Quem sou eu

Minha foto
Sou a Igreja - mas serei aqui representado pelo Pastor Marcos A A Lourenço, pela irmã Maristela Toledo e outros colaboradores.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS EM JULHO - LIÇÃO 1 E 2

ALGUNS PRINCIPIOS IMPORTANTES QUE TODOS DEVEMOS CONHECER.
Estamos no terceiro mês desde que começamos receber nossos estudos para as células, e cada mês tem sido uma experiência diferente para cada grupo de célula, graças a DEUS temos sido edificados por meio destes estudos, e a nossa igreja aqui em Ibitinga esta cada vez mais entendo o propósito de DEUS em nossas vidas e ministério. Neste mês estaremos estudando alguns princípios simples e conhecidos que todos nos sabemos, mais que precisamos colocar em pratica no nosso dia a dia, e sobre todo dentro das células, grupos familiares, ministérios e congregações. Cada semana estaremos estudando um a um cada um destes tópicos.

1-    RESTAURANDO OS DESISTIDOS
Texto-Chave: Lc. 24:13-36
Muitas vezes lutamos para ganhar alguém para Cristo, organizamos eventos de evangelismo, nos mobilizamos para atrair os perdidos, fazemos todo tipo de atividades somente para atrair os pecadores e logo pregar lhes o evangelho.
Mas não fazemos o mesmo esforço para restaurar a fé no coração daqueles que, depois de andarem com o Senhor, permitem que sofismas tomem seus corações e entram pela rota da desistência. Há muitas pessoas que estiveram conosco e que precisamos tentar resgatar... Os discípulos de Emaús são um exemplo de gente desviada que o Senhor trouxe de volta. Vamos ver como Jesus os buscou e devolveu a fé aos seus corações:
1) PRECISAMOS APROXIMAR-NOS DAS PESSOAS, DEVEMOS IR BUSCÁ-LAS ONDE ESTÃO - vs. 15 - Jesus foi ao encontro dos discípulos em crise, eles tinham perdido praticamente a Fe, a identidade e estavam andando sem rumo nenhum. Jesus não esperou uma reação espontânea deles, mas buscou-os na condição em que estavam. Mesmo depois da ressurreição, o Senhor nos dá o exemplo do quanto as pessoas valem para Ele. Ao buscar esses dois discípulos no caminho de desistência que eles estavam trilhando, o Senhor nos ensina que não devemos desistir facilmente das pessoas. Nos da célula sabemos quatas pessoas tem saído da nossa igreja, e é nossa responsabilidade ir atrás delas, não é só do pastor e sim de todos aqueles que sentem amor pelos desviados, temos muitos tipos de eventos para atrais as pessoas, mais quem sabe podemos fazer isso pessoalmente corpo a corpo.
2) PRECISAMOS OUVIR O QUE ELAS ESTÃO SENTINDO - vs. 17-19 - As pessoas precisam ser ouvidas e valorizadas em seus sentimentos, ainda que eles sejam equivocados. É ouvindo que conquistamos a confiança e podemos diagnosticar o que está adoecendo o coração de um discípulo. Muitas vezes, por percebermos o engano no coração dos que se desviam, acabamos nos colocando numa posição de julgamento e não nos humilhamos ao ponto de deixar que essas pessoas expressem o que está em seus corações e, assim, perdemos a oportunidade de reconquistá-las.
3) PRECISAMOS MINISTRÁ-LAS BASEADOS NAS ESCRITURAS - vs. 25-27 - Há um momento em que precisamos confrontar os sofismas, enganos do coração em crise, precisamos falar para eles a verdade com muito amor porem isso deve ser feito de maneira sábia, sempre tendo por base a Palavra de Deus e não argumentos humanos. Além do mais, nossa postura deve revelar unção e não legalismo. Jesus os confrontou, mas enquanto falava, o coração deles ardia (vs. 32). Que coisa maravilhosa é exortar, ajudar, levantar, restaurar ao nosso irmão, mais com a unção do Espírito Santo.
4) PRECISAMOS DEIXAR CLARO NOSSA ALIANÇA E AMOR - vs. 28-31 - A partir do momento em que aquele que estava desistindo da fé começa a reagir, a demonstrar desejo de receber mais, nossa postura deve ser de comunhão, Amor, amizade, deixando clara a aliança que temos com ele e assegurando-lhe nosso amor. É o amor que cura.
Uma palavra final: Antes de terminar faça o seguinte:
 1) Ministre aos visitantes da célula, mostrando-lhes a importância de compreenderem a morte de Jesus na cruz para sua salvação. Foi por não entender isso que os dois discípulos de Emaús quase se perderam. Depois de levar os visitantes a fazer uma entrega ao Senhor, ore com eles e consolide-os. 2) Peça para cada pessoa da célula, se lembrar e falar o nome de gente que já esteve conosco e hoje está afastada. Ore por essas vidas e combine com seus discípulos umas maneira de trazê-las de volta.


Lucas 24:13-36
13Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.
14. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.
15. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.
16. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.
17. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.
18. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?
19. Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,
20. e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.
22. É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;
23. e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.
24. De fat o, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.
25. Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26. Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?
27. E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.
28. Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.
29. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.
30. E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;
31. então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.
32. E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?
33. E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,
34. os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão!
35. Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão.
36. Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!


2- VOLTANDO AOS BRAÇOS DO PAI
Texto-Chave: Lucas 15:11-24
A vontade de Deus é que toda a humanidade se aproxime dEle (1ª Tm 2:3-4). No entanto, o pecado afasta o homem de Deus (Rm 3:23). Mas, o Senhor possibilitou ao homem a sua reconciliação com Ele através da morte de Seu filho Jesus, na cruz do Calvário. Por essa atitude de amor do Pai, todos podem ser inseridos na família de Deus, abandonando o pecado e vivendo uma vida abundante.
No texto que lemos, vemos a  história de um moço que se distanciou de seu pai, mas que se arrependeu e voltou para os seus braços. Essa mesma atitude Deus espera de nós. Por isso, vamos entender o que temos que fazer para não nos distanciarmos do nosso Pai celestial.
1) PRECISAMOS ADQUIRIR A CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO CONSEGUIMOS MAIS VIVER LONGE DE DEUS – Vs. 17 – Aquele jovem estava vivendo na miséria enquanto poderia ter tudo o que precisasse na casa de seu pai. Muitas vezes não percebemos que o que estamos fazendo irá nos afastar de Deus (pecado, frieza, falsa ilusão, adultério, mentiras, fofocas, comodismo...). Assim como aquele rapaz, temos que ter a consciência da realidade em que estamos vivendo com Deus e daquela que teríamos se nos afastássemos  dEle. A partir de então, a convicção de que, hoje, não conseguiríamos mais vivermos distanciados do Pai deve tomar todo o nosso coração. (textos de apoio: Sl 16:8 -11);
2) NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR EM ESTAR LONGE DE DEUS  – Vs. 17 – Aquele jovem precisou passar por sérias privações e desconfortos longe de seu pai para ser tomado de um inconformismo que o fez resolver voltar para o conforto e a alegria de sua casa. Não podemos nos conformar em estar longe de Deus. Às vezes, mesmo freqüentando a igreja, estamos longe de Deus, pois deixamos nosso relacionamento com Ele se esfriar. Perdemos nossa comunhão com DEUS, não lemos mais a bíblia, não oramos, não temos comunhão com nossos irmão e muito menos com Jesus. Estamos na igreja mais longe de Deus (Rm 12:2);

3) O ARREPENDIMENTO É O PRIMEIRO PASSO QUE NOS REAPROXIMA DE DEUS – Vs. 18 – Deus não retém o seu perdão diante de um coração quebrantado e arrependido. Arrependimento requer mudança de comportamento e deve ser acompanhado de uma firme decisão de mudar de um caminho de pecado para um caminho que nos levará à presença de Deus.  (At 3:19);
4) TEMOS QUE TER A ATITUDE DE IR AO ENCONTRO DE DEUS – Vs. 20 e 22 – Temos a liberdade de escolha. Se escolhermos nos reaproximar de Deus, precisamos ir até Ele, que estará sempre pronto e disposto a nos receber com alegria. Por mais atrativo que possa parecer o mundo, ele só nos trará frustração, ilusão e vazio. Deus não divide sua glória com ninguém e não pode se associar com o pecado. Portanto, não será possível viver “um pouco” com Deus e “um pouco” no mundo, não seja um crente Raimundo: “um pé no Reino e o outro no mundo” Decida hoje se reaproximar dEle. (texto de apoio: Jo 6:37).       
Uma palavra final: Deus sempre esperou o momento em que nós nos reaproximaríamos dEle. O Senhor marcou um encontro com você nesta noite. Você não veio aqui por acaso. Ele quer lhe abraçar e lhe receber como filho, dando-lhe uma vida cheia de bênção e alegria. Você deseja fazer uma aliança com Jesus hoje? Então diga isso a Ele. 
Obs: Faça uma oração de arrependimento e entrega.


Lucas: 15:11-24
 11. Continuou: Certo homem tinha dois filhos;
12. o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.
13. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
14. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.
15. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.
16. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
17. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
18. Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19. já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
20. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
21. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
23. trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,
24. porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

I de Timóteo 2:3-4
3. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,
4. o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Romanos 3:23
23. pois todos pecaram e estão separados da glória de Deus.
Salmos 16:8-11
8. O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.


9. Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.
10. Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
11. Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
Romanos 12:2
2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Atos 3:19
19. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
João 6:37
37. Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

Nenhum comentário: