Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Boletim nº 25 - Dia 30 de Junho de 2013


Boletim Informativo

NOSSOS GRUPOS – NOSSAS CÉLULAS

Damos conhecimento a todos sobre os endereços e horários de funcionamento de mais alguns grupos. Escolha o que estiver mais próximo de sua casa e comece a participar do Discipulado.

22 – BELA VISTA SUL – Célula da Pastora Raquel – Residência da irmã Aline. Rua Luiz Henrique Adegas, 275 – Bela Vista Sul – terças-feiras, às 20 horas.

23 – NOVA IBITINGA – Edson Rodrigues da Conceição – Rua Evaristo Nicola, 97 – Todas as terças-feiras, às 20 horas.

24 – PAULO DE BIASI – Célula do Pastor Péricles e Pastora Miriam. Residência da irmã Cristina. Rua Oswalter Colturato, 93. Todas as terças-feiras,  às 20 horas.

25 – PARQUE INDUSTRIAL – Célula da irmã Célia Pedrozo.  Av. Anália Maria de Lima Ramos, 757. Todas as terças-feiras, às 20 horas.

26 – ACAMPAMENTO MAANAIM – Às terças-feiras, de 15 em 15 dias, às 20 horas. Dentro do Acampamento Maanaim. Se desejar participar, contate o irmão Antenor pelo telefone: 9732.7556 e participe. A ênfase desse Grupo é oração.

27 – REGIÃO CENTRAL – Residência do irmão Marcelo Roncada Filho – R. Cap. Felício Racy, 940 – todas as terças-feiras, às 20 horas. Discipulado apenas para homens.

(Mais endereços na próxima semana).

ÂNGELA CHAVES – PARTE FINAL

A partir do momento em que eu aceitei ao Senhor naquele último culto na Igreja de minha tia, comecei a entender o plano do maligno sobre mim e o plano, ainda maior, que o Senhor Jesus tinha feito para mim.  Compreendi que o abuso sexual sofrido aos cinco anos tinha sido um ritual de satanismo para me preparar para ser a herdeira da bruxaria em minha família. Eu tinha sido oferecida aos demônios.
Minha tia me explicou que o plano de Deus era outro e por isso Ele tinha vindo me resgatar ainda na adolescência. Se os espíritos planejavam me usar como instrumento deles, Deus tinha um plano ainda maior e mais especial. Eu não seria instrumento para maldição. Deus iria me usar para abençoar pessoas, iria me usar para alcançar os propósitos Dele, propósitos de benção para a humanidade.

Como já foi dito, eu estava perto de completar 15 anos. Eu tinha planejado dar fim à minha vida no dia 28 de agosto. Mas Deus trouxe meu pai e minha tia três dias antes desse dia. Deus tinha planejado o meu resgate em sua misericórdia e amor leal.
Desde então comecei a caminhar na presença do Senhor. Continuei ligada nessa Igreja Pentecostal onde me encontrei com Cristo. Essa igreja ficava na cidade de Springfield, no Estado de Virgínia. Ambos os estados (Virginia e Maryland) são fronteiriços ao Distrito de Columbia, onde está a capital dos Estados Unidos. A Igreja de Springfield me acolheu e me consolidou no discipulado cristão. Foi lá, através da Pastora da Igreja, que o Senhor me chamou para o Ministério de Intercessão.  Foi um longo discipulado, um discipulado de lutas e guerra espiritual em que muitas coisas foram sendo reveladas e arrancadas de dentro de mim.

Encontramos, a pedido de minha mãe, uma igreja em nossa cidade (Rockville). Fiquei ligada, desta forma, a duas Igrejas. Uns tempos ficavam em Virginia, outros tempos congregava na Igreja Pentecostal Cristo Rei de Rockville (Maryland). Nessa Igreja havia um pastor de jovens. Ele tinha sob sua responsabilidade a direção de mais de 50 jovens. Eu nunca tinha me interessado por ele e nem pelo Ministério da Juventude. Meu envolvimento era com Intercessão ou com outros Ministérios. Quando eu estava entre os 17 e os 18 anos, em uma cruzada de oração, Deus levantou uma profetiza que me trouxe um recado baseado na Palavra de Deus. O Senhor dizia que eu não poderia me casar com alguém que não estivesse na luz do Senhor. Eu me propus ser obediente ao Senhor.
Um mês mais tarde eu tive um sonho e nesse sonho eu estava ministrando a muitas famílias em um local fora do templo da Igreja. Terminada a ministração, ainda em meu sonho, o Senhor me levou para a entrada do Templo da Igreja. Quando a porta se abriu, eu vi um holofote em cima de alguém e imediatamente ouvi a voz do Senhor que dizia:  Este será o teu esposo. Olhei fixamente e reconheci assustada, que a luz estava iluminando o rosto do próprio Pastor de Jovens daquela Comunidade.  

Achei que era uma seta maligna. Fiz um retiro de oração de cinco dias. Por cinco dias clamei ao Senhor para que me livrasse daquilo que eu achava que era uma seta maligna. Não podia ser vontade do senhor, pensava eu. Viajei para a igreja onde tinha me convertido (Virginia) e pedi a muitas intercessoras que orassem por mim. Por mais que orasse eu não me livrava daquela voz que tinha ouvido no sonho. Embora eu não contasse a ninguém o sonho, uma das irmãs me procurou dizendo que Deus tinha lhe dado uma visão e relatou exatamente o que eu tinha visto no sonho.

Finalmente, o pastor dos jovens, também teve um sonho comigo e como consequência, para encurtar a história, nos casamos em 2003. Neste ano completamos 10 anos de casamento. Ambos continuamos a servir ao Senhor Jesus.  Deus nos deu três preciosas filhas. Uma está com oito anos, a outra com seis e a menor com 5 anos.
O tempo que hoje vivemos é um tempo de preparo, pois temos consciência de que um dia seremos enviados pelo Senhor como missionários às nações. O Brasil está em minhas orações desde minha conversão. Encontrei-me aqui em Washington com a Pastora Dirce que por muitos anos foi chamada a orar por El Salvador (nação de meus pais). Considero, portanto, uma preciosa dádiva do Senhor essa oportunidade de vir ao Brasil e conhecer, em primeiro lugar, esse povo abençoado de Ibitinga, especialmente os que conheci dentro da Igreja Batista, igreja a que pertence a Pastora Dirce.

Nota do Boletim: De nossa parte, também testemunhamos sobre o impacto positivo que essa irmã causou entre nós. Que o Senhor conceda a realização da plenitude de seu propósito em sua família é a oração de todos nós da IEBI. AMEM.

 COMO GASTAMOS O DINHEIRO DADO A DEUS – DÍZIMOS e OFERTAS

Parte 3

Nossos dízimos e ofertas são dados a Deus. Pertencem a Deus. Mas quem administra somos nós, ministros levantados por ELE. Nossa Igreja tem um CONSELHO GERAL que decide como o dinheiro vai ser gasto. Esse Conselho aprova o uso das despesas e se reúne uma vez por mês para ouvir a leitura dos relatórios.  Mas, além das distribuições de verbas para os vários Departamentos, nossa Igreja também aprovou o oferecimento de momentos dentro dos cultos em que trazemos nossas ofertas diretamente para as obras sociais e missionárias. Entre essas ofertas podemos destacar:

1 – Ofertas para o Projeto Criança Feliz – Além de uma contribuição mensal que atualmente está fixada em R$ 500,00 (quinhentos reais), o Projeto Criança Feliz recebe toda a contribuição que é colocada dentro das caixinhas próprias em todos os templos e em todos os cultos de nossa Igreja. Essas ofertas são entregues diretamente ao Tesoureiro daquela Associação.

2 – Ofertas para Comunidade BETH SHALOM -  Beth Shalom é uma Associação ligada à Igreja mas com vida independente. Dedica-se à Recuperação de Dependentes Químicos. Está construindo o centro de recuperação no município de Itaju e mantém uma Casa de Apoio na Vila Izolina. Atendendo solicitação de um grupo do Beth Shalom, o Conselho Geral da Igreja aprovou um verba de R$ 2.000,00 mensais para o funcionamento da Instituição. Alem disso, todas as ofertas colocadas no cofrinho apropriado dentro de todos os nossos cultos são entregues diretamente à tesouraria da Associação.

3 – Ofertas dos cofres brancos -  Nossa Igreja mantém, também, o gazofilácio branco ou os cofrinhos brancos. Nesses cofrinhos nós entregamos pequenas ofertas, no máximo dois reais. Com essa oferta nós auxiliamos no sustento de missionários que estão servindo a Deus em várias partes do mundo, como por exemplo: Pastor Coelho (Papua Nova Guiné); Maria Inês (Sul de Portugal); Lusvan (Ministério em Moçambique, atualmente cuidando da filha no Brasil); Pastor Mário (tribos indígenas de Rondônia); André e Itamara, Josemar e Maria Helena (Ianomami – Roraima); Ricardo Poquiviqui (Pastor Terena fazendo Missões entre tribos indígenas de Mato Grosso do Sul).  É mais um exemplo de que um pouco de cada um de nós pode fazer alguma coisa na Obra de Deus).
Embora não saia do Gazofilácio branco, ainda enviamos uma oferta especial mensal para a Pastora Dirce, atualmente nos estados Unidos. A Pastora Dirce vive unicamente das ofertas que recebe das Igrejas que a recebem para conferências especiais. Nossa Igreja participa daquilo que nossa Pastora realiza em nome do Senhor. Essa ajuda também foi determinada pelo Conselho Geral da Igreja.
Alem disso, ainda recebemos envelopes de irmãos com ofertas de propósitos específicos, ou seja, irmãos que colocam em seus envelopes alguma oferta e determinam para quem deve ser enviada.

 

 JAMAIS SE DIZ ADEUS ALI... Condolências
1 – EUNICE BORALI DE OLIVEIRA – Registramos o falecimento de nossa irmã Eunice Borali de Oliveira, ocorrido no dia 25 de junho de 2013. A irmã Eunice congregava na Vila Maria e tinha sido batizada no dia 28 de março deste ano.

2 – IRENE FERNANDES MALHEIROS – Registramos o falecimento, aos 92 anos de idade, da Sra. Irene Malheiros, mãe da nossa irmã Maria Augusta Gonçalves.

3 – ANGELIN ANTONIO BUENO – Aos 86 anos, faleceu o Sr. Angelin, irmão de nosso irmão Benedito Antonio Bueno.

4 – MARIA ONDINA SOARES ROSA – A irmã Maria Ondina era avó de Jéssica Trevisan.

5 – HORÍZIO ANTONIO – Partiu para Deus aos 91 anos. Era marido de Maria Catarina da Silva Antonio. Era esposo, pai, avô e bisavô de membros de nossa Igreja.

Rogamos ao Senhor que conceda consolo e conforto a todos os membros dessas famílias. Que haja paz nos lares. Que haja alento e esperança. AMEM.

 REVENDO ALGUNS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DE NOSSA IGREJA

1 – São 77 anos desde a organização da Igreja em Ibitinga. Mas a história começou bem antes, lá pelos idos de 1905. Num sítio da região de Dourado (onde foi fundada a Estrada de Ferro Douradense), alguém que estava de mudança para o Rio de Janeiro esqueceu uma Bíblia dentro de uma gaveta de mesa.
2 – Não era uma bíblia qualquer. Era um volume luxuoso, editado em Portugal no ano 1903. Foi encontrada por um senhor chamado Joaquim de Toledo Piza. Essa Bíblia foi guardada pela família até 1991, quando foi oferecida ao Memorial Batista de Ibitinga.
3 – Com a pregação de um primo e o testemunho silencioso desse exemplar das Escrituras, toda a família Toledo Pisa se converteu: Joaquim, Bernardina, Leoncio, Auta, Eugênia, João Câncio e muitos outros. João era o mais jovem da família. Tinha 13 anos quando a Bíblia foi encontrada.
4 – Entre 1912 e 1913 a família convertida se liga pelo batismo à Igreja Presbiteriana de Jau. Eugênia anotou a data de sua profissão de fé na Bíblia (1913). João, seu irmão, foi batizado na Presbiteriana de Jau em 1915, com 23 anos de idade.
5 – Morando perto de Nova Europa, logo fazem contato com a Igreja dos Letos e alemães que lá havia. Era uma Igreja Batista. O chamado foi forte e eles se tornaram batistas através do batismo de imersão a partir de 1916. João Câncio e Eugênia se tornam membros fundadores da Igreja Batista Brasileira em Nova Europa (19 de julho de 1919), igreja que sucedeu à Igreja Leta da mesma cidade. 
6 – Por volta de 1922, João Câncio se mudou para a cidade de Ibitinga. Continuou ligado à Igreja de Nova Europa, todavia, enquanto em Ibitinga, congregava com os Presbiterianos da nova cidade.
7 – Chegava o ano 1930 quando o restante da família veio residir na zona rural de Ibitinga.  Vieram Auta, Eugênia, Lioncio e D. Bernardina, já em avançada idade e com saúde debilitada. Vão residir na Fazenda Monte Alegre que pertencia a um conhecido antigo de Nova Europa, o Coronel Joaquim de Arruda Camargo.
8 – Logo após a mudança, D. Bernardina foi chamada pelo Senhor. Partiu para Deus deixando um impactante testemunho ao filho do Coronel, o administrador da Fazenda Monte Alegre. D. Eugênia, uma incansável evangelista, iniciou imediatamente a evangelização da esposa do administrador, D. Laura Alves Arruda. E o trabalho daquela humilde serva produziu o primeiro fruto. D. Laura recebeu o batismo nas águas no dia 10 de novembro de 1932, por volta das 16 horas, numa represa do Engenho dos Lorusso. Quem dirigiu o batismo foi um pastor vindo de Bauru: Frederico Axel Anderson.  O esposo de D. Laura apresentou-se como convertido no dia 24 de setembro do ano seguinte. Todavia, só foi batizado alguns anos mais tarde, em virtude de não conseguir vencer o vício do tabaco (cigarro).
9 – Finalmente, chegamos ao nosso dia especial. A Igreja de Nova Europa entendeu que era o momento propício de conceder autonomia ao grupo que já estava convertido ao redor da Fazenda Monte Alegre. Assim sendo, no dia 5 de julho de 1936, onze pessoas se desligaram da Igreja Batista de Nova Europa e organizaram-se na IGREJA BATISTA DO MONTE ALEGRE. Os membros fundadores, todos já falecidos, são: Leoncio, Eugênia, Auta, João Câncio, Antonio Pacheco, Adelaide, Lázara, Judite e Maria Luiza (todos da família Toledo Piza). Junto com eles foram incluídos dois frutos da família: João Augusto Felipe (de Iacanga) e Laura Alves Dias Arruda (o primeiro fruto).
10 – Essa Igreja foi crescendo em número e em testemunho. Com a venda da Fazenda Monte Alegre, a Igreja foi sendo transferida de sitio em sitio até estabelecer-se na Fazenda Lagoa dos Patos onde foi construído o primeiro Salão de Cultos. Cinco anos mais tarde (1941), já havia doze irmãos residindo na cidade. A ideia foi organizar uma segunda Igreja. Por mais 5 anos havia duas Igrejas Batistas em Ibitinga, uma na cidade e outra na Fazenda Lagoa. Foi só em 1946, quando a maioria dos membros já estava residindo na cidade, que as duas Igrejas se uniram. Nascia, desta forma, a nossa Igreja Evangélica Batista de Ibitinga. São setenta e sete anos desde o início humilde e maravilhoso na Fazenda Monte Alegre. O que vem pela frente, só Deus conhece. Temos uma promessa profética para os próximos três anos. Que Deus nos ajude e nos permita alcançar o propósito que Ele tem para nós. Eis a nossa oração. AMEM. 

Nenhum comentário: