Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Boletim nº 27 - DIA 1º DE JULHO DE 2012


BOLETIM INFORMATIVO




DIA 1º DE JULHO DE 2012 A 07 DE JULHO DE 2012


UMA BREVE HISTÓRIA DE 400 ANOS


1.608 – John Smyth e Thomas Helwys, um pastor e um advogado, perseguidos pelo rei por causa de suas ideias, fogem para Amsterdam (Holanda).
1.609 – Em Amsterdam o Pastor John Smyth, Pastor da Igreja Anglicana, reconhece que o batismo só é válido quando feito após a profissão de fé em Jesus. Batiza-se, então, a si próprio e depois batiza todo o grupo. O batismo era para adultos mas ainda era por aspersão.


1.611 – Thomas Helwys escreve e publica a primeira declaração de fé batista (Declaração de fé do povo inglês em Amsterdam – Holanda).



Dr. Thomas Helwys – ADVOGADO E LIDER ESPIRITUAL – pagou com a vida SUS ousadia em defender princípios bíblicos.
1.612 – Parte do grupo inglês retorna a Londres e, em Spitafields, fora das muralhas de Londres, em meio aos protestantes franceses (huguenotes), organiza a primeira Igreja verdadeiramente batista.


1.612 – O advogado Thomas Helwys publica um livreto: “Breve declaração sobre o mistério da iniquidade”, onde defende a liberdade religiosa. Por causa desse livro e do outro publicado na Holanda, ele é encarcerado numa das prisões de capital inglesa e lá mesmo ele morre no ano 1.616. Seu nome é lembrado como memorial em uma das Igrejas Batistas de Londres.

1.634 – Roger Willians, clérigo anglicano expulso de sua colônia, funda Rhode Island e organiza a Primeira Igreja Batista em solo americano (Providence). Nessa colônia nasce a ideia de liberdade de expressão e de religião.




Primeira Igreja Batista dos Estados Unidos – fundada em 1639, por Roger Willians.


1.865 – No fim da guerra civil americana, mais de 50.000 americanos vem arar nos portos do Brasil. O governo imperial lhes concede terras. A maioria deles é batista do Sul dos Estados Unidos.
1.871 – Nasce, na colônia de Santa Barbara do Oeste, a primeira Igreja Batista Brasileira. Esse grupo não evangeliza brasileiros mas clama à pátria mãe que envie missionários.




Primeira Igreja Batista de Santa Bárbara SP.


1.882 – Dois casais atendem o apelo missionário e nasce, no dia 15 de outubro, a Primeira Igreja Batista Brasileira em Salvador (BA). A segunda nasceu em Maceió (Alagoas).




Primeira Igreja Batista do Brasil (1882 – Salvador).
1.909 – Imigrantes europeus e americanos participam da fundação da cidade de Nova Europa. São evangélicos batistas em sua maioria. Nasce a Igreja Batista Leta de Nova Europa.


1.919 – A Igreja Batista Leta de Nova Europa se transforma na Igreja Batista Brasileira de Nova Europa.




Brasileiros se convertem. Mais tarde, alguns deles serão instrumentos da Igreja Batista de Ibitinga


1.930 – A Família Toledo Piza vem para Ibitinga. Vai trabalhar na Fazenda Monte Alegre. O proprietário é alguém conhecido na Igreja de Nova Europa (Coronel Joaquim de Arruda Camargo). Pelos cultos familiares e pelo vibrante testemunho de fé e amor, o primeiro fruto aparece. É D. Laura Alves Arruda, nora do proprietário da Fazenda e mãe da Pastora Maria Arruda Lourenço.
1.932 – Dia 10 de novembro, um sábado, depois das 16 horas, com a participação do Pastor Frederico Axel Anderson, quatro convertidos são batizados e recebidos como membros da Igreja de Nova Europa. São eles: João A. Felipe, Laura Alves de Arruda, Jose G. Pereira e Maria Grousolita, todos com idade entre 26 e 28 anos.


1.936 – Dia 5 de julho, na residência dos irmãos Toledo Piza, na própria Fazenda, nasce a Igreja Batista do Monte Alegre. Tem 11 membros: Quatro da Fazenda: Leoncio Pacheco, Eugênia, Auta e Laura Alves de Arruda. Cinco são da cidade de Iacanga: Lázara, Judite, Adelaide, Antonio Pacheco e João Felippe. Dois são da cidade de Ibitinga: João Câncio e Maria Luiza dos Santos Toledo. Para a primeira diretoria foram eleitos: Lioncio Pacheco como Dirigente, Eugênia como tesoureira e João Cancio como Secretário. A cerimônia foi conduzida pelo Pastor José Gresemberg, de Mogi das Cruzes. Em seu sermão ele falou sobre as características das igrejas primitivas. Nesse primeiro ano mais dois novos irmãos foram batizados: Lioncio Sobrinho e Maria de Toledo.




Casa Sede da Fazenda Monte Alegre, onde começou nossa Igreja.


1.938 – Com a enfermidade e posteriormente morte do Coronel Joaquim Arruda Camargo, a fazenda Monte Alegre é vendida e a Igreja se transfere para a Fazenda Santa Fé, do Sr. José Gonçalves de Amorim. É nesse ano que mais dez irmãos são batizados: JOSÉ e JOANA DE PARDI LALI, CUSTÓDIO e MARIA DE LUIZ MOTA, CARMO DE LUIZ, ERMELINDO VICENTIM, LUIZ ARRUDA CAMARGO, IDA DE PARDI DE LUIZ, ELVIRA DE LUZI FURCO E ROSA DE PARDI.


1.939 – Em 01 de outubro a Igreja se transfere para a Fazenda lagoa dos Patos, onde constrói o primeiro Salão de Cultos. No início as reuniões eram na residência dos irmãos Carmo de Luiz e Ida de Pardi de Luiz.




Salão da Igreja na Fazenda Lagoa dos Patos.
1941 – O pastor visitador (F A R MORGAN) sugere a organização de mais uma igreja dentro da cidade. Por causa disso, em 29 de junho, nasce a Igreja Batista de Ibitinga, às 12 horas, dentro do Templo Presbiteriano Independente (Hoje SAAE). São eles: João Cancio, Luiz Arruda, Sebastião de Jesus, Diolindo de Oliveira, Salviano de Medeiros, Lioncio de Toledo, Florentino Portes, João Dávila, Maria Luiza dos Santos Toledo, Laura Alves de Arruda, Ricardina de Oliveira e Maria Martins Dávila. Para Dirigente foi eleito o irmão João Câncio de Toledo Piza, como secretário o irmão Luiz Arruda Camargo e como tesoureira: Laura Alves de Arruda.


1941 – No dia 9 de outubro a igreja alugou seu primeiro salão – Rua 13 de maio 993 (hoje é o estacionamento da Padaria Moderna).


1943 – Em grande festa espiritual, no dia 01 de julho, mais 5 irmãos são batizados pelo Pastor F A R Morgan (missionário de Araraquara). São eles: Juvenal Correia, Rosa Correia, Augustinho de Oliveira, Zila de Toledo Piza e Angelina Quinelato de Toledo. O sexto candidato foi recebido em profissão de fé mas acabou sendo batizado em outra cidade: Mário Fernandes Doro (hoje pastor jubilado). Nesse dia de festa estavam presentes caravanas de toda a região com o coro e orquestra da Igreja de Nova Europa.

1945 – Em maio desse ano a Igreja alugou outro salão: Rua 13 de maio 561 (hoje é o Bradesco).


Segundo Salão na cidade (hoje é o Bradesco)
1946 – Em 21 de abril a Igreja do Monte Alegre (nessa ocasião sediada na fazenda Lagoa dos Patos) deixa de existir oficialmente e se torna apenas uma congregação da Igreja da cidade. Vinte e três irmãos são recebidos como membros na cidade. São eles: Custódio Mota, Maria de Luiz Mota, Domingos de Pardi, Atílio de Luiz, Elvira de Pardi de Luiz, André de Luiz, Florinda Fulco de Luiz, Carmo de Luiz, Ida de Pardi de Luiz, Elvira de Luiz Lopes, Cristina de Luiz de Pardi, OLIVEIRA FLOIS (ainda entre nós), Angelina Ambrizi Furco, Elvira Furco de Luiz, Lioncio Pacheco de Toledo Piza, Eugênia de Toledo Piza, Auta de Toledo Piza, Ovídio de Pardi, Antonio de Pardi, Joaquim Emerich, Rosa de Pardi Emerich, Pedro Emerich e Martin Lange.


1949 – No dia 28 de junho a Igreja se mudou outra vez para o Templo Presbiteriano Independente (Bom Jesus, 717). Ali permaneceu até a aquisição do primeiro salão de cultos próprio (Avenida Victor Maida 333) e para o primeiro Templo construído (Capitão Felício Racy 921 – Jardim do Centenário).



Primeiro salão adquirido pela Igreja. Av Dr Victor maida 333


Primeiro templo construído.

Templo Central – Avenida Capitão Felicio Racy, 921 – Jardim do Centenário.
2012 – Milhares de batismos depois... ministério profícuo nas mãos do Pastor Antenor Lourenço... dezenas de novas igrejas espalhada pela região (perto e longe)... ministérios que trazem impacto para toda a cidade... comemoramos dentro do Ginásio de Esportes do Planalto Clube de Campo, 400 anos desde a primeira igreja em Londres e 76 anos desde a Igreja Batista da fazenda Monte Alegre. EBENEZER... Até aqui o nosso Deus nos ajudou.


ANIVERSARIANTES DA PRIMEIRA SEMANA DE JULHO


SEGUNDA FEIRA - DIA 2 - Leandro José Rodrigues da Silva; Luciana Cunha Vasconcelos Dias; Maria Cristina Mateus; Walter Geretti.


QUINTA FEIRA - DIA 5 - Ana Claudia Giansante Moquiute; Danilo Alcalá dos Santos; Isabel Cristina Claudino Sacomano; Luiz Carlos Braulino da Silva; Mara Aparecida Rezador; Nelson Alta de Godoi; Rosana de Fátima Palanca.


SEXTA FEIRA - DIA 6 - Donizete da Gama; Laurinda Rocetti Terra; Rafaela Larissa de Souza Evangelista; Ulysses de Lima Ramos dos Santos.


SÁBADO - DIA 7 - Daniel Domingues Gonçalves; Daniella Maria Pongelupe Lopes; Eliana Ferreira dos Santos Ruiz; Jandira Martins.


DOMINGO - DIA 8 - Aline Longho Lourenço; Ezio Crecenzi; Ligia Neide de Freitas Wernicke; Mario Vidal Ramos; Rinaldo Bonifácio Lange.


-----------------------------------------------


DAVID QUINLAN NA FEIRA DO BORDADO DE IBITINGA




Será no dia 12 de julho de 2.012 - quinta feira - às 21 horas - Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (inteira e meia).


-----------------------------------------------

VEM AÍ!!! REENCONTRO!!!!


Nos dias 20 a 22 de julho teremos o primeiro REENCONTRO deste ano. Se você ainda fez esse curso prepare-se e assegure sua vaga desde já. A única exigência é que você já tenha feito o Encontro com Deus. Ligue para a nossa secretaria e fale com a irmã Bruna.


-----------------------------------------------

SIDNEY DINIZ RIBEIRO - Hoje (01 de julho de 2012) faz exatamente um ano que um trágico acidente vitimou nosso estimado irmão SIDNEY. "Menino" simples, bom esposo, excelente pai, funcionário do CBI, Líder de Célula dedicado e fiel, um "discípulo" de nossa irmã Cristina Parreira, Sidney deixou saudades. Muitos não conseguiam recordar de sua fisionomia e pediam a foto que sempre publicamos no orkut ou no facebook. Só agora a irmã Cristina conseguiu achar. Está disponível tanto no face quanto no orkut.


-----------------------------------------------

CENTO E SESSENTA DIAS DE JEJUM : Já completamos 140 dias... estamos nos encaminhando para os 160 dias. Insisto com toda a nossa Igreja que continue a jejuar. Cada um de nós separando um dia para jejuar e orar por nossa Igreja e por nossa cidade. O Senhor tem avisado sobre turbulências. São reações ao que Deus está fazendo. Não nos esqueçamos, pois, de nos humilhar debaixo da poderosa mão de Deus. REPETINDO: Cada membro da Igreja, como parte da aliança renovada, jejuando um dia por semana. E anote na geladeira para não esquecer: DIA 20 DE JULHO: GRANDE VIGÍLIA NO ACAMPAMENTO, FIM DOS 160 DIAS.


-----------------------------------------------

RECADASTRAMENTO - Continuamos recadastrando os membros de nossa Igreja que desejarem renovar a aliança com Deus e com nossa Igreja. Vez ou outra encontramos irmãos que estranham seu nome não ter saído na lista de aniversariantes da semana no Boletim. É que a listagem está saindo pelo recadastramento. Algumas fichas de recadastramento, por motivos que só o FBI deve descobrir, se extraviaram e nunca chegaram ao escritório da Igreja. Se você enviou sua ficha e seu nome não apareceu, envie novamente, por favor. Depois de terminado o recadastramento...publicaremos um boletim com todos os nomes dos membros da Igreja. Todos poderão, então, conferir se a ficha chegou ou não.


Por oportuno, é importante frisar que o recadastramento envolve uma renovação da aliança entre nós e a missão que Deus nos concedeu. Ou seja, ao se recadastrar você está se comprometendo com o Pacto de Nossa Igreja (que você tem conhecimento quando se batiza). Em outra parte desse boletim publicaremos o Pacto da Igreja. Adiantamos, no entanto, que isso envolve viver em santidade e testemunho.


Só um lembrete: Parece que está sendo confirmado o casamento coletivo para o mês de Setembro. Quem está vivendo em união estável, ainda que oficial, pode inscrever-se e assim cumprir o que já foi combinado. Ok? Isso faz parte do nosso testemunho. Que Deus nos fortaleça a todos. Em tempos como esse é difícil até saber o que é certo e o que é errado aos olhos de Deus. Mas... nosso compromisso é com DEUS e não com o mundo. Que o Espírito Santo nos faça fortes e perseverantes, firmes e inabaláveis.


-----------------------------------------------


PACTO DAS IGREJAS BATISTAS - VERSÃO RESUMIDA


Havendo sido levados pelo Espírito Santo a confessar a JESUS CRISTO como nosso único e suficiente Salvador, tendo sido batizados sob nossa profissão de fé, livre e solenemente entramos no seguinte PACTO:


Nos comprometemos a:


1 - Fazer das Sagradas Escrituras nossa única regra de fé e prática, observando tudo o que nela está escrito para nosso ensino, exortação, advertência e norma de vida. Aceitamos e buscamos o Batismo no Espírito Santo e os dons espirituais como realidades bíblicas para a Igreja de Cristo até à consumação dos séculos.


2 - Render, em espírito e em verdade, culto de adoração, louvor e ação de graças ao Senhor.


3 - Demonstrar no viver cotidiano o fruto que nos identifica como verdadeiros discípulos de Cristo, ou seja: deixar fluir o amor, a paz, a alegria, a fidelidade, a justiça, a abnegação própria, o espírito de perdão, a mansidão, a temperança, a humildade e a consagração à Causa do Evangelho.


4 - Praticar a oração, a leitura e estudo da Bíblia, tanto nos cultos públicos quanto nos familiares.


5 - Seremos fieis e obedientes às ordens do Novo Testamento, diligentes em servir ao Senhor, zelosos na pregação do evangelho, criteriosos no uso do nosso tempo, liberais e alegres ao entregar nossos dízimos e ofertas, intransigentes na condenação de todos os vícios, leais na cooperação com outras igrejas batistas de nossa Convenção, solidários e fraternos com todo o povo de Deus no mundo inteiro.


6 - Vamos ter cuidado uns dos outros, vamos interceder uns pelos outros, vamos ajudar uns aos outros em enfermidades e necessidades. Vamos cultivar relações francas e delicadeza no trato entre nós. Vamos criar nossos filhos na doutrina do Senhor. Vamos procurar levar a palavra de salvação a todos, especialmente nossos parentes, amigos e conhecidos. Vamos ser corretos nas nossas transações comerciais, vamos ser fieis em nossos compromissos e exemplares em nossa conduta. Seremos competentes e responsáveis nas atividades seculares e evitaremos a difamação e a ira.


7 - Finalmente, quando mudarmos de um lugar para outro, vamos nos unir a uma igreja que tenha a mesma fé e a mesma ordem, na qual possamos observar os princípios da Palavra de Deus.

O SENHOR NOS ABENÇOE E PROTEJA PARA QUE POSSAMOS SER FIEIS E SINCEROS ATÉ A MORTE. AMEM.


-----------------------------------------------

Um comentário:

Wladimir disse...

Oito anos depois, eu estou publicando um comentário sobre a história dessa Igreja.
Sou filho de Maria Ambrizi Rodrigues e de Romão Rodrigues Aldemir, que se converteram e se batizaram em Ibitinga, pelo trabalho do irmão João Câncio de Toledo Piza. Os nomes Fulco, De Luiz, De Pardi, Etc, são muito familiares para mim. Meus pais são falecidos já, mas sempre falavam dos trabalhos que eram realizados na cidade.