Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

domingo, 3 de março de 2013

Boletim nº 6 - dia 10 de fevereiro de 2013


Boletim Informativo

Ano 77 – Edição 6 – 10de fevereiro de 2013

 
CONHEÇA SEUS IRMÃOS – PASTOR JOÃO PEREIRA GONÇALVES

Segunda Parte

Quem sou eu?Sou o Pastor João Pereira Gonçalves. Nasci em 1934, na Fazenda Ronca. Fui integrante da primeira dupla sertaneja a se apresentar dominicalmente na recém inaugurada Radio Ibitinga (Loirinho e Moreninho). Converti-me a Jesus em 1951 e fui batizado em 1952, quando ainda vivia no Correguinho. Vim para Ibitinga e, graças à minha profissão, andei por todas as partes deste país.

Vida ministerial e profissional: Meu primeiro emprego foi de montar “gaiolas para passarinhos”, gaiolas vendidas no Armazém do irmão Azílio (A POPULAR), meu primeiro emprego. O segundo emprego foi no Banco de São Paulo. Comecei como “contínuo”. Cuidava da limpeza da agência e da entrega de correspondências na cidade.

Em 1954 dei prosseguimento aos estudos com meu ingresso na primeira turma da Escola de Comércio de Ibitinga. Tive aulas com alguns dos melhores professores de Ibitinga como o Professor Benedito Teixeira de Macedo, entre outros.

No dia 6 de outubro de 1956 eu me casei com a jovem Neuza Martins e com ela Deus nos concedeu 4 filhos. Depois de sete anos de estudos eu me tornei Técnico em Contabilidade. Fiz exame interno e o Banco de São Paulo me transferiu para Maringá e depois me trouxe de volta para o Estado de São Paulo, para a cidade de Pompéia.

Nessa cidade, fiel ao chamado do senhor, levei a família e passamos a frequentar a Primeira Igreja Batista.  Quando cheguei havia um pequeno templo na entrada da cidade. Quando fui transferido novamente a Igreja já tinha comprado um terreno e construído um templo, que ainda hoje é utilizado, na área central da cidade.

Estando em Pompeia, Deus me abriu uma outra porta de emprego. Fui convidado para ingressar no Banco Bandeirantes onde permaneci até minha aposentadoria. Isso me levou para a cidade de Bauru. No tempo em que trabalhei em Bauru, nos filiamos à Primeira Igreja Batista daquela cidade.  E lá estava quando a mensagem de “renovação espiritual” nos alcançou por instrumentalidade do Pastor Samuel Figueiredo Chagas, que naqueles dias estava na Igreja do Fonseca (Niteroi), hoje Igreja Batista do Calvário.

Por não encontrar ambiente propício à prática da mensagem que aceitamos sobre o avivamento, nos transferimos para a Igreja Batista Bereana. Mas lá também a mensagem provocou certo desconforto e, então, surgiu a ideia de organizar a terceira Igreja. Foi o que fizemos, eu, o irmão João e o irmão José Ferreira, depois de consulta ao grupo dos “renovados”. Nasceu, então,  uma igreja batista que teria como seu norte a mensagem de Renovação Espiritual.

O primeiro local de cultos era alugado. Todavia, ainda em meu tempo, conseguimos comprar um terreno próximo ao Fórum de Bauru, por dois mil cruzeiros. Essa Igreja existe até hoje Passou por muitas tempestades. Mas como uma boa árvore, resistiu a todos os temporais e está firme até hoje. É conhecida pelo nome de Igreja Batista Betel de Bauru (Pastor Edson Quinezi).

Nesse tempo a mensagem de renovação também estava chegando a Ibitinga pela instrumentalidade do Pastor Wilson Régis. Quando vínhamos para Ibitinga era comum nos reunirmos após o culto do sábado e ficarmos orando até a meia noite. Era um tempo de avivamento que marcou o país e do qual ainda nos lembramos com saudades.

Mas o Banco Bandeirantes tinha planos para minha carreira. Tornei-me instalador de novas agências e depois Inspetor. Um suceder de mudanças com a família também se fez necessário. De Bauru para São Bernardo do Campo. De São Bernardo para Bauru outra vez e, mais uma vez, de volta para a cidade de São Paulo.

Em 1974 eu adquiri uma casa em Ibitinga mas a família continuou em São Paulo. Nosso envolvimento ministerial em São Paulo foi com a Igreja Batista da Lapa (Pastor Davi Klava), uma igreja que se tornou um ícone do avivamento nos anos setenta. Do meu tempo em São Paulo guardo na memória o nascimento do nosso terceiro filho (Dr. Edson – Delegado em Borborema).  Edinho nasceu em plena Copa do Mundo de 1970, a Copa que trouxe a taça Jules Rimet ao Brasil (TRI). A cada gol do Brasil a família explodia em comemorações e o recém nascido levava um susto e comemorava chorando.

No final da década de setenta eu já tinha trazido a família para Ibitinga. Estava convencido de que a presença deles nesta cidade dava mais segurança a eles e maior tranquilidade a mim mesmo, que continuava a correr o país de norte a sul e de leste a oeste a serviço do Banco.

Quando não conseguia vir para casa, permanecia em São Paulo, na casa de minha filha Neide que já tinha constituído família. Assim foi até 1986, quando chegou o tempo da aposentadoria e eu retornei definitivamente ao convívio da família em nossa cidade e em nossa Igreja.

(Na próxima semana, a parte final deste depoimento:  o tempo atual e a história do casamento).

CORPO DIACONAL

O Corpo Diaconal de nossa Igreja, em reunião na última sexta feira de Fevereiro, elegeu sua nova diretoria. Para coordenador: Hélio Aparecido Novelli; Segundo Coordenador; Odeval Cunha;  Comunicações: João Henrique Silva Neto. A oração de posse foi feita neste último domingo.

A coordenação do Corpo Diaconal envolve a distribuição de tarefas e a composição das escalas de participação nos cultos. Agradecemos o trabalho do irmão José Jacinto Sobral no tempo em que ocupou essa função.

 REDE DE CÉLULAS  ou  PEQUENOS GRUPOS

Estamos renovando nossos pequenos grupos de comunhão e pastoreamento. Nesta última segunda feira o Pastor Marcos reuniu-se com todos os líderes (alguns faltaram) e informou as novas diretrizes para o funcionamento dos grupos. Os líderes presentes demonstraram vividamente a aprovação ao que foi falado. Há um tempo de renovação e recomeço no qual a graça de Jesus haverá, seguramente, de ser demonstrada. 

Se alguém estiver interessado em ser um dos “cooperadores” que irão nos auxiliar a cuidar das centenas que Deus tem enviado a nossa Igreja, inscreva-se para a Escola de Reciclagem e formação que vai começar depois do Carnaval, em data a ser ainda anunciada.

O chamado do Senhor Jesus afirma que todos temos alguma coisa para realizar. Deus tem um ministério para cada um. Nem todos, é verdade, são chamados para dirigir pequenos grupos ou células. Mas todos são chamados para fazer alguma coisa dentro do Corpo de Cristo.

A função dos pastores e líderes e descobrir o chamado de cada discípulo e ajudá-lo a cumprir, da melhor maneira possível, o ministério recebido do Senhor Jesus. Um deles, certamente, é a direção de pequenos grupos de ensino e pastoreamento. Os que se sentirem motivados ou chamados a cuidar de pessoas precisam ser preparados para realizar essa tarefa. É o que nos propomos a realizar brevemente.

 PASTORA MARIA COMPLETOU 84 ANOS NO DIA 8 DE FEVEREIRO

Nesta semana nossa Pastora completou mais um ano de vida. Em seu nascimento, em 8 de fevereiro de 1929, lá na Fazenda Monte Alegre, o evangelho ainda não tinha chegado. Mas logo depois, alguns meses mais tarde, a família Toledo Piza para lá se mudou e D. Eugênia começou a falar do evangelho com sua mãe, D. Laura Alves Arruda.  Finalmente, o Espírito Santo convenceu D. Laura da verdade do evangelho e nossa irmã Maria foi criada, desde que se recorda, dentro das normas do evangelho. Se batismo, no entanto, só foi acontecer no final da década de quarenta. A Igreja tinha poucos anos desde sua organização oficial.

Em 1929 ela se casou com o jovem Antenor, recém convertido.  Ao lado dele ela trabalhou por esta igreja, por esta obra, por mais de 60 anos.  Ainda hoje, se “deixássemos”, ela, com certeza, continuaria nos fogões e nos balcões do nosso Bazar Ebenezer (beneficência). Por toda a sua vida ela se envolveu com praticamente todas as atividades desenvolvidas dentro da Igreja, desde seus primórdios.  Com seu dinamismo e sua vontade de nunca parar ela tem sido, ou deveria ser, um exemplo a ser seguido. 

Louvamos a Deus pela vida de nossa Pastora Maria e oramos para que o Senhor lhe conceda mais e mais saúde e paz.  Parabéns, de todos nós da Igreja e, principalmente, de sua família. Amem.

 
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DESTA SEMANA

Mais uma vez, não conseguimos transmitir a lista dos aniversariantes. Pedimos perdão a todos. Mas, mais uma vez, oramos para que todos os aniversariantes desta semana sejam grandemente abençoados pelo Senhor. Que haja muito da benção de Deus sobre todos. Obrigado por serem irmãos fieis, colaboradores valentes e integrados no serviço do Senhor. Oramos pelas famílias de todos vocês. Que as portas da benção estejam abertas e trancadas com ferrolhos de ferro todas as portas para o mal. Que o Senhor seja sempre o estandarte de suas vidas. Amem.

 
 JAMAIS SE DIZ ADEUS ALI

IDA BONINI SARMIENTO – Registramos o falecimento de nossa estimada irmã Ida. Faleceu no dia 01 de fevereiro de 2013. Era viúva do saudoso irmão Antonio Sarmiento. Deixa filhos (Carlos, Niderce, Toninho, Luís e Maria Aparecida) e demais familiares. A irmã Ida foi batizada em 21 de julho de 1968, pelo Pastor Angelo Chiquezi (A.D.Madureira). Foi transferida para nossa Igreja no dia 29 de maio de 1969. Desde então permaneceu firme na presença do seu Salvador. Tinha 79 anos de idade e 44 anos de batismo (39 como membro da Igreja Batista). Louvamos a Deus por seu exemplo de humildade, fé e fidelidade. Oramos para que seus familiares sejam confortador pelo próprio Senhor.

Nenhum comentário: