Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BOLETIM DE 18 DE DEZEMBRO DE 2011

EQUIPE MARFA - RELATÓRIO DA ÚLTIMA VIAGEM AOS OFAIÉS

O Senhor tem feito grandes coisas junto ao povo Ofaié. Saímos de Ibitinga no dia oito com muita chuva, mas não esmorecemos na fé. Oramos e clamamos para que o Senhor mudasse os acontecimentos e nos permitisse realizar o que havia sido planejado. Chegar à aldeia é difícil. Muita terra, grandes bancos de areia, pista escorregadia com a chuva, grandes poças de água e não esqueçam de que levávamos uma carreta muito pesada. Carregávamos roupas, brinquedos, alimentos, material elétrico para instalar no templo recém-construído. Já é difícil em situação normal, imagine com todo esse peso. Mas DEUS esteve conosco o tempo todo. Cada detalhe Ele cuidou. Não tivemos chuva na viagem de ida, mas fomos surpreendidos por vários acontecimentos relacionados a motoristas imprudentes. Muito susto. Mas o Senhor nos livrou de muitos possíveis acidentes. Em Brasilândia almoçamos e fomos surpreendidos por forte chuva. O barro se formou rapidamente. Mas devia ser uma prova para nossa fé. Em 15 minutos o tempo limpou e não choveu mais. Chegamos bem e cumprimos a programação planejada. Glória a Deus por todas as coisas.

A Chegada: Visitamos todas as casas da aldeia na sexta feira à tarde. Entregamos uma bíblia em cada casa, fizemos leitura de um texto e deixamos mensagem. Em cada casa louvávamos ao Senhor dirigidos pelos irmãos Alex e Celso, depois convidávamos a todos para as atividades e oramos por todas as pessoas e por todos os lugares onde Deus nos permitiu chegar.

Sexta feira à tarde: No culto da sexta feira à noite Deus derramou de sua presença. O culto teve louvor, teatro e depois a mensagem. Na oração final o vice-cacique da aldeia, o índio Ofaié Juraci, reconheceu estar fora dos caminhos do Senhor e tomou a decisão de aceitar o Senhor Jesus diante de todos que lá estavam. Levantou-se diante de todos e veio até nós reconhecendo seus erros e recebendo nosso abraço de comunhão e as orações a seu favor. Momento grandioso! Deus estava naquele lugar.

Sábado de manhã: Formamos equipes de competição masculina (índios e não índios). Preparamos atividades indígenas com o objetivo de aproximação, fortalecimento da autoestima, resgate da cultura e testemunho do amor de Deus (arremesso de dardos em alvo fixo, arremesso de lança, atirar com arco e flecha, cabo de guerra, gira pau e futebol). Foi fascinante sentir tanta alegria. Foi algo que a todos surpreendeu e envolveu.

Sábado à tarde. A equipe se dividiu em vários trabalhos. As mulheres foram conduzidas pela irmã Janaina, Flávia e Rute. Cada mulher indígena recebeu um chinelo, aprendeu a bordar com pedrarias e depois foram presenteadas com o próprio trabalho. À noite todas estavam vestindo os chinelinhos bordados (com alegria sincera). As crianças ficaram com o Pudim (Luiz Ricardo), Raphaeli, Luana, Guilherme e Renatinha. Houve ensino, oração e depois gincana com brincadeiras por toda à tarde. Sentimos muita paz de Jesus naquele lugar. Ainda no sábado à tarde os homens (Wilson, Ricardo, Celso, Paulinho, Alex, Weiner e a liderança da aldeia) terminaram a instalação elétrica e a iluminação do templo que estamos reconstruindo.

Sábado à noite. Muitos louvores, coreografia com Luana, Guilherme e Renatinha, teatro impactante e mensagem. Tudo debaixo de muita unção e benção. Nem imaginávamos as grandes obras que o Senhor ainda iria realizar naquele lugar.

Domingo de manhã: Durante o culto nós realizamos a apresentação de teatro de fantoches (Janaina e Pudim) e entregamos a mensagem do Senhor. No apelo vieram à frente três pessoas (o Cacique José e mais duas irmãs). Momentos marcantes em nossas vidas. Muito júbilo e choro nas vidas de todos os presentes. No final do culto foram feitas as entregas dos presentes para as crianças da aldeia.

Almoço de encerramento: No encerramento foi realizado o almoço coletivo. Nossas cozinheiras (de todos os dias) foram às irmãs Janaina e Raphaeli. Nesse último dia elas foram apoiadas pela irmã Lídia (moradora da aldeia). Quanta gente participando desse almoço final. Deus cuidou de tudo. Concedeu-nos grande livramento e vitória. Ele pelejou por nós. A ELE glorificamos.

Voltando para casa: Retornamos em paz trazendo nossos feixes de alegria. Um ano e um mês de apoio ao trabalho da Uniedas naquele lugar (Pr. Ricardo Poqueviqui e família). Conseguimos ver a alegria e a transformação de Jesus operando entre os Ofaiés. Que o Senhor nos ajude a continuar avançando em Nome e para a Glória do Senhor Jesus. Em Cristo: MARFA (Missionários Avançam Rumo aos Filhos Amados). Assinado: Wilson (Kiko).

---------------------------

CONVITE A TODOS

Amanhã, segunda feira, 20 horas, na Praça Ruy Barbosa (em frente à Matriz), haverá uma apresentação parcial da Cantata GLORIOSO. Quem estiver livre nessa noite poderá apoiar esse evento que foi incluído nas festividades natalinas da cidade. Compareça e ore pela apresentação.

---------------------------

ÚLTIMO BOLETIM DO ANO

Excepcionalmente, neste ano, teremos um boletim a menos. É que não editaremos o boletim do dia 25 de dezembro (domingo – natal) em virtude de férias da Gráfica. De forma que este é o último boletim do ano 2011. O próximo já terá a data de 01 de janeiro de 2012. Não publicaremos, portanto, a lição das células para a última semana deste ano. A maior parte das células não terá atividades entre o Natal e o Ano Novo. Na primeira semana de Janeiro já recomeçaremos com a lição seguinte da série “Matadores de Gigantes”. Nesta semana ainda inserimos a lição oito. Células que já estiverem inoperantes devem guardar a lição para o retorno em 2012. Um abraço a todos. Deus nos abençoe a todos. AMEM.

---------------------------

PREPARE-SE PARA O INÍCIO DE 2012

AJUDE A IGREJA A COMEÇAR BEM – ANOTE A AGENDA

31.12.2011 – sábado – Das 21 às 24 horas – CULTO DE VIGILIA DO ANO NOVO. É o culto em que celebramos a Ceia do Senhor e depois participamos da noite de confraternização nos primeiros momentos do novo ano. Prepare-se e venha. Traga um prato de doce ou salgados e um refrigerante de 2 litros.

01.01.2012 – Domingo – Cultos normais (9 – 17 e 19 horas).

02.01.2012 – Segunda feira – Reunião do Conselho dos Doze (célula maior).

09.01.2012 – Segunda feira – Reunião dos Doze (cada um com sua equipe de Doze).

08.01.2012 (domingo às 22 horas) até 11.01.2012 (quarta feira às 18 h) – JEJUM e ORAÇÃO no Acampamento. Direção do Pastor Jorge Torres.

13 a 15.01.2012 – Sexta a domingo – Primeiro Encontro com Deus do ano 2012. Comece bem o ano. PARTICIPE DO ENCONTRO COM DEUS. Especial para quem já foi batizado, mas livre para todos em geral. PARTICIPE. Guarde sua vaga. Ligue para a secretaria da Igreja (3342.4533).

---------------------------

ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU! EBENEZER!

Senhor Jesus! Olha para as ameaças que nosso adversário tem feito a nós. Perdoe se temos tido pequena fé e, pior ainda, se temos tido medo em algum momento. Perdoe-nos, mas concede a teus servos ousadia e coragem para continuar a crer e a buscar teu amor e a unidade espiritual entre nós. Enquanto isso, ó Senhor, continue a estender tua forte mão para curar e operar sinais e prodígios pelo teu Santo Nome. Em Cristo Jesus. AMÉM.

---------------------------

Estudo 8 -AS DUAS FACES DE UM MATADOR DE GIGANTES

Introdução: Leia Atos 13:22

Davi desenvolveu em sua vida uma atitude que chamou a atenção de Deus. A sua vida reunia de maneira muito interessante dois aspectos de uma mesma personalidade. O que podemos aprender com esse Matador de Gigante, para que possamos também chamar a atenção do Senhor? Vejamos alguns aspectos da vida de Davi:

Encontramos em Davi a capacidade de...

I – SER GUERREIRO E POETA - Vemos em Davi uma qualidade que não encontramos em nenhum outro rei ou líder do povo de Israel. Davi conseguiu desenvolver na mesma personalidade características muito distintas - guerreiro e poeta. Você consegue imaginar alguém que pega na espada e mata os inimigos, comanda um exército e depois pega numa harpa e começa a cantar: “Ó SENHOR Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças! (Salmos 103:1). “ O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmos 23:1). Dificilmente nós conseguimos conciliar duas áreas tão distintas - o ativismo e a comunhão. Em geral ou somos como Marta (gostamos de fazer coisas para Deus), ou somos igual Maria que quer ficar assentada aos pés do Mestre o dia todo. Todavia um Matador de gigante precisa ter a atitude do guerreiro de dia, lá no seu trabalho, na sua célula, no meio de sua família. Mas quando estiver diante de Deus em adoração, também precisa derramar sua alma perante o Senhor, chorar, clamar, cantar cânticos espirituais. Você sabia que um dos sinais de uma pessoa cheia do Espírito Santo é que ela canta constantemente?

II – FRACO PARA COM DEUS E FORTE PARA COM OS HOMENS - Davi se mostra um líder forte, um general que fazia o coração dos inimigos estremecerem. Todavia veja esse outro lado de Davi. Salmo 22.15-19; Salmo 103.14-16. Diante de Deus em oração, Davi fala: “Senhor eu sou pó. Diante de ti eu sou como a relva que nasce, cresce e morre...”. Mas você nunca vê Davi falando isso para os seus inimigos. Esse é um dos segredos de Davi.. Ser forte diante dos homens e fraco diante de Deus. Normalmente se uma pessoa é forte diante dos homens não consegue se quebrantar diante de Deus. E quando uma pessoa é fraca diante de Deus tende a ser fraca também diante dos homens. Tem gente que chora diante dos homens, se lamentando, contando lutas, provações, dificuldades. Mas nunca se rende ao Senhor, nunca se humilha diante de Deus. Quem vai resolver seu problema não é sua sogra, não é seu cunhado, não é seu pai ou sua mãe. Quem vai resolver seu problema é Deus! Então conta prá Ele.

III – FALAR AO CORAÇÃO DOS HOMENS, MAS PERMITIR QUE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO. – Leia I Samuel 22.1-2. Esse texto nos fala de Davi na caverna de Adulão. A ele se juntou tudo quanto era tipo de homem necessitado de algum tipo de ajuda. Davi precisava ter uma palavra de restauração para a vida desses homens. Por isso, ele também precisava ouvir de Deus. Saber ouvir e saber falar é uma arte. Ter o equilíbrio entre falar e ouvir é uma arte. Nós fomos chamados por Deus para falar ao coração dos homens. Mas isso só é possível quando nos dispomos a ouvir do Senhor. Por isso, precisamos nos reunir sempre para estudar a Palavra, tanto na célula quanto nos cultos dominicais no prédio da igreja.

IV – AFRONTAR OS INIMIGOS MAS HONRAR A DEUS E AOS HOMENS QUE DEVEM SER HONRADOS. Diante dos inimigos Davi era implacável. Ele comandava a guerra, destronava reis, capturava exércitos inteiros. Mas Davi sabia honrar e reconhecer autoridade na vida daqueles que possuíam a unção de Deus. Davi foi um homem que soube lidar com a questão da autoridade em sua vida. Ele honrou ao pai, tomando conta das ovelhas, e fazendo tudo o que o pai lhe pediu. Como filho ele viveu uma vida de obediência. Ele Honrou ao rei Saul, quando ele ainda não possuía o trono. Você pode ser o maior matador de gigante da face da terra, mas se você não reconhece autoridade, não serve para Deus. Você está desqualificado para a obra de Deus! Ele Honrou a Deus: Sempre dando ao Senhor ofertas por toda vitória que alcançava. Leia II Sm.24.22-25. Sempre que Davi obtinha uma vitória ele fazia um sacrifício ou uma oferta ao Senhor! Assim também devemos honrar ao Senhor com os nossos dízimos e com as nossas ofertas, sempre que alcançarmos uma vitória da parte do Senhor tais como: nosso aniversário, a compra de um bem, o nascimento de um filho, a aprovação num concurso, o início de um novo ano, etc.

CONCLUSÃO: Vemos em Davi o modelo ideal para o matador de gigantes que precisamos ser em nossos dias. Ter habilidade para lidar com pessoas e com Deus é algo que devemos buscar em Deus através das orações, mas também no preparo de nossa alma, buscando aprender através do estudo da Palavra. Se você quer ser um matador de gigantes no modelo de David será muito abençoado e vai abençoar muitos ao seu redor.

MEDITE: Você tem o desejo de ser essa pessoa vitoriosa como foi o rei Davi? Então comece hoje a fazer algumas mudanças em sua maneira de ver a vida e fazer as coisas.

(extraído – Vencedores – SJBVista SP)

---------------------------

CASAMENTOS

Recebemos convite para os casamentos que serão realizados no mês de Janeiro de 2012. Anote as datas:

Dia 7 de janeiro - 19.30 horas - Casamento de Tiago e Michele.

Dia 21 de janeiro - 18.30 horas - Casamento de Denis Lamarca e Valeska Raquel.

---------------------------


O DIA DE NATAL - O dia de Natal (25 de dezembro) foi uma iniciativa das lideranças cristãs em pleno século IV depois de Cristo, no momento em que o Império Romano começava seu processo de cristianização do mundo. Essa data era a principal comemoração de algumas religiões pagãs. Ao invés de proibir o paganismo, a Igreja entendeu ser mais fácil mudar o foco da festa. Ao invés de comemorar o nascimento do deus Sol Invictus (Mitraismo) a data passou a ser utilizada como comemoração da noite em Jesus nasceu em Belém, bem próximo a Jerusalém.


O que a Bíblia ensina é que o Senhor nasceu numa noite de calor (os rebanhos estavam nos campos). Não poderia ser, portanto, a noite de Dezembro que tradicionalmente é muito fria naquela região. Depois da Reforma da Igreja Católica, alguns países chegaram a proibir a realização da festa que consideravam vestígio de paganismo. Mas o costume popular acabou prevalecendo e todo o mundo cristão continuou a realizar as comemorações religiosas do nascimento de Jesus nesse dia. Os ortodoxos não usam o dia 25 de dezembro nosso por causa da diferença entre o calendário juliano (que aceitam) e o calendário gregoriano (que rejeitam). Para eles, o Natal acontece no dia 7 de janeiro.

Permanece para muitos cristãos a dúvida: "pode-se comemorar o natal ou não?". Não vemos problema muito grave em nos lembrarmos, uma vez por ano, do nascimento de Jesus. E se o fizermos nesse dia... Que problema haverá? Não sabemos o dia certo, pois o texto bíblico não o determina. Assim... Qualquer data seria válida, inclusive o dia 25 de dezembro. Tenhamos cuidado, todavia, em não transformarmos essa festividade em uma "orgia" evangélica, regada a bebidas alcoólicas e outras atividades não condizentes com nossa forma de viver nossa fé. Uma boa sugestão é reunir-se a família, efetuar a leitura dos textos natalinos, cantar músicas que contam os acontecimentos daquela noite única na história da nossa salvação e participar de uma ceia frugal. A JESUS A HONRA E A GLÓRIA PARA SEMPRE. A ELE TODO O NOSSO LOUVOR. AMÉM.

---------------------------





CULTO DO GALO? Como todos já aprenderam, não temos um "culto do galo". A Igreja Católica realiza um culto solene na noite de 24 de dezembro porque, segundo a bíblia, um dia começa com o por do sol e não com o nascimento do sol. A noite da véspera, portanto, já seria a Noite de Natal para eles. As Igrejas Evangélicas que continuam a comemorar religiosamente o Natal tem o hábito de realizar cultos especiais em horário normal da véspera (Dia 24 de dezembro). A Igreja Católica realiza esse culto solene bem tarde da noite. Costumava-se brincar que quando os católicos voltavam para suas casas depois dessa missa, os galos já estavam cantando. Daí o nome de "Missa do Galo". Há quem acredite que um galo tenha cantado na noite em que Jesus nasceu. Aí já se mistura tudo. Na noite em que Jesus nasceu certamente um galo cantou. Na verdade, não apenas um, todos os galos do mundo inteiro cantaram, pois é isso que os galos fazem: "cantar". O canto do galo, todavia, não é um arauto do nascimento do Filho de Deus. O verdadeiro canto foi o dos anjos, milhares de anjos cantando: "GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA ENTRE OS HOMENS, A QUEM DEUS QUER BEM". Aleluia. Que haja, verdadeiramente, Paz na Terra, entre os seres humanos. AMÉM.

Nenhum comentário: