Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Estudos extras - 27/04/2014

PODER PARA SER DIVINO – Pastor Vandir Duarte de Lima

Dt 32:35 a 39 - A mim pertence à vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. O SENHOR julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre. Ele dirá: - Agora, onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiaram, os deuses que comeram a gordura dos seus sacrifícios e beberam o vinho das suas ofertas derramadas?
- Que eles se levantem para  ajudá-los! Que eles lhes ofereçam abrigo!  Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há Deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

OS FALSOS DEUSES

1.            Humanamente falando, a capacidade para tornar alguém divino ou reconhecido como deus ou deuses está exatamente na pessoa que resolve divinizar alguém ou atribuir divindade a alguém ou a alguma coisa.
2.            Como exemplo disso posso citar os deuses adorados pelo mundo afora. Eles não são coisa alguma não é nada. Foram os adoradores deles que os tornaram divinos. São as crenças e cultos adoratórios que determinam a capacidade ou o poder da essa pretensa divindade.
3.            Quanto maior é o número de adoradores para esses deuses, maior será o alcance da fama deles. São os adoradores que determinam o poder e o alcance dessas divindades.
4.            Essas divindades só existem por causa da atribuição dada a elas pelas pessoas.  Se, em algum momento, as pessoas ou os adoradores, deixarem de atribuírem a eles autoridade e divindade, simplesmente cairão no esquecimento ou seu culto será mantido por uns poucos de pessoas.
5.            Esses deuses com letra minúscula, simplesmente “morrem” quando seus adoradores morrem ou deixam de adorá-los. As vidas desses deuses dependem unicamente da existência de pessoas que os queiram adorar ou venerar.
6.            Sem o atributo provindo dos adoradores eles simplesmente “morrem”, pois suas vidas dependem dos mesmos adoradores.
7.            De forma bem categórica podemos afirmar que esses deuses “pertencem”, são propriedade de seus adoradores.
8.            Vivemos num tempo em que as pessoas estão desejando esse tiupo de deuses. Deuses que estejam submissos aos seus adoradores, que façam suas vontades, que lhes conceda desejos, mais ou menos como o gênio da lâmpada de Aladim.
9.            Esses deuses falsos não procuram adoradores, são os adoradores que os procuram e deles procuram se servir.

O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

1.     Com o SENHOR, tudo é diferente.  Deus tem e é divindade em si mesmo. Mesmo que alguém não o considere e nem o respeite como Deus, isso não vai mudar a essência Dele. Ele permanecerá sendo Deus, Deus poderoso e maravilhoso, mesmo que os seres humanos não o considerem como tal.
2.     Os homens não precisam atribuir divindade a Deus, ao Deus Verdadeiro. Ele é divino, Ele é Deus e ponto final.  Mesmo que eu deixe de adorá-lo, ele jamais deixará de ser Deus. Veja os textos abaixo:
3.     Habacuque 1.12 – Senhor, tu és desde a eternidade. És meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, designaste a nossa nação para executar juizo. Tu, que és a Rocha, tens determinado que nossa nação aplicasse o castigo.
4.     Isaias 40.28 – Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.
5.     2 Coríntios 4.16 – Por isso não desanimamos. Do lado de fora podemos estar nos desgastando, mas do lado de dentro estamos sendo renovados dia após dia.  Os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que tem um peso maior do que todos eles. Fixemos, portanto, nosso olhar não naquilo que se vê, mas naquilo que não se vê. O que vemos é transitório, mas o que não vemos é eterno.
6.     Existe outra verdade poderosa e gloriosa a respeito do nosso Deus Verdadeiro. É Ele quem busca seus adoradores. Veja o texto:
7.     João 4.23 – O Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, pois Ele é Espírito.
8.     Nosso Deus é auto existente. Ele era antes de todo o tempo, Ele existe antes da própria existência, é atributo Dele buscar os seus adoradores e estabelecer a forma como os seus adoradores o adorem.
9.     Não pode ser de outra forma. Não é nossa prerrogativa nem mesmo a forma do adorar ao Deus Vivo. Essa prerrogativa de dizer como se deve adorá-lo é Dele mesmo e Ele já estabeleceu em sua própria Palavra.
10.  O ídolo morre quando seu criador morre. Mas, no caso do nosso Deus, mesmo que o adorador morra, Ele permanece pois Ele é eterno e jamais morre, nunca há de morrer.
11.  A vida do ídolo está ligada à vida do seu respectivo adorador. Se o adorador de um ídolo morre, provavelmente seu culto, sua divindades também há de desaparecer.
12.  Com o Nosso Deus tudo é diferente. Mesmo que o adorador morra, Deus há de continuar. A vida de Deus não depende da vida do adorador. Deus sempre vai em frente. Ele é o Criador de todas as coisas.
13.  Repetindo, mesmo que o crente venha a morrer, Deus não morrerá. Deus permanece.
14.  Veja o texto de Isaias 45.18 a 23:  Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro. Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: Procurem-me à toa. Eu, o Senhor, falo a verdade; eu anuncio o que é certo. “Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar. Declarem o que deve ser,apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.   “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.
15.  Temos outra verdade maravilhosa. Se o adorador de Deus morre, Deus pode até lhe dar vida outra vez. Mas, com toda a certeza, mesmo que não lhe dê vida nesta terra, ele terá a vida eterna.
16.  Outro grande destaque é que é muito grande, é glorioso ser achado por Deus, ser encontrado por Ele. Em Mateus 28.18 a 19, lemos: “Mateus 28.18 a 20: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os ema nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. 
17.  Poder ser considerado alguém que foi escolhido por Deus para se tornar um adorador é um privilégio muito grande. Devemos nos sentir privilegiados pelo fato de termos sido escolhidos por Deus como adoradores.
18.  Isso não é tudo. Alem de nos escolher e nos chamar para sermos adoradores, ele também nos escolheu para que o chamemos de Pai e ele nos chame de filhos, herdeiros Dele junto com Cristo. Acima  de tudo, porém, ele foi escolhido para ser um adorador fervoroso e dedicado. Veja o texto a seguir:
19.  Deuteronomio 7.9 – O Senhor, o nosso Deus, é Deus. Ele é o Deus fiel. Ele mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.
20.  Mateus 24.30  a 31 – Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem... Ele enviará seus anjos para reunir seus eleitos, de um canto a outro do céu.
21.  Romanos 14.7 a 12 – Nenhum de nós vive para si mesmo. Nenhum de nós morre apenas para si mesmo. Se vivemos, para o Senhor vivemos, se morremos, é para o Senhor. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.   Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: “ ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ”. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
22.  Salmo 90: 1 Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. 2 Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.



E nisso alegro-me com grande exultação.


Nenhum comentário: