Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Boletim nº 44 - DIA 28 DE OUTUBRO DE 2012

BOLETIM INFORMATIVO

 

DIA 28 DE OUTUBRO A 03  DE NOVEMBRO DE 2012

 
INFORMAÇÕES A RESPEITO DO COLÉGIO BATISTA DE IBITINGA

Um dos diáconos de nossa Igreja compareceu à última reunião do Conselho Geral de nossa Igreja com indagações a respeito do nosso Colégio Batista. Por serem perguntas de interesse geral, acredito que algumas das respostas devam ser tornadas bem claras a todos. A pergunta principal, conforme consta de ata em poder do nosso secretário irmão José Mauro Nunes, foi se o CEBI era uma instituição particular ou se era de propriedade da Igreja.  O Pastor Antenor, triste porque se tratava de um assunto que ele acreditava que todos já sabiam, respondeu mais uma vez que sim... O CEBI era uma Escola da Igreja Batista de Ibitinga e nunca tinha deixado de ser.  Acreditamos que o desconhecimento da história de fundação do CEBI tenha gerado um desencontro de informações. Em poucas palavras tentarei recordar para informação geral e em louvor a Deus a “História da fundação de nossa Escola”.

1 – Depois de muitos anos sonhando com uma Escola Batista em Ibitinga, nosso Pastor – Antenor Lourenço – viu o sonho tornar-se possível quando o primeiro prédio de Educação Religiosa de Igreja foi construído. Era um pequeno edifício, de dois pavimentos, feito com amor e carinho pelo esforço de muitos irmãos, direta ou indiretamente através de ofertas.  O prédio era dedicado à Educação Religiosa da Igreja mas a existência do edifício abriu a chance de uma Escola nascer. E o Pastor Antenor começou a levar a Igreja nessa direção.

2 – Como o nosso Estatuto não permitia, a primeira providência foi alterar o Estatuto. Isso foi feito no dia 17 de dezembro de 1995 (ata 774). Com a reforma estatutária, o artigo 4º, parágrafo primeiro, passou a dizer o seguinte: “A IGREJA BATISTA DE IBITINGA ELEGERÁ UM CONSELHO DE EDUCAÇÃO COM O NÚMERO DE 10 (DEZ) MEMBROS DA PRÓPRIA IGREJA, COM A FINALIDADE DE FUNDAR UM COLÉGIO DE PRIMEIRO GRAU EM IBITINGA. ESSE CONSELHO CRIARÁ E EXERCERÁ FISCALIZAÇÃO SOBRE O COLÉGIO. O parágrafo segundo desse mesmo artigo 4º explicava que esse Conselho seria renovado a cada dois anos e seria o responsável por apresentar relatórios à Diretoria da Igreja Batista uma vez por ano ou sempre que houvesse necessidade”.

3 – Dando seguimento ao projeto de criação da Escola, a Igreja aprovou, conforme Ata 773, a “cessão” do nosso Edifício de Educação Religiosa para o Centro Educacional Batista de Ibitinga, nome escolhido pelo Conselho de Educação para a criação do Colégio.

4 – No culto seguinte, ainda no dia 17 de dezembro de 1995, reunida em assembleia extraordinária, a Igreja Evangélica Batista de Ibitinga criou o CONSELHO DE EDUCAÇÃO, composto por 10 irmãos que naquela ocasião eram membros fieis. Os membros desse primeiro Conselho eram: Pastor Antenor Lourenço, Doutora Silvana Quaresma, André Luiz Ciccotti, Dra. Daniela Ciccotti, Pastor Marcos Antonio Arruda Lourenço, Charles dos Santos Vareschi, Paula Prado Tucci Vareschi, Pastor João Pereira Gonçalves, Professora Matilde de Souza Horn Vilela e a hoje Pastora Maria C. Arruda Lourenço. Os dez foram empossados e responsabilizados pela criação da nossa Escola que teve suas primeiras aulas logo no início do primeiro semestre de 1996.  Foi assim, timidamente, com muita fé em Deus e confiança no futuro, que nossa Escola começou.

5 – No início com muita dificuldade e oposição de todos os lados. Era uma escola que dependia da cobrança de mensalidades para se manter e isso frustrou muitos irmãos que acreditavam ser possível colocar nossas crianças sem pagar mensalidade. Como, no entanto, a Igreja não tinha como arcar com as despesas desse ato, isso acabou não sendo algo viável. A mensalidade era necessária muito embora fosse a menor da cidade uma vez que não tínhamos a intenção de ganhar dinheiro com a instituição.

6 – No início e durante algum tempo a luta foi constante e em todos os aspectos. Não havia como registrar funcionários. Os impostos não permitiriam. Os primeiros, portanto, eram voluntários que se doaram para a obra nascer. Todas as dificuldades que o Colégio passou naqueles anos não chegavam ao conhecimento da Igreja porque o Conselho de Educação é que tinha que apresentar saídas para os impasses que foram surgindo. E mesmo o Conselho de Educação também não foi sempre composto de pessoas certas. Há, inclusive, o caso de alguns membros que abandonaram a Igreja, tiraram os alunos do Colégio simplesmente por que eram colocados à par da difícil situação que a Escola atravessava naqueles anos iniciais. Tudo, no entanto, foi perdoado e ficou no passado. Deus concedeu crescimento e benção para nosso Colégio.

7 – Mais ou menos a uns oito anos atrás, o Conselho de Educação, agindo em nome e com autoridade da Igreja, entendeu que deveria tirar das mãos da diretora daqueles dias (a terceira desde o início) a cobrança das mensalidades em atraso. Por unanimidade o Conselho contratou o Sr. Antonio Luiz Titato para cuidar da área financeira da instituição. Com seu conhecimento e talento adquirido nos anos em que foi Gerente de Banco, o Sr. Titato conseguiu recuperar a situação financeira do Colégio, registrou todos os funcionários e começou a ampliar o edifício original que a Igreja tinha repassado, hoje, praticamente, três vezes maior do que o nosso edifício de educação religiosa inicial.

8 – Além disso, sob sua administração, o Colégio adquiriu uma área bem próximo ao Templo Central onde será construído o edifício principal do Colégio que, ao mesmo tempo, continuará a utilizar os atuais edifícios contíguos ao nosso Templo. (A Escola cresceu muito). Já é praticamente uma referência (para a glória de Deus nosso Senhor). Sob sua supervisão, ainda, o CEBI adquiriu, agora em conjunto com a diretoria da Igreja, a casa que hoje é utilizada para o nosso berçário e que, se se confirmarem os prognósticos, será entregue totalmente à Igreja para utilização de nosso atendimento ao público já no ano 2013 (gabinetes pastorais – Beth shalom – biblioteca – videoteca – consolidação das células – sala de oração e outros).

9 – A prestação de contas do Colégio não é responsabilidade dos diretores e funcionários do mesmo. Isso é competência do Conselho de Educação que será totalmente renovado na próxima eleição da Diretoria. O Conselho atual está defasado por vários motivos, mas, mesmo assim, já está a postos examinando a situação de benção por que passa nosso Colégio e deverá apresentar o seu relatório na próxima reunião, se houver tempo hábil para isso, ou, no mais tardar, na assembleia geral de eleição da nova diretoria. Com a palavra, portanto, o Conselho de Educação atual, mesmo em fim de mandato. No próximo Boletim, se houver permissão do Conselho de Educação, publicaremos mais alguns dados atuais sobre o nosso Colégio.  Fica, todavia, respondia a pergunta: SIM... o COLÉGIO BATISTA É DA IGREJA mas quem nos representa é o Conselho de Educação que deve ser composto de pessoas que estejam dispostas a vestir a camisa dessa instituição, fazendo-a crescer e se tornar cada vez mais um exemplo de seriedade e competência em nossa cidade.  Por tudo louvamos ao Senhor nosso Deus e a Ele damos Glória.

(Marcos Antonio Arruda Lourenço – presidente do atual Conselho de Educação).
Aniversariantes da semana

Terça feira
 
Alexandre Gonçalves Martins
30.10
José Antonio de Araujo
30.10
Maria Aparecida de Souza
30.10
Maria de Lourdes Fernandes Marçal
30.10
Maria Dulce do Prado Altareco
30.10
Maria Rosa Fernandes Jacinto
30.10
Maria Vital
30.10
Zaqueu Moreira da Silva
30.10
Quarta feira
 
Célia Regina de Oliveira e Silva Arlindo
31.10
Kayra Frois Cupini
31.10
Quinta feira
 
Thaís Amorim Gimenez de Camargo
01.11
Santo Rondão
01.11
Sexta feira
 
Aparecido Francisco do Santos
02.11
Silvana Maria Zucchi dos Santos
02.11
Sábado
 
Augusta Sachete de Oliveira
03.11
Gabrieli Titato de Oliveira Macena
03.11
Sueli Aparecida Marcelino da Silva
03.11


























HOJE À NOITE - 19 HORAS - UM MOMENTO TODO ESPECIAL PRA NÓS.

 

Estamos recebendo nesta noite, às 19 horas, no último culto deste domingo, a visita especial do Pastor Nelson Valentim de Moraes - secretário executivo de nossa Associação, Professor em nosso Seminário e Pastor da Igreja Batista Betel daquela cidade. O Pastor Nelson é fruto de nossa igreja, convertido aqui mesmo, fez o nosso seminário, serviu a Deus como Dirigente na Congregação da Vila Maria e já desde alguns anos vive na cidade de Tabatinga.
 
Junto com ele estamos recebendo a irmã Dulce Soler com o grupo de teatro Luzes Negras... Um tipo de expressão artística não muito comum e muito especial. Esse grupo se apresentará no final do culto em virtude da claridade do horário de verão.
 
Ao mesmo tempo estarão conosco alguns jovens de Tabatinga junto com o jovem Abner Videira que, com o nosso pastor Koki, apresentará a última conquista de Itajú... O conjunto peruano brasileiro. Venha louvar a Deus com eles.

Nenhum comentário: