Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Boletim - 27 de Novembro - 2011

VOCE SERIA FELIZ NO CÉU, SE CRISTO NÃO ESTIVESSE LÁ?

A pergunta crucial para nossa geração - e para cada geração - é esta: “se você pudesse ter o céu, sem doenças, com todos os amigos que tinha na terra, com toda a comida que você gostava, com todas as atividades relaxantes que já desfrutou todas as belezas naturais que já contemplou todos os prazeres físicos que já experimentou nenhum conflito humano ou desastres naturais, ficaria satisfeito com o céu, se Cristo não estivesse lá?” (John Piper).

------------------------------------------

ESTAMOS PREPARANDO PESSOAS PARA O CÉU?

Infelizmente, porém, quão pouco preparados para o céu estão muitos que falam em "ir para o céu" quando morrerem, ao mesmo tempo em que não manifestam qualquer fé salvífica, nem verdadeira familiaridade com Cristo.

Esses não honram a Cristo neste mundo; não tem comunhão com Ele; não O amam. O que poderiam fazer no céu? O céu não seria um lugar apropriado para eles. As alegrias celestiais não alegrariam essas pessoas. A felicidade celeste não poderia ser compartilhada por elas. As atividades que caracterizam o céu seriam canseira e enfado para o coração dessas pessoas.

Se você está entre esses, arrependa-se e mude sua atitude antes que seja tarde demais. (J.C.Ryle - citado por John Piper).

------------------------------------------

RESPONDENDO PERGUNTAS

Os irmãos perguntam e a gente se esforça para responder.

1. Pastor, por que é tão importante a gente participar de uma célula?

• Resposta: Olá irmã (e irmãos). Numa igreja pequena todas as pessoas se conhecem. O pastor conhece todos os membros. Se num culto um irmão falta, não só o pastor, mas todos os membros logo percebem. Podem cumprir a ordem de Jesus de nos sustentarmos uns aos outros, de orarmos uns pelos outros, de estarmos juntos na presença do Senhor. Quando uma igreja passa de certo número de pessoas, fica muito difícil para um pastor saber o que está acontecendo com todos os membros. Ele, literalmente, não tem como pastorear sozinho muita gente. É por causa disso que insistimos que cada membro esteja dentro de uma célula oficial da Igreja (uma célula autêntica). É a forma que o pastor tem de cuidar de toda a Igreja. Ele não faz isso sozinho, ele depende do auxilio de muitos líderes ajudantes (líderes não ordenados e pastores auxiliares do presidente). Se tivermos muitos líderes, muitos pastores, muitas células e os irmãos não participam delas, não se colocam dentro de uma célula para ser pastoreados... Como fica a responsabilidade do pastor? Espero ter respondido a indagação da prezada irmã e esperamos que todos os membros de nossa igreja participem de uma célula para que possam, efetivamente, ser pastoreados. À Deus toda a glória.

2. Minha pergunta tem a ver com a finalidade da célula. Para que ela serve? O que os pastores pretendem realizar com as células?

• Resposta: Olá irmão. Uma célula tem, principalmente duas razões principais. A primeira dessas razões é o pastoreio das ovelhas de Jesus. Entendo que isso já foi explicado na pergunta número 1. Então vou me limitar à segunda razão para a existência de uma célula. Todos os salvos do pecado são discípulos de Jesus. Como discípulos eles têm uma missão a cumprir aqui na terra. Jesus foi claro quanto a isso. O apóstolo Paulo afirmou que Deus levantou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres com a finalidade de treinar e aperfeiçoar a Igreja de Cristo para que ela cumpra a “obra do ministério”. Os apóstolos e pastores, portanto, criaram esse sistema de células com a finalidade, também, de ajudar a igreja a desempenhar de forma eficaz o trabalho que cabe ao povo de Deus. E qual é esse trabalho? É o ganhar mais pessoas para o evangelho de Jesus. Ou seja, trazer mais convidados para a Casa do Senhor. Ou seja, ainda mais, ser instrumento de Deus para levar a paz, a libertação e a salvação aos que estão cansados, desesperados, aflitos ou desesperançados. Em resumo: A célula tem duas finalidades principais: pastorear as ovelhas e ganhar novos discípulos para o Senhor Jesus (ganhar almas para Deus).

3. Desculpe a minha pergunta. Não é minha intenção criar polêmica. Eu não tenho dúvida quanto ao valor das células. Eu questiono o tempo de duração de cada reunião da célula. Não tem hora para muito cedo. Desculpe não colocar meu nome, mas é que eu não quero correr riscos de ser mal entendido. Se não puder responder por causa disso, tudo bem vou entender.

• Resposta: Que pergunta comprida irmão. Sim, porque apesar de você não assinar, o tempo verbal revela que você é homem. Não devia se preocupar em assinar. Não é “perigoso”. Aliás, se você acha que é perigoso expressar seu ponto de vista, tem alguma coisa errada. Somos uma igreja batista e nossa história sempre garantiu aos membros fieis o direito de expressar o que pensam. Não significa que vamos fazer o que todos pedem. É claro que não. Temos o direito de pedir o que quisermos, mas os líderes devem sempre consultar o Senhor. Lembrem-se de Arão e Samuel. Um levantou um rei e o outro construiu um bezerro de ouro. Nenhuma das duas coisas foi muito boa. Só que Samuel foi perguntar a Deus o que deveria fazer e Arão obedeceu o povo porque teve medo. Não tenha medo de perguntar e não tenha medo de ler a resposta, combinado? Dito isso, vamos à resposta de sua pergunta. Célula tem horário para terminar? CLARO QUE SIM. O tempo de duração da reunião de uma célula é uma hora ou uma hora e quinze minutos. Após esse horário o pessoal pode permanecer, conversar, tirar dúvidas mas de forma extra oficial. A reunião deve ser encerrada e quem precisar se retirar deve ter liberdade para isso. ALERTA AOS LÍDERES DE CÉLULAS: Prestem atenção nessa reclamação e cuidem para terminar no horário certo para não prejudicar alguém. Abraços a todos. À Deus a Glória.

4. Pastor, quero saber se podemos fazer ofertas nas células para ajudar pessoas necessitadas. Pastor a gente pode dar ofertas para o líder de nossa célula? Pastor que fazemos se sentimos no coração o desejo de ajudar nosso líder ou nosso pastor financeiramente?

• Resposta: Estou reunindo estas três perguntas por que acredito que a resposta é uma só. Vamos lá então, tentemos responder de forma clara e concisa. Não levantamos ofertas nas células. Algumas igrejas tem esse hábito. Nós optamos por centralizar todas as ofertas dentro dos cultos nos momentos especiais de adoração. Também não vemos com bons olhos ofertas levantadas para líderes de células. Isso é muito perigoso e optamos por não avalizar ou aprovar tais costumes. O benefício é muito pequeno perto do prejuízo que pode causar. Repetindo: NÃO LEVANTAMOS OFERTAS NAS CÉLULAS OU CASAS DE PAZ E NÃO APROVAMOS OFERTAS DADAS DIRETAMENTE AOS LÍDERES DE CÉLULAS. Que fazer, então, se sabe que alguma pessoa de nossa célula está passando por necessidades? Não podemos fazer alguma campanha ou levantar uma “vaquinha” para socorrer aquele irmão? A resposta é sim. Podemos ajudar-nos uns aos outros, mas é bom que a gente comunique a liderança do discipulado de Doze sobre cada coisa que está sendo feita nessa direção. Pode ser que o Caixa de Socorro Geral da Igreja tenha condições de resolver o problema. O último aspecto dessa pergunta. E quando quem precisa de ajuda é o Líder da Célula? Não podemos dar oferta diretamente pra ele? A resposta, mais uma vez é NÃO. Mas, e se o Espírito Santo ordenar que eu dê uma oferta para meu líder ou para o pastor do culto que eu frequento? Bem, nesse caso, o irmão ou a irmã vai colocar sua oferta em um envelope de contribuições normais da Igreja, escreverá que se trata de uma oferta especial para o obreiro tal (escreve com clareza o nome do líder, pastor ou pastora) e entrega nos gazofilácios do Templo. Aquela oferta será recebida pela tesouraria geral da Igreja que fará o encaminhamento direto ao pastor, pastora ou líder especificado no envelope. Saliente-se que muitos já fazem isso. Não aprovamos, portanto, entrega de ofertas diretamente aos líderes. REPETINDO: O prejuízo é maior do que o benefício. À Deus seja a Glória.

Na próxima semana continuaremos a responder perguntas que sejam colocadas dentro dos gazofilácios dos templos de nossa Igreja.

------------------------------------------

PRÓXIMO DOMINGO – TABERNÁCULOS

INÍCIO: 18 HORAS – TEMPLO CENTRAL

Batismos e Santa Ceia

Será colocado telão no Pátio do Colégio CEBI

Grande oferta de ação de graças – Pegue seu envelope

------------------------------------------

Eventos imperdíveis em dezembro

DIA 10 - DIA DA BÍBLIA

Início 18 horas na concha acústica.

Louvor com grupos de muitas Igrejas Evangélicas de Ibitinga.

------------------------------------------

CANTATA JESUS GLORIOSO

Sexta Feira – dia 9 – 20 horas

Domingo – dia 11 - 19 horas

TEMPLO CENTRAL

Traga seus convidados.

------------------------------------------


ESTUDO PARA AS CÉLULAS

Estudo 5 - O LUGAR DO MATADOR DE GIGANTE

Introdução: II Samuel 11.1-27 - Davi foi ungido por Deus como rei de Israel e estava fazendo um grande governo. Onde ele punha a mão ali Deus prosperava. Ele sempre saia à frente dos soldados na guerra. Ninguém questiona o fato de que Davi foi um Matador de Gigante. O leão não conseguiu derrotá-lo. O urso não conseguiu derrotá-lo. Golias não conseguiu derrotá-lo. Mas a derrota que ele enfrentou em sua vida, foi motivada por algo muito comum nos nossos dias que se chama indisposição. Uma única vez, que ele resolveu ficar em casa, a Bíblia diz que isso foi muito mal aos olhos de Deus. Ficar em casa é uma bênção. Estar com a família é maravilhoso. Mas em tempos de guerra, o lugar do Matador de Gigante é no campo de batalha. Se você não quer cometer os mesmos erros de Davi, aprenda as lições desse episódio:

I – ANDE NO COMPASSO DE SUA IGREJA. (V.1) “Na primavera seguinte, época do ano em que os reis costumam sair para a guerra,...” Naquele tempo, quando um reino estava em guerra era muito importante o rei estar na frente da batalha. Contudo o V.1 diz que Davi enviou seu general Joabe com o exército, porém Davi ficou em casa, em Jerusalém. Quantos maridos mandam suas mulheres para o Culto, porém, eles ficam em casa, vendo o campeonato brasileiro ou a corrida de fórmula 1? Quantos pais cobram que seus filhos não faltem aos cultos, porém eles ficam em casa, cuidando de outros afazeres? Você precisa andar no compasso de sua igreja. Se a igreja está em campanha de oração você deve orar. Se a igreja está em campanha de jejum você deve jejuar. Se a igreja está reunindo não fique em casa. Se for dia de célula vá para a célula. Se for dia de discipulado vá ao discipulado. Sé é hora de oração venha para oração. Ha uma necessidade de nos consagrarmos ao Senhor e a sua igreja! O que é ser consagrado? Ser consagrado significa ser dedicado exclusivamente, ou seja, consagrar-se é o mesmo que dedicar-se. Quanto mais sossego e conforto desejamos, menos consagrados precisamos ser. Santidade é diferente de consagração, pois, santidade está relacionada com a nossa conduta, nossa vida moral e nossas escolhas, mas consagração está relacionada com a nossa dedicação a algo. Quem se consagra faz isso para servir, trabalhar, se envolver. Qual é o seu nível de consagração como membro desta igreja? Quando nos consagramos à Igreja, estamos nos consagrando ao Senhor!

II – EM TEMPOS DE GUERRA NÃO SE DISTRAIA. Veja o que nos diz o v.2: “Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco,...” Já começou errado aqui. O exército estava na batalha, guerreando e à tarde, o que Davi estava fazendo em casa? Dormindo, deitado no seu leito. Você não deveria estar dormindo enquanto o exército está em guerra. Isso é distração e vai ter consequências. Mas o verso 2 continua dizendo: “e foi passear no terraço do palácio...”. Observe como Davi estava fora do compasso e totalmente distraído. Não há nada de errado em fazer um passeio, mas não pode ser em tempos de batalhas, de campanhas. Quantos que faltam aos cultos da igreja, porque marcaram passeios e outros compromissos na mesma hora das atividades de sua igreja? Jesus manda vigiar. Leia Marcos 14:38

III – SEJA FIEL AOS SEUS IRMÃOS DE BATALHA. Observe o v. 5: Bate-Seba mandou uma notícia ao Rei: “Estou Grávida”. Para evitar um escândalo veja o que o rei fez: Leia os versos de 6-13. O que Urias nos ensina?- que quando vivemos em aliança, fazemos parte do mesmo corpo, o nosso compromisso com os irmãos nos impede de fazer muitas coisas erradas. Aprendemos que quando vivemos em comunidade a atitude de uma única pessoa pode abençoar ou amaldiçoar todo o grupo. Aprendemos que devemos ser fiéis aos nossos irmãos de luta, porque uma atitude nossa pode trazer tanto bênção quanto maldição para a vida dos outros.

IV – NA GUERRA QUEM NÃO LUTA POR NÓS LUTA CONTRA NÓS. Leia o texto de 14-17. O rei mandou a sentença de morte do soldado por ele mesmo. Mandou colocar Urias na frente da Batalha e quando o inimigo apertasse, o exército deveria recuar e deixar ele sozinho para que fosse ferido e morresse. Que crueldade! Jesus fala em Mateus 12:30. Nós estamos em guerra e não há neutralidade. Ou você empunha a arma e parte contra o inimigo ou você já está colaborando com o próprio inimigo. Muitas pessoas têm caído assim. Afastaram-se de Deus no dia em que deixaram de congregar, abandonaram a liderança. Você tem sido fonte de bênção na vida dos irmãos da igreja? Você é aquele que protege os irmãos ou aquele que fica esperando que ele caia, no campo de batalha?

Conclusão: O matador de gigante deve andar no compasso de sua igreja, lembrando-se sempre que em tempos de guerra não pode se distrair, devendo ser fiel aos irmãos de batalha e entender que na guerra quem não luta por nós luta contra nós, portanto, esteja no lugar certo, na hora certa e fazendo a coisa certa. Você é um matador de gigantes e Deus quer te ajudar a estar no lugar certo.

“Vencedores – SJBV-SP”





Nenhum comentário: