite. Os interessados podem entrar em contato diretamente na ASSARI através do telefone 3342.2117 ou pelo celular 9.9184.7753. 

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OS FALSOS DEUSES E O DEUS VERDADEIRO
A - Humanamente falando, a capacidade para tornar alguém divino ou reconhecido como deus ou deuses está exatamente na pessoa que resolve divinizar alguém ou atribuir divindade a alguém ou a alguma coisa.
B -  Com o SENHOR, tudo é diferente.  Deus tem e é divindade em si mesmo. Ele não depende de ter ou não adoradores. Mesmo que seus adoradores não o adorem mais, ele continuará a ser Deus.
C – Já no caso dos “deuses”, isto não é verdadeiro.  Se os adoradores morrem... morrerá também o deus que eles criaram.

Essa é a mensagem pregada pelo Pastor Vandir de Lima no encerramento dos Congressos Integrados. Se desejar tomar conhecimento da íntegra dessa mensagem, acesse nosso blog. A publicação está sendo efetuada a pedido do Pastor Vandir, o mensageiro daquela manhã.  Repetindo: Acesse nosso blog.

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PROJETO CRIANÇA FELIZ AGRADECE - Milhares de cupons fiscais registrados nos últimos seis meses do ano 2013 renderam em devolução da Nota Fiscal Paulista um total de R$ 7.651,17.   Em nome da diretoria do Projeto, agradecemos a cooperação de todos, irmãos e amigos, no sustento dessa Obra que não é nossa e nem para nós. É de todos nós e é para a Glória de Deus e socorro para crianças e adolescentes. Obrigado a todos... Deus a todos recompense. AMEM.

Estudos extras - 27/04/2014

PODER PARA SER DIVINO – Pastor Vandir Duarte de Lima

Dt 32:35 a 39 - A mim pertence à vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. O SENHOR julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre. Ele dirá: - Agora, onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiaram, os deuses que comeram a gordura dos seus sacrifícios e beberam o vinho das suas ofertas derramadas?
- Que eles se levantem para  ajudá-los! Que eles lhes ofereçam abrigo!  Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há Deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

OS FALSOS DEUSES

1.            Humanamente falando, a capacidade para tornar alguém divino ou reconhecido como deus ou deuses está exatamente na pessoa que resolve divinizar alguém ou atribuir divindade a alguém ou a alguma coisa.
2.            Como exemplo disso posso citar os deuses adorados pelo mundo afora. Eles não são coisa alguma não é nada. Foram os adoradores deles que os tornaram divinos. São as crenças e cultos adoratórios que determinam a capacidade ou o poder da essa pretensa divindade.
3.            Quanto maior é o número de adoradores para esses deuses, maior será o alcance da fama deles. São os adoradores que determinam o poder e o alcance dessas divindades.
4.            Essas divindades só existem por causa da atribuição dada a elas pelas pessoas.  Se, em algum momento, as pessoas ou os adoradores, deixarem de atribuírem a eles autoridade e divindade, simplesmente cairão no esquecimento ou seu culto será mantido por uns poucos de pessoas.
5.            Esses deuses com letra minúscula, simplesmente “morrem” quando seus adoradores morrem ou deixam de adorá-los. As vidas desses deuses dependem unicamente da existência de pessoas que os queiram adorar ou venerar.
6.            Sem o atributo provindo dos adoradores eles simplesmente “morrem”, pois suas vidas dependem dos mesmos adoradores.
7.            De forma bem categórica podemos afirmar que esses deuses “pertencem”, são propriedade de seus adoradores.
8.            Vivemos num tempo em que as pessoas estão desejando esse tiupo de deuses. Deuses que estejam submissos aos seus adoradores, que façam suas vontades, que lhes conceda desejos, mais ou menos como o gênio da lâmpada de Aladim.
9.            Esses deuses falsos não procuram adoradores, são os adoradores que os procuram e deles procuram se servir.

O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

1.     Com o SENHOR, tudo é diferente.  Deus tem e é divindade em si mesmo. Mesmo que alguém não o considere e nem o respeite como Deus, isso não vai mudar a essência Dele. Ele permanecerá sendo Deus, Deus poderoso e maravilhoso, mesmo que os seres humanos não o considerem como tal.
2.     Os homens não precisam atribuir divindade a Deus, ao Deus Verdadeiro. Ele é divino, Ele é Deus e ponto final.  Mesmo que eu deixe de adorá-lo, ele jamais deixará de ser Deus. Veja os textos abaixo:
3.     Habacuque 1.12 – Senhor, tu és desde a eternidade. És meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, designaste a nossa nação para executar juizo. Tu, que és a Rocha, tens determinado que nossa nação aplicasse o castigo.
4.     Isaias 40.28 – Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.
5.     2 Coríntios 4.16 – Por isso não desanimamos. Do lado de fora podemos estar nos desgastando, mas do lado de dentro estamos sendo renovados dia após dia.  Os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que tem um peso maior do que todos eles. Fixemos, portanto, nosso olhar não naquilo que se vê, mas naquilo que não se vê. O que vemos é transitório, mas o que não vemos é eterno.
6.     Existe outra verdade poderosa e gloriosa a respeito do nosso Deus Verdadeiro. É Ele quem busca seus adoradores. Veja o texto:
7.     João 4.23 – O Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, pois Ele é Espírito.
8.     Nosso Deus é auto existente. Ele era antes de todo o tempo, Ele existe antes da própria existência, é atributo Dele buscar os seus adoradores e estabelecer a forma como os seus adoradores o adorem.
9.     Não pode ser de outra forma. Não é nossa prerrogativa nem mesmo a forma do adorar ao Deus Vivo. Essa prerrogativa de dizer como se deve adorá-lo é Dele mesmo e Ele já estabeleceu em sua própria Palavra.
10.  O ídolo morre quando seu criador morre. Mas, no caso do nosso Deus, mesmo que o adorador morra, Ele permanece pois Ele é eterno e jamais morre, nunca há de morrer.
11.  A vida do ídolo está ligada à vida do seu respectivo adorador. Se o adorador de um ídolo morre, provavelmente seu culto, sua divindades também há de desaparecer.
12.  Com o Nosso Deus tudo é diferente. Mesmo que o adorador morra, Deus há de continuar. A vida de Deus não depende da vida do adorador. Deus sempre vai em frente. Ele é o Criador de todas as coisas.
13.  Repetindo, mesmo que o crente venha a morrer, Deus não morrerá. Deus permanece.
14.  Veja o texto de Isaias 45.18 a 23:  Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro. Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: Procurem-me à toa. Eu, o Senhor, falo a verdade; eu anuncio o que é certo. “Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar. Declarem o que deve ser,apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.   “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.
15.  Temos outra verdade maravilhosa. Se o adorador de Deus morre, Deus pode até lhe dar vida outra vez. Mas, com toda a certeza, mesmo que não lhe dê vida nesta terra, ele terá a vida eterna.
16.  Outro grande destaque é que é muito grande, é glorioso ser achado por Deus, ser encontrado por Ele. Em Mateus 28.18 a 19, lemos: “Mateus 28.18 a 20: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os ema nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. 
17.  Poder ser considerado alguém que foi escolhido por Deus para se tornar um adorador é um privilégio muito grande. Devemos nos sentir privilegiados pelo fato de termos sido escolhidos por Deus como adoradores.
18.  Isso não é tudo. Alem de nos escolher e nos chamar para sermos adoradores, ele também nos escolheu para que o chamemos de Pai e ele nos chame de filhos, herdeiros Dele junto com Cristo. Acima  de tudo, porém, ele foi escolhido para ser um adorador fervoroso e dedicado. Veja o texto a seguir:
19.  Deuteronomio 7.9 – O Senhor, o nosso Deus, é Deus. Ele é o Deus fiel. Ele mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.
20.  Mateus 24.30  a 31 – Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem... Ele enviará seus anjos para reunir seus eleitos, de um canto a outro do céu.
21.  Romanos 14.7 a 12 – Nenhum de nós vive para si mesmo. Nenhum de nós morre apenas para si mesmo. Se vivemos, para o Senhor vivemos, se morremos, é para o Senhor. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.   Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: “ ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ”. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
22.  Salmo 90: 1 Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. 2 Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.



E nisso alegro-me com grande exultação.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Boletim nº 16 - Dia 20 de abril de 2014

BOLETIM DO DIA 20 DE ABRIL DE 2014 -  Nº 16
(Se precisar de uma visita pastoral no Hospital – ligue 3342.4533 ou 9.9703.4016)

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SEJAM TODOS BEM VINDOS A IBITINGA
CAPITAL NACIONAL DO BORDADO  e BERÇO DA CBN SP
Neste final de semana tivemos o privilégio de recepcionar (espero que de forma abençoadora) irmãos e irmãs que vieram de todos os cantos do Estado de São Paulo. Mas também recebemos vistas de nossa própria cidade. A todos que aqui estiveram desde sexta feira até este domingo endereçamos nosso abraço amigo e pastoral. Sejam sempre bem vindos por aqui. Se algo não saiu do jeito que esperávamos, pedimos sua compreensão e perdão. Se conseguimos demonstrar de forma real o amor que dedicamos a Deus e aos filhos de Deus, amem. É o que nos propuzemos a realizar. Muito obrigado por terem vindo. Esperamos que as ministrações e ensinamentos tenham sido proveitosas para todos.
A Igreja Evangélica Batista de Ibitinga foi o local onde nasceu, em 1975, a Convenção Batista Nacional no Estado de São Paulo. Que a benção do Eterno Deus acompanhe cada um de nós no retorno aos nossos lares.
Esse Congresso também se revestiu de um momento muito gratificante a todos nós. Nesta semana, mais precisamente na quarta feira, nosso Pastor Eneias Tognini completou 100 anos de nascimento e mais de 70 de Ministério Pastoral. Por tudo, enfim, graças damos a Jesus. AMEM.

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PROXIMO BATISMO? – Na próxima semana – domingo – 9 horas – recomeçamos com as aulas de discipulado para quem pretende se batizar na Festa dos 78 anos da Igreja.
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LUA DE SANGUE
Muitos acordaram de madrugada na última terça feira com a ilusão feliz de que contemplaria um dos raros fenômenos astronômicos deste século, a primeira das quatro luas de sangue (eclipses da lua) previstas para 2014 e 2015, coincidentes com festas judaicas.
            Em Ibitinga tivemos o melhor de todos os eclipses. A lua se escondeu tanto que ninguém viu nada. Foi aclipsada pela terra, pelas nuvens, pela chuva. Enfim... Uma excelente eclipsação. Mas não fiquem tristes. Ainda temos mais 3 possibilidades até o final do ano que vem.          

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A programação de nossa Web pode acessada agora através dos celulares. Utilize o aplicativo APP I RADIOS e digite “iebi.org.br”.  Todos os cultos e louvor 24 horas. Ore por esse ministério.

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A MEMÓRIA E A CONSCIÊNCIA
Perguntaram a um homem que estava a 5 anos num presídio o que lhe era mais doloroso:  as grossas paredes, as portas de ferro do presídio ou os trabalhos forçados. Ele respondeu que o mais terrível no cárcere era a MEMÓRIA, A CONSCIÊNCIA E AS RECORDAÇÕES. Se nos fosse dada a possibilidade de entrevistar as almas dentro do inferno descobriríamos que o mais terrível lá dentro seria as recordações das almas perdidas. Aquelas pessoas que um dia escutaram o evangelho, tiveram a oportunidade de serem salvas, mas recusaram ao SENHOR JESUS CRISTO, o ÚNICO SALVADOR. Se ELE hoje te chamar... Diga SIM.
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A “DOUTRINA” DA EXPIAÇÃO PARCIAL
Os batistas históricos não precisam ser chamados nem de calvinistas e nem de arminianos.
Não querem ser chamados de calvinistas pela associação com o nome do fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas da sua época.
Também não querem ser chamados de arminianos porque não crêem nas doutrinas de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que lutou contra as idéias calvinistas.
Ambos estes líderes Protestantes eram defensores da união do Estado com as igrejas!  
Eram inimigos dos Batistas da sua época! É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e suas respectivas posições doutrinárias porque os dois eram inimigos das igrejas verdadeiras da sua época.

(As frases acima foi extraidas de um estudo feito pelo Pastor Montgomery – Ourinhos). Se desejar saber mais, leia a mensagem na íntegra em nosso blog: “igrejaevangelicabatistadeibitingablogspot.com”

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PRÓXIMO SÁBADO – VIGILIA MENSAL – ACAMPAMENTO
No próximo sábado, dia 26 de abril, a partir das 21.30 horas, acontecerá a “Vigília Mensal” promovida pelo Ministério de Jovens da Igreja. A direção é dos jovens, mas a vigília é para todos os que sentem a necessidade de mais oração. A Vigília começa depois dos cultos de juventude nos Templos da Igreja em Ibitinga. Local: ACAMPAMENTO MAANAIM.

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ANTONIO CAPECE - MOÇAMBIQUE





MISSÃO SE FAZ COM AMOR – Louvamos a Deus pela possibilidade de participar de atividade missionária com nosso irmão Capece, lá em Moçambique. Graças ao amor a Missões dos irmãos de Ibitinga e de Borborema, enviamos uma oferta de 372 dólares destinados a um evento especial nesta semana. Esse valor é a estimativa para transporte, apostilas e alimentação durante a viagem feita pelo Missionário. O plano é ajuntar igrejas na região de “Morrumbala”, onde está a maioria das Igrejas fundadas por Lusvam e Maria Alves, e depois fazer visitas aos obreiros de Nicoadala, Chinde e Mopeia, distritos de Zambézia, que estão quase que sozinhos nas distantes regiões do norte daquele país. O Missionário também agradece a todos que oraram por seu irmão que estava doente. Segundo suas próprias palavras: “Jesus tirou a morte do meu irmão e ele já retornou à pregação do evangelho”.   CAPECE é casado e tem 4 filhos (veja a foto onde aparece também um jovem seu cunhado). Sua carta foi encerrada com a expressão: “OREM POR MIM E PELOS OBREIROS MOÇAMBICANOS”.  Amem... Oremos por Missões. Missões é uma espécie de oxigênio espiritual a revigorar Igrejas pelo mundo inteiro. Missão se faz lá e também aqui. AMEM. 

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Estudos Bíblicos

JESUS MORREU POR TODOS?
O SACRIFICIO DE CRISTO FOI SÓ PARA MUITOS OU TODOS?
UM EXAME DA DOUTRINA DE EXPIAÇÃO PARCIAL

Muitos irmãos acreditam na doutrina de expiação parcial, isto é, que o sacrifício de Jesus na cruz foi feito somente pelos eleitos. Outros bons irmãos aceitam a doutrina de expiação para todos os homens. Há séculos os cristãos debatem este tema, com fanáticos nos dois lados da questão. É lastimável que a verdade mais importante na Bíblia, a morte de Jesus como o Cordeiro de Deus, tem dividido os próprios crentes. Devemos estudar este assunto como qualquer outro na Bíblia, considerando todas as passagens relevantes. Não devemos deixar nossa teologia interpretar a Bíblia para nós, porque a própria Bíblia deve determinar a nossa teologia! A questão é simples: Cristo fez alguma provisão para aqueles que não são eleitos? 
Para simplificar o assunto, os que crêem na doutrina de expiação parcial são chamados calvinistas e os que crêem que Jesus morreu por todos são chamados arminianos. Porém nos dois grupos há varias diferenças de interpretação deste assunto. Nestes dois grupos há muitas divergências sobre varias outras doutrinas. Alguns calvinistas têm desenvolvido um certo padrão doutrinário que consiste em cinco doutrinas associadas chamadas por eles mesmos de ”doutrinas da graça”. Este “arranjo” doutrinário não era conhecido antes da reforma protestante; não fazia parte das antigas confissões de fé. No meio de alguns calvinistas, o irmão que não crê em todos os cinco pontos, ou define um dos pontos diferentemente, é taxado de arminiano injustamente. Ele é acusado de não crer na salvação pela graça! Também o irmão que crê nos cinco pontos é acusado de fatalista ou é chamado de “casca-grossa” no meio dos outros e isto é também injusto. 
Os batistas históricos não precisam ser chamados nem de calvinistas e nem de arminianos. Não querem ser chamados de calvinistas pela associação com o nome do fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas da sua época. Também não querem ser chamados de arminianos porque não crêem nas doutrinas de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que lutou contra as idéias calvinistas. Ambos estes líderes Protestantes eram defensores da união do Estado com as igrejas!   Eram inimigos dos Batistas da sua época! É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e suas respectivas posições doutrinárias porque os dois eram inimigos das igrejas verdadeiras da sua época.
Neste estudo, vamos considerar somente um dos cinco pontos dos calvinistas: a doutrina de expiação parcial. Alguns batistas fiéis aceitam este ensino mas outros não. Vamos examinar, primeiramente, algumas passagens bíblicas usadas pelos calvinistas para defender essa tese.

PASSAGENS QUE FALAM DE EXPIAÇÃO PARCIAL
Mt. 1:21: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Neste caso, “seu povo” significa os eleitos, os verdadeiros crentes em Jesus. 
Mt. 20:28: “Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. A conclusão do calvinista é que Jesus deu a sua vida somente para muitos, isto é, somente para os eleitos.
Mt. 26:28: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. Dizem que Jesus derramou seu sangue somente para muitos, não todos.
João 10:15: Jesus disse: “...dou a minha vida pelas ovelhas”. Dizem que Jesus só morreu para as ovelhas, quer dizer, só para os eleitos. 
Atos 20:28: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Este versículo requer mais estudo depois, mas será que Jesus morreu só para a sua igreja?
Efésios 5:25: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. 
Hebreus 9:28: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. Os calvinistas dizem que Cristo somente tira os pecados dos eleitos.
João 15:13: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. Seus amigos aqui são os eleitos, portanto Cristo deu sua vida somente por eles. 
Estes versículos parecem defender a idéia calvinista de que Cristo só morreu por uma classe de gente identificada por várias palavras, tais como a igreja, rebanho, ou seus amigos, etc. Será que é assim? Quem defende a expiação limitada aos eleitos usa vários argumentos, portanto é bom examiná-los cuidadosamente. 

OS ARGUMENTOS EM FAVOR DO SACRIFICIO LIMITADO
A Bíblia disse que Cristo morreu por um grupo específico. Eles são chamados de: suas ovelhas em João 10:11-15; sua igreja em Atos. 20:28 e Efésios 5:25-27; seu povo em Mateus 1:21; e seus eleitos em Romanos 8:32-35.
Já que os eleitos foram escolhidos desde antes da fundação do mundo, Efésios 1, Cristo não podia ter morrido por todos os seres-humanos. Seria uma perda e falta de previsão da parte de Deus deixar Jesus morrer pelos que não foram escolhidos.
Alguns dizem que Cristo seria um fracasso ou um derrotado se morresse por todos, sem que todos sejam salvos. 
Alguns dizem que Deus não seria justo se deixasse uma pessoa ir para o inferno se Cristo realmente pagasse seus pecados. O condenado não devia pagar o que já foi pago. O tribunal não deixa um réu sofrer duas vezes pelo mesmo crime. Por que o pecador pagaria seus próprios pecados se a expiação fosse feita para ele?
Cristo não orou por todos em João 17, mas somente pelos seus escolhidos. Isto é porque ele não morreu por todos. Já que a intercessão é limitada, também foi limitada a expiação.
Alguns crêem que a expiação sem limites tende a nos levar à doutrina do universalismo, isto é, que todos serão salvos.
A doutrina da expiação limitada foi ensinada antigamente por Agostinho e depois na Idade Média por alguns eruditos, tais como Prosper de Aquitaine, Tomé Bradwardine, e João Staupitz. Alguns dizem que João Calvino não ensinou explicitamente esta doutrina, mas parece que de qualquer modo ele concordou com a idéia em alguns dos seus escritos. E seus sucessores colocaram esta doutrina na Confissão dos reformadores e depois na Confissão de Fé chamada “Westminster”.
Mesmo que a Bíblia use termos como “todos” e “mundo” a respeito da salvação daqueles por quem Jesus morreu, como, por exemplo, João 3:16, as palavras se referem aos eleitos somente. “Todos” quer dizer todas as classes, sem distinção entre judeu e gentio. “Mundo” significa os eleitos no mundo. “Todo aquele” é interpretado ”todo aquele eleito”. Assim os calvinistas crêem que Jesus morreu somente pelos eleitos. 
Eles são obrigados a “explicar”, de uma forma complicada, o uso de palavras simples da Bíblia para sustentar sua tese. Isto é contra o bom senso e o uso normal da língua. Em vez de aceitar o sentido natural da palavra, o que é evidente, aceita uma explicação mais complicada e menos provável. Por esta razão muitos deles usam a lógica e argumentos complicados para evitar o que é simples! 

NOTEMOS OS ERROS DESTES ARGUMENTOS
Vamos examinar algumas das passagens que sustentam a doutrina de expiação sem limites: Esta posição é Bíblica e há muitas passagens que sustentam esta interpretação sem usar explicações complexas.
Lucas 19:10   “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Vamos perguntar, “Quem é perdido, é a humanidade inteira, em sua totalidade, ou só os eleitos”? Todos os homens estão perdidos. A mais natural interpretação é que Jesus veio buscar e salvar todos os perdidos. Não diz que todos serão salvos. Se Jesus veio só para os eleitos, então os outros no mundo não são perdidos! Logo se os não escolhidos não são perdidos, então não há necessidade da sua salvação. Neste caso os eleitos seriam os únicos perdidos, e os outros que não vão aceitar a palavra não seriam perdidos! Que doutrina estranha!
João 1:29  “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.  O que quer dizer  “mundo”  neste versículo?  Será que é o “mundo dos eleitos”? Não. É a raça humana no seu estado caído e separado de Deus.  Até João Calvino pregava que nesta passagem o mundo é a raça inteira, e não somente os eleitos!   A expiação é suficiente para tirar o pecado de todos os perdidos no mundo. Jesus é o Cordeiro ou sacrifício para o mundo inteiro. Não há necessidade ou justificação colocar as palavras “dos eleitos” neste versículo. Jesus é o Cordeiro de todos os pecadores.
João 3:16   “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. É importante observar que este versículo não pode ser separado do contexto nos vs. 14 e 15. Jesus cita o caso em Números 21, onde Moisés levantou uma serpente feita de bronze no campo de Israel para que todo aquele que olhasse para ela seria curado fisicamente de sua picada. Jesus faz uma comparação espiritual entre este incidente e a salvação do pecador. Qualquer pessoa picada pela serpente podia olhar para a serpente de bronze e ser curada. Qualquer pecador que olhar para Jesus será salvo eternamente. Seu sacrifício foi suficiente para todos picados pela serpente, isto é, todos os pecadores. Se um pecador não se salva, a culpa é dele e não por falta do remédio. Não havia limite. Quem olhasse seria curado, pois a morte de Jesus é suficiente para todos, mas eficiente somente para aquele que olhar para Ele.
João 4:42  “E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”. Será que a mulher e os Samaritanos pensavam que Jesus é  “O Salvador do mundo dos escolhidos”? 
I Tm. 4:10 “Pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis”. Isto é uma clara distinção entre todos os homens e os que crêem. O Salvador fez algo para todos os homens, mesmo que não sejam os eleitos. Há provisão para todos os humanos, mas esta provisão é somente eficiente para os crentes. 
Hebreus 2:9 “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”. A palavra “todos” em grego (pantos) é mais bem traduzida “cada” e não “todos”, que seria outra palavra (panton). Por que Deus usou pantos (cada um) e não panton (todos)?   Porque o singular enfatiza mais a morte de Jesus por cada indivíduo. Cristo morreu por cada indivíduo. 
Rm. 5:6 “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”.   Não disse aqui que Cristo morreu pelos eleitos no meio de outros ímpios, ou por alguns ímpios. Se alguém é ímpio, então Cristo morreu por ele. Se não morreu por todos, então os não eleitos não podem ser considerados ímpios. Se fosse assim, somente os eleitos seriam ímpios!
Rm. 5:18   “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”. Se a ofensa veio sobre todos, então a graça veio sobre todos também. Nós não temos direito de mudar o sentido da palavra para acomodar um ponto do calvinismo. Se Cristo não morreu por todos os homens, então nem todos os homens são condenados. Se a graça não veio sobre todos os homens, então havia homens que nunca foram condenados. Mas justamente é isto que alguns calvinistas crêem, isto é, que na realidade o escolhido NUNCA FOI PERDIDO! Isto cria mais um problema para alguns calvinistas. Se o eleito nunca foi perdido, por que Jesus viria para buscá-lo e salvá-lo! (Lucas 19:10). A verdade é que Cristo sofreu por todos os homens, mas nem todos recebem a salvação que ele efetuou. A graça veio sobre todos porque todos são condenados, mas somente os que crêem em Jesus são justificados.
II Co. 5:14-15   “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.   Se todos os homens estão mortos nos seus pecados e ofensas, então Jesus morreu por todos os homens. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”,  Ro. 3:23. Todos os homens eleitos ou todos os homens?  Podemos ler, “Todos os eleitos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”? Se todos os homens não fossem mortos, Jesus não teria morrido “por todos” mas sim, só para os eleitos. Neste caso os eleitos seriam os únicos mortos espirituais! Se somente os eleitos são mortos espirituais, então os não eleitos não são perdidos! Que absurdo! Mas versículos 14 e 15 dizem que Jesus “morreu por todos”.  A frase que segue, “os que vivem não vivam mais para si” mostra que alguns são vivificados, ou tem vida eterna, e outros não. São os crentes que não devem viver mais para si, mas para Cristo que morreu por eles. Isto não nega, porém, que morreu também para os demais.
1 João 2:2  “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. Quem está incluído nas palavras,  “nossos pecados”? Suponhamos que sejam os eleitos. Muito bem. Então, quem é indicado na seguinte frase, “mas também pelos de todo o mundo”? A verdade é que o sacrifício de Jesus para nossos pecados foi não somente para nós que cremos, mas para todos os pecadores. Sua morte é suficiente para salvar qualquer um ou todos. Quando lemos esta passagem de João com naturalidade, sem impor nela nossa interpretação própria ou nossa presunção, entendemos que a propiciação (sacrifício satisfatório) foi feita para todos os homens e não somente para os escolhidos. Simplesmente não dá sentido dizer que Jesus morreu pelos pecados dos eleitos, e não somente por eles, mas também pelos pecados do mundo dos eleitos! A verdade é que a propiciação ou expiação foi feita para todos os homens. Somente quem crê será salvo.

Isaias 53:6 “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. Este versículo não faz sentido se a palavra “todos” que descreve os desgarrados não for o mesmo  “todos”  para os quais o Senhor morreu. O Senhor Deus fez cair sobre Jesus Cristo, “o cordeiro que tira o pecado do mundo”, a iniqüidade de todos que andavam desgarrados como ovelhas. Se todos erraram, então Cristo morreu por eles. Se não morreu para os não eleitos, então estes não estavam desviados do caminho.
II Pe 2:1. Pedro disse que Cristo pagou o preço de redenção até para os falsos ensinadores que o negam!  “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. Pedro mostra claramente que o povo para o qual Jesus morreu realmente é perdido. Os perdidos incluem falsos profetas, falsos doutores e hereges. São perdidos e serão julgados porque negam “o Senhor que os resgatou”. A palavra “resgatou” é a tradução do grego “agorazo” e é a mesma palavra usada em Mateus 13:44 e 46, onde o homem comprou uma propriedade inteira para receber um grande tesouro! Jesus morreu e comprou de volta tudo que foi perdido no jardim do Éden para salvar os que crêem nele. Há distinção entre os pelos quais Jesus morreu (todos) e os que serão salvos (os crentes). Portanto Jesus morreu pelos não eleitos, até mesmo para os falsos doutores. Cada um leva a sua própria culpa.
João 3:17  “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.  João Calvino disse que Deus não quer que os ímpios sejam excessivamente taxados com uma destruição eterna porque Ele apontou seu Filho para ser o Salvador do mundo. A palavra “mundo”   foi repetida para que nenhum homem sinta excluído se tão somente cresse em Cristo.   Deus claramente fez provisão para todos os seres-humanos. Também há muitas passagens que ensinam que o evangelho deve ser pregado a todas as criaturas, universalmente. Como pode ser verdade se somente alguns têm a possibilidade de serem salvos?
Considere o seguinte: Mt. 24:14 disse que o evangelho do reino será pregado ao mundo inteiro como testemunho e depois virá o fim. Em Mt. 28:19-20 Jesus manda a igreja fazer discípulos em todas as nações, batizar os crentes e ensinar a palavra. Ele mandou a igreja pregar o evangelho a toda criatura, Marcos 16:15. Em At. 1:8 Jesus disse “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria até aos confins da terra”.
Considerando tais passagens, é legítimo perguntar o seguinte: se Cristo morreu somente pelos eleitos, como pode ser feita uma oferta de salvação para todas as pessoas sem alguma insinceridade, artificialidade ou desonestidade neste processo?   Se Cristo não morreu por todos, não seria um pouco impróprio oferecer a salvação a todos?  Alguns irmãos, vendo este problema, chegam à conclusão falsa de que não há oferta de salvação a todos! Dizem que não devemos oferecer Cristo a ninguém ou fazer um apelo aos descrentes!  Muitos dos nossos irmãos que pensam assim não pedem a ninguém aceitar o evangelho por causa dos excessos emocionais dos outros que pregam uma? Salvação fácil e barata? Alguns dos mais radicais crêem que uma pessoa pode ser salva sem ouvir o evangelho!   São coerentes, mas errados. O evangelho é o poder de Deus para a salvação para quem crê no Senhor Jesus, não para quem sabe defender cinco pontos teológicos inventados por um protestante!
A verdade é que quem crê que Jesus morreu só para os eleitos não pode dizer a qualquer pecador, com verdadeira convicção e certeza, “Cristo morreu por você”.
Como podemos colocar todos os versículos sobre este assunto juntos numa maneira harmoniosa sem contradição? Alguns versículos parecem ser irreconciliáveis com outros. Alguns dizem claramente que Cristo morreu por alguns, mas outros mostram que morreu por todos! É lógico que se Jesus morreu por todos, morreu também por “alguns”.  Para a doutrina da reconciliação parcial ser comprovada, tem que provar que Jesus morreu SOMENTE por alguns. É verdade que Jesus morreu pelas ovelhas, isto é, por muitos (Mt. 26:28). Também morreu por sua igreja, mas isto NÃO nega o fato que morreu por todos os outros crentes também. Não há problema em dizer que Ele morreu por um grupo especificamente, mas cremos que há um problema em negar as claras passagens que dizem que morreu por todos.

TODOS OS CRENTES FAZEM PARTE DA IGREJA?
At. 20:28  “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.  Paulo disse que Deus resgatou sua igreja com seu próprio sangue. Se usarmos a mesma lógica dos calvinistas, chegamos à conclusão que Deus só resgatou a igreja e não a todos os crentes!  Por esta razão muitos calvinistas acreditam que a igreja se compõe de todos os crentes. Crêem que a igreja não é só do Novo Testamento. Convenientemente acham que o crente não precisa ser batizado para fazer parte da igreja! A igreja é feita de crentes batizados biblicamente e unidos no propósito de obedecer a grande comissão de Cristo. Os crentes do Velho Testamento não fazem parte da igreja neo-testamentária. Os crentes que não andam de acordo com a palavra e que são excluídos da comunhão da sua igreja local também não fazem parte. Os crentes que não são batizados não fazem parte. Jesus morreu por sua igreja, mas não só por ela! Ela é um grupo distinto dos outros na família de Deus. Jesus resgatou com seu sangue todos da sua igreja, mas também todos os outros crentes verdadeiros.  Da mesma maneira, posso dizer que a menção de UM grupo pelo qual Jesus morreu não indica que não morresse pelos outros também! O sofrimento e sacrifício de Jesus não pode ser limitado só para os que vão aceitá-lo. Não há limite no seu imenso amor!
Ef. 5:25-27  “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.   Cristo amou a igreja! O amor de Cristo é limitado à igreja conforme a lógica calvinista.
Sem dúvida nenhuma, Jesus amou a igreja, e a resgatou com seu próprio sangue, e a si mesmo se entregou por ela. Ele vai purificar a igreja e vai apresentá-la a si mesmo totalmente glorificada e sem defeito. Devemos examinar este assunto mais um pouco. Jesus morreu somente pela igreja? Ou será que morreu por outros salvos que não fazem parte dela? Jesus morreu pelos crentes do Velho Testamento? Eles fazem parte da igreja? Os crentes não batizados estão na igreja? Ser salvo e ser membro da igreja é a mesma coisa? A pessoa excluída da igreja perde a sua salvação?   Estas passagens dizem que Jesus resgatou a igreja com seu próprio sangue e se entregou por ela. Este resgate foi parcial, ou inclui todos os eleitos? Ou será que este resgate se refere à certa classe de pessoas incluídas no resgate de Cristo? Se usarmos a lógica calvinista da primeira parte deste trabalho, isto é, que Jesus morreu só pelo seu povo, só pelos seus amigos, só por muitos, então temos que concluir que só morreu pela igreja também!   Isto quer dizer que todos estes termos são sinônimos. Todo o eleito faz parte do “seu povo”, dos “seus amigos”, dos “muitos”, e “a igreja” também!
Se este for o caso, todos os eleitos, mais cedo ou mais tarde, serão batizados de acordo com a Bíblia, e vão fazer parte da igreja que Jesus fundou e deixou no mundo. Por esta razão muitos calvinistas deixam sua posição sobre a igreja local e acabam aceitando a idéia da igreja invisível, feita de todos os crentes. Eles aceitam a teoria de duas igrejas. Será que todos os crentes fazem parte da igreja Neo-Testamentária?   Se Cristo morreu pela igreja, temos que crer que todos os eleitos fazem parte dela?   Por que não podemos crer que Ele morreu pela igreja, mas também por todos os salvos fora dela?   Por que não podemos crer que Ele morreu por todos os salvos (eleitos), mas pelos outros perdidos também?

DEUS AMA TODOS OS HOMENS?
Incrível que pareça, há alguns que pregam abertamente que Deus não ama sua própria criação. Jesus disse em João 3:16, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”  mas muitos calvinistas dizem que este amor é limitado somente aos eleitos.   Eu ouvi pessoalmente um pastor dizer numa conferência dos “Batistas da Graça Soberana” que “Deus não ama todos os homens mas odeia alguns”.   Pregou que Deus, “não odeia só o pecado mas odeia o pecador também”,  e muitos dos ouvintes disseram, “Amém!”    Muitos crêem assim mas não falam das suas convicções por falta de coragem. Aceitam uma teologia em que um dos pontos principais é a expiação limitada. Eles argumentam pela lógica assim: "Como pode Deus amar os ímpios que estão debaixo da sua ira”? Vamos examinar este assunto agora.
Sem dúvida nenhuma Deus é soberano. É o Senhor dos Exércitos. Ele faz o que quer e ninguém tem direito de se opor. Ele é onisciente, onipresente, sempiterno e onipotente, mas o maior atributo ou característico de Deus é o seu amor. Em I João 4:8 lemos, “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. 
Quando o pecador é salvo, ele nasce do Espírito Santo de Deus. Ele nasce de novo. É regenerado e se torna “participante da natureza divina”, 2 Pe 1:4. O crente verdadeiro mostra o amor de Deus aos outros. Jesus disse que o crente é reconhecido pelo amor que mostra aos outros. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”, João 13:35. 
Há vários tipos de amor, dependendo do relacionamento. Deus tem um amor especial para os seus filhos. Eu amo minha família mais do que os outros, mas amo os outros também. Amo meus amigos mais do que meus inimigos, mas amo estes também. Há muitas passagens na Bíblia que ensinam que devemos amar uns aos outros. O amor é a prova de um crente verdadeiro. Paulo disse em Ef. 2:4: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou...”.    Ro 13:8: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”. Ga 5:13:  “Mas servi-vos uns aos outros pelo amor”. 2Co 13:11:   “E o Deus de amor e de paz será convosco”. Deus ama seu povo.
João é chamado o Apóstolo do amor e escreveu estas passagens: 1Jo 4:7, “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. 1 Jo 4:9, “Nisso se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”. 1 Jo 4:16, “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele”.   1 Jo 4:20,  “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu”? 
Estas passagens mostram o amor de Deus pelos seus filhos, mas será que Deus não ama mais ninguém? Será que Ele somente ama os que são seus filhos? Vamos lembrar o fato que o crente tem a natureza divina porque é uma nova criatura e o amor de Deus está derramado no seu coração.
Se o Pai celestial é amor, seus filhos devem estar cheios de amor também. Afinal, eles receberam sua natureza divina e o maior elemento desta natureza é o amor. Em 2 Pe 1:7, somos admoestados a acrescentar à fé várias virtudes que incluem não só a  “caridade”  [agape em Grego], mas também o amor fraternal. O crente tem amor especial pelo outro irmão em Cristo!
Mas será que Jesus ensinou a seus discípulos que Deus só ama os eleitos? Devemos amar somente aqueles que nos amam? Os crentes devem amar só os eleitos?
Jesus disse em Mateus 5:43-46: ?Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?”
 Ora, se eu devo amar os meus inimigos e perseguidores, é porque sou filho de Deus agora e devo demonstrar esta característica da natureza divina. Amamos os inimigos porque somos filhos de Deus! Deus ama os seus inimigos também, até aqueles que Ele sabe que nunca vão aceitá-lo. Deus ama os não eleitos porque Deus é amor.
Paulo disse que Cristo, “estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”, Ro 5:6-8. Não devemos crer que Deus só ama os que O amam! A propiciação foi feita pelos pecados dos filhos de Deus, mas também para todos os homens.
1 João 2:2: “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.


Todos os direitos pelo autor
Steve H. Montgomery
Novembro de 2006 – Pastor da Igreja Batista Independente de Ourinhos SP